#JOGAJUNTO

Mais basquete

Que comece a LBF

29-11-2013 | 04:17
Por Liga Nacional de Basquete

Na abertura da quarta edição da Liga de Basquete Feminino, atual campeão Sport recebe o São José em Recife; competição contará com participação de oito equipes

São José, de Isabela Ramona (à esq.), e Sport, de Palmira (à dir.) farão a abertura da competição (Rodrigo Campos/LBF)

São José, de Isabela Ramona (à esq.), e Sport, de Palmira (à dir.) farão a abertura da competição (Rodrigo Campos/LBF)

A quarta edição da LBF (Liga de Basquete Feminino) terá início neste sábado. E logo com uma partida eletrizante. O atual campeão Sport Club do Recife receberá o São José/Colinas Shopping, vice-campeão Paulista, às 11 horas (de Brasília), no Ginásio de Esportes Marcelino Lopes, em Recife (PE), com transmissão ao vivo do canal SporTV.

Depois de levantar o troféu da última temporada de forma invicta, o clube pernambucano chega para a edição 2013/2014 da competição com algumas novidades em seu elenco: a ala norte-americana Tiffany Hayes (ex-Atlanta Dream), a pivô Nádia Colhado (ex-São José), as alas Izabela Andrade (ex-São José)e Tatiane Pacheco (ex-São José), e a pivô Ingrid Vasconcelos (ex-Náutico). Em relação ao elenco campeão, permanecem a armadora Adrianinha Moisés, a ala Palmira Marçal e as pivôs Érika e Fran.

“É um campeonato novo e todas as equipes se reforçaram, deixando a disputa em igualdade, por isso, acredito que este vai ser um campeonato acirradíssimo. Esperamos impor um bom ritmo para tentar colocar em prática tudo o que temos treinado, com a mesma disposição que começamos a nossa luta pelo título, com empenho, garra e com essa grande torcida rubro-negra sempre nos apoiando”, comentou a ala Palmira, do Sport.

Sport chega para a temporada 2013/2014 da LBF com o status de time a ser batido (Divulgação)

Sport chega para a temporada 2013/2014 da LBF com o status de time a ser batido (Divulgação)

Por sua vez, o São José não ficou para trás e também acertou com importantes reforços para a nova temporada da LBF. Chegaram a armadora Babi Honório (ex-Americana), as alas Fabiana Caetano (ex-Americana), Cacá Martins (ex-Maranhão), Karen Rocha (ex-Americana) e Isabela Ramona (ex-Guarulhos/FUMGUARU), a pivô cubana Plutin Tizon (ex-Maranhão), a também pivô Karina Jacob (ex-Ourinhos), e as alas norte-americanas Anne Armstrong (ex-Atlanta Dream e Georgia University) e Jasmine James (ex-Phoenix Mercury e Georgia University).

“Vai ser uma estreia muito difícil, já que iremos enfrentar uma equipe de grande qualidade, com elenco forte e que sempre joga com o seu ginásio lotado”, disse o técnico joseense Carlinhos Lima, que não poderá contar com a cubana Plutin, lesionada, para a partida deste sábado.

Além de Sport e São José, outras seis equipes estão confirmadas na disputa do campeonato nacional. São elas: Americana (São Paulo), Maranhão Basquete (Maranhão), AD Santo André (São Paulo), Ourinhos Basquete (São Paulo), ASSER/SEME Rio Claro (São Paulo) e Brasília/CSUV-1 (Distrito Federal).

Atual campeão paulista, a equipe de Americana chega embalada para a competição e tem como principais destaques a ala/armadora Karla, e as pivôs Clarissa e Damiris, ambas com passagens pela Seleção Brasileira. Enquanto isso, o esquadrão do Estado do Maranhão irá para sua terceira temporada na LBF e seguirá contando com o talento da ala Iziane. Outra equipe que chega bem para a disputa do campeonato é Ourinhos, que tem nas mãos de Patty Teixeira, Patrícia Chuca e Tainá sua esperança por uma boa campanha.

Na primeira fase da LBF 2013/2014, as oito equipes se enfrentarão entre si em turno e returno. As seis melhores classificadas se qualificarão aos playoffs, com os dois primeiros colocados automaticamente classificados para as semifinais. Os times que ficarem de terceiro a sexto disputarão as quartas de final. Todos os confrontos de mata-mata serão decididos em uma melhor de três jogos.

Confira os primeiros jogos da LBF 2013/2014: 

30 de novembro de 2013 (sábado)

11h00: Sport Recife x São José/Colinas Shopping, em Recife (PE) – SporTV

02 de dezembro (segunda-feira)

20h00: Americana x ASSER/SEME Rio Claro, em Americana (SP)

07 de dezembro de 2013 (sábado)

16h00: Ourinhos Basquete x Sport Recife, em Ourinhos (SP)

18h00: Americana x Brasília/CSUV-1, em Americana (SP)

09 de dezembro de 2013 (segunda-feira)

20h00: Rio Claro Basquete x Sport Recife, em Rio Claro (SP)

 14 de dezembro de 2013 (sábado)

16h00: Ourinhos Basquete x AD Santo André, em Ourinhos (SP)

 16 de dezembro (segunda-feira)

21h00: Rio Claro Basquete x Brasília/CSUV-1, em Rio Claro (SP) – SporTV