#JOGAJUNTO

Mais basquete

Pinheiros campeão!

12-04-2013 | 11:52
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros vence o Lanús (ARG) e conta com derrota do Brasília para conquistar título inédito da Liga das Américas com uma rodada de antecedência

O Pinheiros, de Shamell, conquistou o primeiro título internacional de sua história (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Poucos acreditavam, mas o Pinheiros/SKY conseguiu. O time da capital paulista conquistou o título da Liga das Américas 2013, e pela primeira vez em sua história faturou um troféu internacional. A glória máxima veio com uma rodada de antecedência, através de uma excelente vitória sobre o Lanús (ARG), por 82 a 66, na cidade de Arecibo, em Porto Rico.

Para assegurar o caneco antes mesmo da última rodada, os pinheirenses foram beneficiados pela derrota do Uniceub/BRB/Brasília para os anfitriões Capitanes de Arecibo (PUR), que foi superado pelos time de Cláudio Mortari na primeira rodada. O cestinha do decisivo jogo diante dos argentinos foi o experiente Márcio Dornelles, com 21 pontos. Rafael Mineiro também obteve destaque, ao anotar 20 pontos e pegar nove rebotes. Pelo lado do Lanús, o maior pontuador foi Boccia, com 18 pontos.

“Nós fizemos jus ao título pelas apresentações que tivemos contra o time da casa, difícil, e ganhamos bem. Contra a equipe argentina, que está na semifinal do campeonato argentino, foi uma vitória merecida. Estamos conquistando o nosso espaço”, destacou o treinador Cláudio Mortari.

O Pinheiros somou sua segunda vitória em dois jogos no Final Four e faz sua última partida na competição continental amanhã, às 19h, contra o Brasília. Mesmo que perca o duelo contra o outro brasileiro da chave, o time do Estado de São Paulo mantém o primeiro lugar, pois ainda leva vantagem em caso de empate com qualquer equipe do grupo. “Na hora em que a gente vir a taça, o olho vai brilhar ainda mais”, falou Rafael Mineiro, autor de 20 pontos na partida decisiva.

Márcio fez uma de suas melhores partidas na temporada (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Aos 37 anos, Márcio Dornelles mostrou que está com energia de sobra e não escondeu a felicidade de levantar o ‘caneco’ da Liga das Américas. Cestinha da partida histórica, o ala garantiu a comemoração do título, mas não esqueceu as oitavas de final do NBB, contra o Winner/Kabum/Limeira, que tem início na próxima terça-feira (16/04).

“Todo mundo está de parabéns. Fizemos uma bela partida contra o Capitanes e contra o Lanús também. Todo mundo está contente, feliz. Vamos curtir amanhã e domingo, mas não podemos perder o foco, porque temos playoff duro no NBB”, comemorou o ala Márcio Dornelles.

Rafael Mineiro também teve papel importantíssimo no duelo contra os argentinos, o ala/pivô pinheirense enalteceu a união e o jogo coletivo da equipe, que com certeza, foram fatores determinantes para levar o troféu daLiga das Américas 2013 para casa.

“O ponto forte foi a união da equipe na reta final. Nosso time esteve sempre muito unido, ninguém se destacou demais, todo mundo soube da importância no grupo e isso nos fez vitoriosos”, comentou Mineiro.

“Vamos curtir sábado e domingo e descansar, para chegarmos ao jogo contra o Limeira com a cabeça relaxada. Temos que ter o mesmo foco no NBB, porque tenho certeza de que podemos dar muitos frutos para o Pinheiros. Agora é curtir e extravasar toda essa alegria”, finalizou Márcio Dornelles.

Confira a tabela completa do Final Four da Liga das Américas 2013:

– Quinta-feira (11/04):
Lanús (ARG) 77 x 49 Uniceub/BRB/Brasília
Capitanes de Arecibo (PUR) 76 x 88 Pinheiros/SKY

– Sexta-feira (12/04):
19h – Lanús (ARG) 66 x 82 Pinheiros/SKY
21h10 – Capitanes de Arecibo (PUR) 88 x 74 Uniceub/BRB/Brasília

– Sábado (13/04):
19h – Uniceub/BRB/Brasília x Pinheiros/SKY
21h10 – Capitanes de Arecibo (PUR) x Lanús (ARG)