#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Parada dura

30-11-2015 | 09:17
Por Liga Nacional de Basquete

Com campanhas distintas na atual temporada do NBB, Basquete Cearense e Flamengo vão à quadra nesta terça-feira buscando a reabilitação na competição

Solar Cearense e Flamengo se enfrentarão pela temporada 2015/2016 do NBB, nesta terça-feira (01/12), em Fortaleza, às 20h30 (horário de Brasília). Os dois times vivem situações opostas na competição. Enquanto a equipe nordestina tem a terceira pior campanha, o clube carioca está lá em cima, brigando pelo topo da tabela de classificação.

O Basquete Cearense vem de duas derrotas consecutivas na temporada, ambas dentro de casa. A última partida dos comandados do técnico Alberto Bial foi no dia 19 de novembro, na derrota para o Decisão Engenharia/Minas, por 69 a 64. O destaque do time da casa neste duelo foi o pivô Léo Waszkiewicz, que anotou seu primeiro duplo-duplo na temporada, 16 pontos e 12 rebotes.

“Essa paralisação de nove dias nos deu oportunidade de melhorar as questões física e técnica de alguns jogadores, da autoestima, de acreditar que é um início de competição e de que podemos ter uma produção muito acima do que tivemos nas seis primeiras rodadas. Isso prevaleceu nos treinos. O comprometimento dos jogadores foi total, muito grande. Aceitaram as regras que impusemos nesses dias de trabalho bastante puxado”, analisa Alberto Bial.

Cearense e Flamengo fizeram doais amistosos em Fortaleza durante a pré-temporada; no fim, uma vitória para cada equipe (LC Moreira/Divulgação)

Cearense e Flamengo fizeram doais amistosos em Fortaleza durante a pré-temporada; no fim, uma vitória para cada equipe (LC Moreira/Divulgação)

O Flamengo também vem de derrota em sua última partida. A boa fase dos cariocas, que vinham de três vitórias consecutivas, foi interrompida pelo Paulistano/Corpore, que superou o atual tricampeão, por 67 a 60, em São Paulo. No total, a equipe do técnico José Neto tem campanha de três resultados positivos em cinco partidas no NBB 2015/2016 (60% de aproveitamento).

“Trabalhamos muito duro desde a nossa última partida (contra o Minas). Foram treinos muito proveitosos, corrigimos algumas coisas que vínhamos falhando e acredito que estamos jogando nosso melhor basquete até agora. O Flamengo é uma grande equipe, com jogadores que podem decidir a partida a qualquer momento, por isso temos que ter atenção máxima e colocar em prática tudo que trabalhamos durante esses dias”, completa o armador e capitão do Basquete Cearense, Davi Rossetto.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2015/2016 do NBB

O time cearense nunca bateu os rubro-negros em toda história do NBB. Em seis confrontos já realizados, seis vitórias para os cariocas. Na edição passada, o Flamengo aplicou larga vantagem nos dois jogos da temporada: No Rio de Janeiro, foram 33 pontos de vantagem para equipe rubro-negra, 106 a 73. Já em Fortaleza, foram 26 pontos de diferença para os flamenguistas, que terminaram com 89 a 63 no placar. O destaque dos duelos ficou por conta do ala Marquinhos, que somou 39 pontos em 51 tentados nas duas partidas (76,5%).

O duelo marca mais um reencontro do ala/armador, Duda Machado, do Basquete Cearense, contra o seu ex-time, Flamengo. Até hoje, foram realizadas três partidas contra sua antiga equipe, tendo uma vitória e duas derrotas nos duelos. O atleta tem média de 20,7 pontos por jogo nas partidas. Pelo time rubro-negro, o jogador foi bicampeão do NBB.

Duda Machado, do Basquete Cearense, e Danilo Siqueira, do Minas

Duda Machado, do Basquete Cearense, fará seu terceiro reencontro com o Flamengo, clube no qual foi bicampeão do NBB (LC Moreira/Divulgação)