#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Perto do tri

07-11-2012 | 03:20
Por Liga Nacional de Basquete

Uberlândia vence Minas dentro da casa do rival e tem apenas de ganhar mais uma partida para conquistar mais um título mineiro

Agora, ou o Minas ganha na sexta ou o Uberlândia se torna tricampeão mineiro (Orlando Bento/Divulgação)

O Unitri/Universo está a uma vitória do tricampeonato mineiro. Mesmo jogando fora de Uberlândia, a equipe comandada pelo técnico Helio Rubens superou de virada o Icatu/Minas dentro da Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), por 78 a 73, na primeira partida da final do Campeonato Mineiro, disputada nesta terça-feira (06/11). O título pode ser conquistado no próximo jogo, em que os uberlandenses vão atuar em casa, no ginásio do UTC, nesta sexta-feira (09/11). Os minas-tenistas precisam vencer para forçar o terceiro e último confronto, que, se necessário, vai acontecer também no Triângulo Mineiro, no sábado (10/11).

O equilíbrio foi a tônica do primeiro clássico da final, com o Minas liderando o placar durante todo o primeiro tempo (23 a 22 no primeiro quarto, 41 a 35 após o segundo) e também no terceiro período (59 a 56). A reação do Uberlândia veio na hora certa, nos últimos dez minutos de jogo. Com uma atuação de destaque do ala/armador norte-americano Robby Collum, que fez dez dos seus 14 pontos só no último quarto, o atual bicampeão mineiro reverteu o resultado desfavorável e saiu de Belo Horizonte perto de alcançar mais uma taça estadual.

Além de Collum, o ala Audrei foi uma das referências individuais do Uberlândia, sendo o maior pontuador do time na noite (17 pontos). Já pelo Minas, o ala norte-americano Jermaine Beal terminou como o cestinha da partida, com 19 pontos.