#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Pra cimado Guaros

19-10-2017 | 12:42
Por Liga Nacional de Basquete

Com final dramático e polêmica, Vitória perde para o Estudiantes de Concórdia (ARG) e depende de triunfo na última rodada para avançar na Sul-Americana

A classificação à próxima fase da Liga Sul-Americana 2017 chegou a estar nas mãos do Universo/Vitória, mas o sonho ficou para a última rodada do Grupo C. Na noite desta quarta-feira, a equipe do técnico Régis Marrelli foi superada pelo Estudiantes de Concórdia (ARG), nos momentos finais, com final polêmico, pelo placar de 79 a 73, e teve a definição de seu futuro adiada para a partida desta quinta-feira, contra o Guaros de Lara (VEN).

Chama acesa: Mesmo com a derrota para os argentinos, o rubro-negro baiano segue com chances de classificação. Isso acontecerá somente em caso de triunfo sobre o até então invicto Guaros de Lara (VEN) por quatro pontos ou mais de diferença – considerando êxito do Estudiantes sobre o Malvin (URU). Se perder, será eliminado. Caso o Estudiantes perca para os uruguaios, qualquer triunfo classifica o Leão.


Final polêmico: Depois de virar o jogo de maneira incrível nos 30 segundos finais através do ótimo momento do tão apagado Kenny Dawkins (73 a 72), o Vitória viu sua alegria acabar depois de uma decisão bastante polêmica da arbitragem. Na saída de bola, o argentino Emilio Dominguez foi para a bandeja rápida e sofreu a falta. O arremesso do pivô, no entanto, foi errado, mas o árbitro alegou um toque – inexistente – de Edu Mariano no aro, o que deu os dois pontos ao time visitante. Dominguez, que estava zerado na partida até então, converteu o lance livre e deixou a vantagem do Estudiantes em três pontos (75 a 72). Na saída, o clube brasileiro perdeu a bola e perdeu as chances de virada.

Ressurgido: Apagado nos três primeiros quartos, Kenny Dawkins ressurgiu justamente na “hora H”. Com oito pontos nos três últimos minutos, o armador norte-americano liderou a reação e a virada rubro-negra no finalzinho, que por sua vez, não resultou em triunfo para os donos da casa. Mesmo longe de seus melhores dias, o baixinho deixou a quadra com 14 pontos e seis assistências na conta.

Top scorers: Junto de Dawkins, os também norte-americanos Nick Okorie e Matt Shaw foram lideraram a fila dos maiores pontuadores do Vitória no duelo. O primeiro, ala/armador, mostrou um belo arsenal de recursos ofensivos e registrou 17 pontos. Já o segundo, conhecido no basquete argentino – atuou pelo Gimnasia na temporada passada – totalizou 15 pontos e cinco rebotes.

+Confira as estatísticas completas da partida entre Universo/Vitória e Estudiantes (ARG)

Voluntariosos: Outros destaques da equipe baiana foram o ala Edu Mariano, que silenciosamente, teve atuação bastante eficiente e contribuiu com sete pontos, cinco rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola, e o pivô Murilo, autor de dez pontos e cinco rebotes. O gigante, por sua vez, sofreu com problema de faltas ao longo do duelo, assim como seu reserva imediato Douglas Kurtz, o que dificultou, e muito, o trabalho do Vitória.

Incomodaram: Pelo lado da equipe argentina, que na reta final da partida teve seu técnico e um membro da comissão desqualificados pela arbitragem, o grande destaque ficou por conta do ala/armador Rigoberto Mendoza, cestinha e reboteiro do jogo, com 22 pontos e 11 rebotes. Quem também apareceu com tamanha relevância foi o experiente pivô espanhol David Doblas, de 36 anos, autor de 17 pontos e oito rebotes, o ala Mateo Bolivar, com 14 pontos, e o jovem armador Leandro Vildoza, que saiu do banco e anotou 13 pontos e seis rebotes.

Jogou atrás: O primeiro tempo foi desfavorável ao Vitória. Sempre atrás no placar, a equipe da casa não encontrou o caminho no ataque e chegou a ver o time argentino abrir dez pontos de vantagem (23 a 13). No entanto, o Leão usou a velocidade e o jogo de transição para reagir e cortar o prejuízo para um ponto ao final do segundo período: 35 a 34.

Reagiu de vez: Já no terceiro quarto, a equipe do técnico Régis Marrelli chegou a passar à frente, mas não se firmou na liderança do marcador. Até os momentos finais, os dois times alternaram na ponta por diversas oportunidades. O Vitória chegou a estar quatro pontos atrás no período final, mas conseguiu a reação, capitaneada pelo brilho – tardio – de Dawkins e lances livres gerados por desqualificações no banco do Estudiantes. Porém, entre erros bobos polêmicas de arbitragem, o triunfo ficou com os argentinos.

Histórico a favor: Superar uma adversidade já faz parte da história da equipe do Vitória. Nas quartas de final do último NBB CAIXA, por exemplo, a equipe baiana chegou a ver o vice-líder da fase de classificação Mogi das Cruzes/Helbor abrir 2 a 1 na série melhor de cinco, mas usou o fator casa para ganhar o Jogo 4 de maneira heroica em Cajazeiras e mostrou toda sua força para vencer o Jogo 5 em pleno Hugo Ramos lotado e ir à semifinal, que justamente os colocou na presente Liga Sul-Americana.

Agora é a hora: Diante deste cenário, será importantíssima a presença do torcedor baiano em Cajazeiras para o confronto de vida ou morte contra o Guaros de Lara (VEN), atual campeão da Liga das Américas. O duelo derradeiro será às 21 horas (de Brasília) e 20 horas (horário local) e terá transmissão ao vivo dos canais SporTV.