#JOGAJUNTO

Mais basquete

Novo líder

25-08-2014 | 10:28
Por Liga Nacional de Basquete

Limeira vence a terceira seguida, conta com derrota do Bauru e assume a liderança do Grupo A; Pinheiros segue embalado e na ponta da chave B

Norte-americano Hayes foi o cestinha da vitória do Limeira pela sexta rodada do Paulista 2014 (JB Anthero/Divulgação)

Norte-americano Hayes foi o cestinha da vitória do Limeira pela sexta rodada do Paulista 2014 (JB Anthero/Divulgação)

O Grupo A do Campeonato Paulista 2014 tem um novo líder. Na rodada deste sábado, que marcou o início do segundo turno, o Winner/Limeira somou sua terceira vitória consecutiva, contou com a derrota do então primeiro colocado Paschoalotto/Bauru e assumiu a ponta isolada da chave.

Atuando fora de casa, o time limeirense levou a melhor sobre o Lins Basquete, pelo placar de 78 a 64, e chegou ao seu quinto triunfo em seis jogos disputados na competição estadual. Para sair vencedor no duelo realizado no Ginásio João Santos Meira, em Lins, o esquadrão dirigido pelo técnico Dedé Barbosa contou com boa atuação do ala/pivô norte-americano Chris Hayes, cestinha da partida, com 23 pontos.

Enquanto isso, o Paschoalotto/Bauru teve sua sequência de quatro vitórias quebrada justamente pela equipe responsável pela única derrota do time até então. No Ginásio Panela de Pressão, no interior paulista, o Palmeiras/Meltex, que derrotou os bauruenses na rodada de abertura do campeonato, conquistou um grande triunfo ao superar os anfitriões, em partida decidida apenas no fim, pelo placar de 76 a 75. Com24 pontos, o ala/armador Neto foi o grande destaque do confronto.

Agora, os atuais campeões paulistas se encontram na segunda colocação do Grupo B, com uma campanha de quatro vitórias e duas derrotas – ambas para o Palmeiras. Por sua vez, o esquadrão alviverde possui agora 50% de aproveitamento na competição (três triunfos e três resultados negativos) e segue na quinta colocação da chave.

Na outra partida do grupo realizada neste sábado, o Mogi das Cruzes/Helbor fez valer o mando de quadra e superou o Vivo/Franca, no Ginásio Hugo Ramos, pelo placar de 88 a 64. Sem dar chances aos rivais desde o início do jogo, o time mogiano teve no ala norte-americano Shamell, autor de 17 pontos, seu atleta mais efetivo em quadra. Mesmo com a derrota – a terceira seguida da equipe –, os visitantes tiveram o cestinha do duelo: o ala Léo Meindl, com 20 pontos.

Com o resultado, as duas equipes somam agora a mesma campanha na competição (três vitórias e três derrotas) e continuam na briga na parte de cima da tabela de classificação. Os mogianos levam a melhor nos critérios de desempate e se encontram no terceiro lugar, seguido de perto pela agremiação da cidade de Franca.

Mogi, do pivô Paulão, superou Franca e conquistou um importante resultado no Estadual (Cleomar Macedo/Divulgação)

Mogi, do pivô Paulão, superou Franca e conquistou um importante resultado no Estadual (Cleomar Macedo/Divulgação)

Pinheiros segue soberano no Grupo B

Se o Grupo A teve mudanças na parte de cima da tabela, a chave B segue sendo dominada pelo Pinheiros/SKY. Neste sábado, a equipe da capital paulista conheceu seu quinto resultado positivo seguido e segue tranquila na liderança do grupo. Em casa, no Ginásio Henrique Villaboim, o time dirigido pelo técnico Marcel de Souza não deu chances à Liga Sorocabana e triunfou pelo placar de 91 a 73.

Com 17 pontos e quatro assistências, o ala/armador norte-americano Jason Smith foi grande da quinta vitória do clube pinheirense – a única derrota da equipe foi para o time sorocabano na primeira rodada. Pelo lado dos visitantes, que conheceram o quarto revés em seis jogos disputados no campeonato, o principal nome em quadra foi o também norte-americano Tarvin Gaines, cestinha da partida, com 23 pontos.

“Essa vitória foi muito importante para a gente. Ficamos pensando na derrota (para a Liga Sorocabana, no primeiro turno), que nos prejudicou um pouco. Estávamos bem focados para este jogo e sabíamos que esse resultado seria importante para a sequência do campeonato; A nossa defesa tem sido fundamental. O ataque sai naturalmente, mas a defesa é que faz com que a gente consiga fazer o nosso jogo”, disse o jovem ala Lucas Dias, que marcou 12 pontos na partida.

Também na capital paulista, o Paulistano/Unimed se recuperou da derrota sofrida na última rodada para o líder Pinheiros e voltou a vencer no Paulista 2014. Liderados pela dupla de norte-americanos Dawkins e Holloway, os atuais vice-campeões estaduais e do NBB tiveram um ótimo último quarto e levaram a melhor sobre o Rio Claro Basquete, de virada, pelo placar de 89 a 80.

Agora, o time que está sendo dirigido pelo assistente Betão – o treinador Gusatvo De Conti faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira – soma três triunfos e três derrotas na competição e segue na terceira posição do Grupo B. Mesmo com o revés, os rio-clarenses seguem na vice-liderança da chave, com quatro vitórias em seis jogos realizados.

Holloway foi um dos protagonistas do triunfo do Paulistano frente ao Rio Claro (Ale da Costa/Portrait)

Holloway foi um dos protagonistas do triunfo do Paulistano frente ao Rio Claro (Ale da Costa/Portrait)

Por fim, na cidade de Santos, o São José/Unimed tornou a vencer no Estadual. Com 32 pontos do dominicano Manny Quezada, o esquadrão do Vale do Paraíba atingiu o primeiro placar centenário da competição e superou o anfitrião Internacional/Fupes, por 108 a 85.

Com a mesma campanha do Paulistano (três vitórias e três derrotas), os joseenses levam a pior no confronto direto e estão na quarta posição da chave. Com apenas um triunfo em seis jogos, a equipe do litoral do Estado de São Paulo segue na lanterna do grupo.

O Campeonato Paulista 2014 terá sequência na próxima quinta-feira, com a realização da sétima rodada. Ao todo, serão seis jogos (três de cada chave), todos com com início programado para as 20 horas (de Brasília). Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final.

Confira os últimos resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2014:

23/08 (sábado)
Sexta rodada
Pinheiros/SKY 91 x 73 Liga Sorocabana (Grupo B)
Paschoalotto/Bauru 75 x 76 Palmeiras/Meltex (Grupo A)
Paulistano/Unimed 89 x 80 Rio Claro Basquete (Grupo B)
Lins Basquete 64 x 78 Winner/Limeira (Grupo A)
Internacional/Fupes 85 x 108 São José/Unimed (Grupo B)
Mogi das Cruzes/Helbor 88 x 64 Vivo/Franca (Grupo A)

28/08 (quinta-feira)
Sétima rodada
20h – Ginásio Pedrocão (Franca) – Vivo/Franca x Lins Basquete (Grupo A)
20h – Ginásio Antonio Prado Junior (São Paulo) – Paulistano/Unimed x São José/Unimed (Grupo B)
20h – Ginásio Felipe Karan (Rio Claro) – Rio Claro Basquete x Pinheiros/SKY (Grupo B)
20h – Ginásio Panela de Pressão (Bauru) – Paschoalotto/Bauru x Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo A)
20h – Ginásio Vô Lucato (Limeira) – Winner/Limeira x Palmeiras/Meltex (Grupo B)
20h – Ginásio Gualberto Moreira (Sorocaba) – Liga Sorocabana x Internacional/Fupes (Grupo B)

Confira a classificação do Campeonato Paulista 2014:

– Grupo A
1º) Winner/Limeira – 11 pontos (cinco vitórias e uma derrota)
2º) Paschoalotto/Bauru – 10 pontos (quatro vitórias e duas derrotas)
3º) Mogi das Cruzes/Helbor – 9 pontos (três vitórias e três derrotas)
4º) Vivo/Franca – 9 pontos (três vitórias e três derrotas)
5º) Palmeiras/Meltex – 9 pontos (três vitórias e três derrotas)
6º) Lins Basquete – 6 pontos (seis derrotas)

– Grupo B
1º) Pinheiros/SKY – 11 pontos (cinco vitórias e uma derrota)
2º) Rio Claro Basquete – 10 pontos (quatro vitórias e duas derrotas)
3º) Paulistano/Unimed – 9 pontos (três vitórias e três derrotas)
4º) São José/Unimed – 9 pontos (três vitórias e três derrotas)
5º) Liga Sorocabana – 8 pontos (duas vitórias e quatro derrotas)
6º) Internacional/Fupes – 6 pontos (seis derrotas)