#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Que honra

20-09-2018 | 06:23
Por Liga Nacional de Basquete

Treinador das categorias de base do Minas é convidado a participar da pré-temporada do Phoenix Suns, da NBA; brasileiro utiliza neuroaprendizagem em suas atividades

Fernando Pereira, o Nandes, está em Phoenix durante a preparação dos Suns para a NBA; brasileiro treinou jogadores como Devin Booker (Divulgação/MTC)

O treinador das categorias de base do Minas Tênis Clube, Fernando Pereira, está vivendo uma experiência especial em sua carreira. Também conhecido como Nandes, o profissional está em Phoenix, nos Estados Unidos, participando da pré-temporada do Phoenix Suns, da NBA. Vamos explicar o porquê.

Tudo começou no último ano através de uma cria da base do time mineiro, o armador Raulzinho. O jogador do Utah Jazz estava de férias em Belo Horizonte e pediu a Nandes que o ajudasse em alguns treinamentos. O treinador aceitou o convite e trabalhou com o armador um conceito utilizado por ele no Minas: a neuroaprendizagem.

“Com os nossos atletas, eu trabalho conceitos de neuroaprendizagem aplicada ao basquete e perguntei ao Raulzinho se eu poderia utilizar alguns desses conceitos com ele. Dei uma semana de treinos para ele e tive a sensação de que ele tinha gostado, pois, algumas vezes, ele elogiou o trabalho e disse não conhecer certos conceitos ou treinamentos”, disse Fernando Pereira, que além de treinador é professor universitário.

Em janeiro deste ano, ele foi até Salt Lake City visitar a sede do Utah Jazz para conhecer a estrutura da equipe, além de acompanhar alguns treinos e jogos do time. Foi aí que ele conheceu o então assistente técnico do Jazz, Igor Kokoskov. Durante um bate-papo com o sérvio, o brasileiro foi surpreendido.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Incrível oportunidade de compartilhar o conhecimento com Igor Kokoskov, técnico da Eslovénia (ele é Sérvio), campeão europeu em 2017. Cognição e Ação conquistando os gringos!

Uma publicação compartilhada por Nandes (@nandes_fernando) em

“Na conversa com o Igor, ele me disse que o Raulzinho havia falado sobre os meus treinos no Brasil e me pediu para explicar um pouco mais sobre isso. Aí, aconteceu uma coisa muito especial na minha vida. Ele virou para mim e disse: ‘amanhã, você vai dar o seu treino a alguns dos nossos atletas’. Confesso que fiquei assustado na hora, mas aceitei o desafio e treinei alguns atletas do Utah Jazz que disputam a NBA”, contou o técnico minastenista, que também trabalha com alguns atletas adultos do Minas.

O brasileiro deu mais alguns treinos à equipe durante os 17 dias em que esteve nos Estados Unidos. Depois de voltar ao Brasil, Nandes manteve contato com o treinador sérvio via internet. Passado um tempo, Igor Kokoskov foi anunciado treinador principal do Phoenix Suns e convidou o brasileiro para ajudar na pré-temporada da equipe do Arizona.

O jovem croata Dragan Bender também participou de treinamentos com Nandes (Divulgação/MTC)

Além de trabalhar com atletas dos Suns, dentre eles o astro Devin Booker, o grande nome da franquia, o profissional do Minas aproveita a oportunidade para explicar com mais detalhes alguns dos conceitos e técnicas utilizados por ele.

“Estou explicando para todos os técnicos do time vários conceitos sobre neurociência e neuroaprendizagem. Fiz uma apresentação teórica para todo o Staff, então, acaba que, de certa forma, eu estou ensinando técnicos da NBA. Tudo isso tem sido muito gratificante para mim e mostra que devemos sempre buscar aprimorar os conhecimentos. Às vezes, no Brasil, achamos que estamos muito atrás de outros países em conhecimento e capacidade, mas nem sempre é assim. A informação está disponível para todos, basta corrermos atrás”, afirmou o treinador.