#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Pronto para próxima!

24-08-2016 | 03:31
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de campanha histórica na temporada 2015/2016, Basquete Cearense aposta na manutenção de grande parte do elenco para alcançar voos maiores no NBB CAIXA

Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense

Após melhor campanha da história da equipe no último NBB CAIXA, Basquete Cearense inicia preparação para a próxima temporada em setembro (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Após realizar sua melhor campanha na história do NBB CAIXA, o Solar Cearense começa a se preparar para a nova temporada do basquete nacional. Diferente da maioria das equipes, o time nordestino manteve grande parte de seu elenco e, além disso, foi ao mercado e apresentou novas peças, que serão importantes na sequência do clube.

Ao todo, o Basquete Cearense manteve dez atletas que estiveram presentes na última temporad – Audrei, Davi Rossetto, Duda Machado, Felipe, Leal, Léo Waszkiewicz, Marcus Toledo, Rashaun, Sualisson e Tiagão. Além disso, o time nordestino apresentou dois reforços, que tem tudo para serem nomes fundamentais no elenco comandado por Alberto Bial nas próximas competições. Foram eles: o armador Gustavinho, ex-Banrisul/Caxias do Sul, e o ala/pivô Gruber, ex-Paulistano/Corpore.

“Ter mantido o grupo é muito bom e importante, porque a gente pode trabalhar com uma boa base do que construímos na última temporada. Não teremos falta de entrosamento. Estaremos com mais conjunto, conseguindo o que obtivemos no ano passado”, disse o ala Marcus Toledo, um dos destaques do Basquete Cearense na última temporada.

“Colocamos um tijolo para subir essa obra e, agora, a gente vai trabalhar para continuar crescendo. É muito importante ter um grupo grande, de 10, 12 jogadores completos, para podermos alternar durante o campeonato. O NBB CAIXA é uma competição muito forte e intensa”, completou Toledo.

Após a 14ª colocação no NBB CAIXA 2014/2015, o Basquete Cearense foi muito diferente na edição de 2015/2016 da competição. Com uma defesa extremamente forte, que teve média de apenas 73,57 pontos sofridos por partida, a equipe nordestina fez sua melhor campanha na história do campeonato na fase de classificação, ao terminar na quarta colocação, com 19 vitórias e nove derrotas.

Classificados automaticamente para a fase quartas de final, os cearenses tiveram pela frente o Mogi das Cruzes/Helbor. Após uma série emocionante, o Basquete Cearense acabou sendo eliminado, por 3 a 1, terminando a temporada na sexta colocação, oficialmente, sua melhor posição na história do NBB CAIXA. Um dos destaques da equipe na campanha, o armador Davi Rossetto foi eleito o melhor armador da competição ao fim da temporada.

“A equipe já tem conceitos muito bem definidos. Nós nos conhecemos muito bem, sabemos como tirar proveito do potencial de cada um, construímos uma verdadeira amizade entre nós e claro isso nos traz muita segurança. Partindo desses princípios, fica mais fácil para o Gruber e o Gustavinho se adaptarem bem e se sentirem à vontade dentro do elenco, o que é mais importante”, afirmou Davi Rossetto, armador do Basquete Cearense.

Davi e Fúlvio tiveram grandes desempenhos na temporada e agora brigam por troféu individual (Brito Junior/Divulgação)

Melhor armador do último NBB CAIXA, Davi Rossetto foi um dos principais nomes do Basquete Cearense na última temporada e permanecerá na equipe (Brito Junior/UniCEUB)

Apesar do destaque individual de Davi, a temporada fantástica do Basquete Cearense ficou muito marcada pela coletividade. Distribuindo muito bem as responsabilidades, o time fortalezense contou com quatro atletas com médias superiores a dez pontos por partida. Foram eles: Duda Machado (13,2 PPJ), o próprio Davi (12,7 PPJ), Marcus Toledo (12,2 PPJ) e Audrei  (11,9 PPJ).

“A iniciativa de se manter a base da última temporada é porque acredito no conjunto, no coletivo. A gente pensa que o coletivo e a harmonia das pessoas, buscando o mesmo objetivo, é o que leva ao sucesso e o que faz a evolução de uma grande equipe. Por isso, mantivemos 90% do time e trouxemos o Gruber e o Gustavinho”, comentou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.

Oficialmente, a preparação do Basquete Cearense se inicia no dia 25 de setembro, quando a equipe começa a disputa de um quadrangular, em Fortaleza (CE), que incluem CR Flamengo, CR Vasco da Gama e Universo/Vitória, e vai até o dia 27 do mesmo mês. Depois, o time nordestino embarca para a China, onde ficará de 10 a 31 de outubro, para a disputa de mais dois quadrangulares e três amistosos.