#JOGAJUNTO

Mais basquete

Novo mandatário

29-08-2014 | 01:02
Por Liga Nacional de Basquete

Argentino Horacio Muratore é eleito presidente da FIBA e ficará no comando da entidade máxima do basquete mundial até 2019

Muratore ocupará o cargo de presidente da (FIBA/Divulgação)

Muratore foi eleito por aclamação e ocupará o cargo de presidente da FIBA nos próximos cinco anos (FIBA/Divulgação)

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) tem um novo presidente. Na noite da última quinta-feira, na cidade de Sevilla (ESP), que será uma das sedes da Copa do Mundo de Basquete, durante o Congresso Mundial da FIBA, o argentino Horacio Muratore foi eleito o novo mandatário da entidade máxima do esporte da bola laranja no mundo por aclamação.

Muratore, que chega ao comando da FIBA após passar os últimos anos como presidente da FIBA Américas, ficará no cargo até o ano de 2019, quando será realizado o próximo Mundial – a competição teve seu intervalo de quatro anos alterado para cinco para não ter mais o mesmo calendário que a Copa do Mundo de Futebol. O argentino substituirá o francês Yvan Mainini, que atuou como presidente da entidade desde 2010.

Junto da eleição de Muratore, a FIBA também escolheu seu novo conselho de administração. Em votação que contou com a participação de 116 presidentes de confederações nacionais foram nomeados 13 novos integrantes da alta cúpula do basquete mundial: Aníbal Manave (MOZ) e Clotario Celestine Adjanohoun (BEN), da FIBA África, Jim Tooley (USA), Michelle O’Keefe (CAN) e Marcelo Bedoya (PAR), da FIBA Américas, Tian Xiao (CHN), da FIBA Asia, José Luis Sáez (ESP), Cyriel Coomans (BEL), Lena Wallin-Kantzy (SWE) e Jean-Pierre Siutat (FRA), da FIBA Europa, e Scott Derwin (AUS) e Deborah K Shoniber (MIS), da FIBA Oceania.

Os novos membros do conselho se juntam aos cinco presidentes das federações continentais, Hamane Niang (MLI), da África, Usie Richards (USV), das Américas, Sheikh Saud Bin Ali Al-Thani (QAT), da Ásia, Turgay Demirel (TUR), da Europa, e Burton Shipley (NZL), da Oceania, que também possuem voz ativa nas decisões tomadas pela FIBA.

O primeiro compromisso do novo presidente e de seu conselho de administração será uma reunião no dia 13 de setembro, na cidade de Madri, para a discussão de diversos temas.

LNB representada na FIBA Américas e ABASU

Primeiro presidente da história da LNB (Liga Nacional de Basquete) e atualmente diretor de relações institucionais da entidade, Kouros Monadjemi ocupa dois importantes cargos dentro do basquete das Américas.

Kouros é o presidente do Comitê de Clubes da FIBA Américas e também é membro do Comitê de Decisões da ABASU (Associação de Basquete da América do Sul), que tem Carlos Nunes, atual presidente da CBB (Confederação Brasileira de Basketball) como mandatário.

Kouros Monadjemi representa a LNB nas duas principais entidades do basquete das Américas (Luiz Pires/LNB)

Kouros Monadjemi representa a LNB nas duas principais entidades do basquete das Américas (Luiz Pires/LNB)