#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Para garantir o G-4

10-04-2013 | 10:13
Por Liga Nacional de Basquete

Uberlândia recebe o São José, nesta quarta-feira, e pode confirmar vaga no grupo dos quatro primeiros colocados do NBB com antencedência

A partida promoverá o confronto entre os norte-americanos Robby Collum (à esq.) e Laws (à dir.) (Montagem/LNB)

Para um, não vale nada, para o outro, vale muito. Apesar de terem ambições diferentes na atual temporada do NBB, Unitri/Universo e São José/Unimed travarão um duelo que promete ser acirrado, na noite desta quarta-feira, no Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG), às 20 horas (de Brasília).

Em grande fase na competição, o time da cidade de Uberlândia é dono da terceira posição, com 23 vitórias em 32 partidas (71,9% de aproveitamento). Caso vença os joseenses , os comandados de Hélio Rubens garantirão vaga no G-4 e avançarão direto para as quartas de final da competição nacional, não podendo mais ser ultrapassados por seus adversários diretos, Vivo/Franca, quarto colocado, e Paschoalotto/Bauru, o quinto. Neste caso, a equipe apenas lutaria para confirmar o terceiro lugar em seu último compromisso na fase de classificação, diante dos francanos, na próxima sexta-feira.

“Independente da situação de São José, será um jogo complicado. Mas nós aprendemos que cada treino cada jogo é sempre o mais importante de nossas vidas. Aprendemos a cultivar mentalmente este conceito, isso gera nossa motivação e determinação, sempre respeitando todos os adversários, principalmente o São José, e vamos firmes para briga por nossa vaga nas quartas de final”, disse o treinador do Uberlândia, Hélio Rubens.

O esquadrão do Triângulo Mineiro está embalado no torneio e vêm de seis vitórias consecutivas, contra Paulistano/Unimed, Mogi das Cruzes/Helbor e Pinheiros/SKY, em casa, e Suzano/Cesumar/Campestre, Icatu/Minas e Vila Velha/Garoto/UVV, longe de seus domínios.

“Esse embalo da nossa equipe nos faz perceber que com o passar do tempo vamos crescendo cada vez mais. Vamos pegando confiança e motivação a cada jogo, com clima de respeito, companheirismo, amizade, de ajuda com o outro. Esses fatores com certeza nos ajudam a superar nossos desfalques e a conquistar nossas vitórias”, finalizou Hélio Rubens, que não contará com seu filho, o armador Helinho, que ainda se recupera de uma forte cotovelada que sofreu em um treinamento da equipe.

No caminho dos uberlandenses está o atual vice-campeão do NBB, São José, que soma 20 triunfos em 34 confrontos (60,6% de aproveitamento) e está cravado no sétimo lugar do campeonato, sem chances de subir e nem de ser ultrapassado na tabela de classificação. Apesar da cômoda posição, a equipe do Vale do Paraíba encara esta partida como preparação para os playoffs da competição.

O momento dos joseenses não é dos melhores, pois a equipe não sente o gosto da vitória há duas partidas. Com diversos desfalques, todos por problemas físicos, o time dirigido por Régis Marrelli foi superado pelo SKY/Basquete Cearense e Vivo/Franca nas últimas duas vezes que entrou em quadra pelo NBB.

“Sem dúvidas amanhã será um jogo importante para nossa preparação.  Estamos com alguns jogadores desgastados, outros voltando de contusão, mas precisamos saber trabalhar da melhor forma possível. Perdemos o Dedé, que sentiu dores no treino, mas de qualquer forma, precisamos melhorar. Os playoffs estão chegando e estamos buscando o melhor desempenho a cada dia”, comentou o técnico Régis Marrelli.

Curiosidades da partida:

Vantagem joseense
No histórico do confronto entre as duas equipes no NBB, a agremiação do interior paulista leva vantagem. Ao todo, foram cinco partidas e o time do Vale do Paraíba saiu vencedor em três oportunidades, contra dois triunfos dos mineiros.

Sempre dos mandantes
Em todas os cinco jogos realizados entre os times, os anfitriões sempre saíram com a vitória.

Desfalques
O técnico do São José, Régis Marrelli, terá dificuldades para armar sua equipe para o confronto. O ala Dedé está vetado pelo departamento médico, enquanto que os alas/pivôs Jefferson e Álvaro Calvo, que desfalcaram o time na última rodada, possuem pequenas chances de entrar em quadra.

Tudo bem
Passado o susto após sofrer uma pancada na cabeça durante um treinamento e ter que ser internado, o armador uberlandense Helinho passa bem. Porém, o jogador ainda não tem condições de atuar e ficará apenas na torcida por seus companheiros.

Perto dos 1.500
Completamente recuperado de uma lesão que o afastou durante boa parte da fase de classificação, o norte-americano Robby Collum está perto de completar uma marca histórica. Em sua terceira temporada pelo Uberlândia, o ala/armador está a 23 pontos de chegar a 1.500 pontos em sua carreira no NBB.

Primeiro turno
Com uma boa atuação do pivô Deivisson, autor de 20 pontos e dez rebotes, o São José superou o time mineiro, por 80 a 76, atuando no Ginásio Lineu de Moura, no interior paulista.