#JOGAJUNTO

LDB

Que moral!

28-10-2014 | 11:07
Por Liga Nacional de Basquete

Basquete Cearense bate o atual vice-campeão Minas e mantém invencibilidade na LDB 2014; confira os resultados desta terça-feira na sede Curitiba (PR)

Nesta terça-feira, o Basquete Cearense conquistou uma vitória de muito respeito. No Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), a equipe do técnico Espiga venceu ninguém menos que o atual vice-campeão Minas Tênis Clube, pelo placar de 64 a 55, e acumulou sua segunda vitória em duas partida realizadas na LDB 2014.

Para manter sua invencibilidade na competição Sub-22, o esquadrão nordestino enfrentou um jogo truncado e precisou suar a camisa. Após um bom primeiro tempo, em que foi para o intervalo com 12 tentos de frente (29 a 17), os fortalezenses viram o adversário reagir e igualar a partida no terceiro quarto, mas se seguraram na etapa final e ficaram com o triunfo.

Davi, do Basquete Cearense

Davi teve atuação determinante para o grande triunfo do Basquete Cearense na LDB (Marcelo Elias/LNB)

O armador Davi Rossetto novamente fez a diferença e foi o destaque da equipe cearense. Com 18 pontos, oito rebotes e quatro assistências, o atleta de 22 anos teve mais uma grande atuação nesta LDB e está provando o que porquê de ser um dos jovens mais utilizados pelo técnico Alberto Bial no elenco adulto que disputa o NBB.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Basquete Cearense e Minas

Junto do camisa 5, o pivô Erick Camilo também foi figura importante para o Basquete Cearense e deixou a quadra com 11 pontos e sete rebotes. Ainda pela agremiação da Região Nordeste, quatro atletas registraram oito pontos diante dos mineiros: o ala Victor Gusmão e os alas/pivôs Rômulo, Sualisson e Luis Enrique.

O Minas, por sua vez, teve como principal nome em quadra o ala Bruno Irigoyen, de 22 anos, um dos mais “experientes” do time, responsável por 15 pontos e sete rebotes. Quem também se sobressaiu pelo atual vice-campeão da LDB foi o ala/armador Danilo Siqueira, autor de nove pontos, mesma marca do jovem pivô Lucas Rosniak, de 18 anos, que conquistou esse número em apenas três minutos.

+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Basquete Cearense e Minas

O próximo desafio do invicto Basquete Cearense na LDB 2014 será nesta quarta-feira, diante do Tittas (PR), às 10h30 (de Brasília), no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR). No mesmo dia e local, o Minas buscará sua reabilitação no campeonato enfrentando outra equipe que ainda não perdeu, o UniCEUB/BRB/Brasília, às 15 horas.

Arroz, do Sport

Diante do Joinville, Sport teve atuação sólida e também manteve os 100% (Marcelo Elias/LNB)

Outra equipe que manteve a invencibilidade na LDB 2014 e acumulou seu segundo triunfo em dois duelos foi o Sport Club do Recife (PE), que não encontrou dificuldades diante do AABJ/Joinville (SC) e novamente venceu por larga diferença, desta vez, por 98 a 56.

Apresentando bom padrão de jogo e muita coletividade, sete jogadores do esquadrão pernambucano fizeram dez ou mais pontos na partida: o ala/pivô Wesley Andrade (17), o armador Gabriel, o armador Victor Correia (12), o ala/pivô Leandro (12), o ala Luizinho (12) e o ala Chandler (10).

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Sport e Joinville

O cestinha do confronto, por outro lado, veio da equipe do Joinville: o ala Wallison, que deixou a quadra com 18 pontos, além de pegar cinco rebotes. Quem também merece destaque na equipe da Região Sul é o pivô Pedrão, que anotou dez pontos em 12 tentados (83,3% de aproveitamento), fora as quatro sobras apanhadas.

+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Sport e Joinville

O Sport terá como próximo adversário o anfitrião Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná, no fechamento da rodada desta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR). Já o Joinville medirá forças com o Unitri/Praia Clube (MG), no mesmo dia e local, na abertura da rodada, às 08h30.

Johnny, do Brasília

Dominando do início ao fim, Brasília superou o Tittas (PR) e somou sua segunda vitória em dois jogos na LDB (Marcelo Elias/LNB)

O UniCEUB/BRB/Brasília é outro que também está imbatível na LDB 2014. A vítima da vez foi o Tittas/SEST/SENAT (PR), que não suportou o alto ritmo defensivo dos candangos e foram superados por 50 pontos de diferença, placar de 84 a 34, resultado que significou a segunda vitória dos brasilienses em dois jogos.

O cestinha do duelo foi o ala Luiz, reponsável por 17 pontos e sete rebotes, seguido pelo armador Bruno Felipe, que anotou 14 pontos e pegou oito rebotes, e pelo ala/armador Giovani, com 12 pontos. Destaque também para o pivô Rômulo, que foi o reboteiro do jogo ao apanhar 11 sobras.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Brasília e Tittas

Agora, a equipe do Distrito Federal tentará manter sua invencibilidade na LDB 2014 diante do atual vice-campeão Minas Tênis Clube, nesta quarta-feira, às 15 horas, no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), mesmo dia e local da partida do Tittas contra o invicto Basquete Cearense, às 10h30.

+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Brasília e Tittas

Giovanni e Diego, do Grêmio Náutico União

Em jogo pegado desde o início, Grêmio Náutico União superou o Anápolis e venceu sua primeira na LDB 2014 (Marcelo Elias/LNB)

A segunda rodada da sede Curitiba (PR) também teve time vencendo sua primeira partida na LDB 2014: o Grêmio Náutico União (RS), que após ser derrotado pelo Basquete Cearense (CE), o gosto da vitória pela primeira vez ao bater a Associação de Basquete de Anápolis (GO), pelo placar de 66 a 62.

Com destaque para a grande atuação do ala Renan Kalikoski, autor de decisivos 20 pontos, 15 deles oriundos de cinco bolas de 3 pontos, além de importantes nove rebotes. Quem também apareceu bem em favor da representação gaúcha foi o armador Giovanni Teixeira, o “Gigio”, com 14 pontos, metade deles no último quarto, e sete rebotes.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre GNU e Anápolis

Irmão gêmeo do cestinha Renan, o ala Lucas Kalikoski também foi figura importante pelo lado do União, ao registrar 12 pontos e oito rebotes. Já o ala/pivô Diego, o “Lekote”, deixou a quadra com um duplo-duplo na conta: 12 pontos e 14 rebotes.

Pelo lado da equipe goiana, o destaque ficou por conta do ala/pivô Matheus, cestinha da partida, com 24 pontos. Outro que se sobressaiu foi o pivô Joel, responsável por um expressivo duplo-duplo de 21 pontos e 11 rebotes. Juntos, os dois atletas fizeram 45 pontos, o que representa 72,5% dos pontos do Anápolis no jogo.

+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre GNU e Anápolis

O Grêmio Náutico União buscará sua segunda vitória na LDB 2014 nesta quarta-feira, diante do Clube Náutico Capibaribe (PE), às 13 horas, no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR). No mesmo dia e local, o Anápolis (GO) lutará por seu primeiro triunfo na competição, frente ao Blumenau (SC), às 17h30.

A equipe uberlandense, do armador Raphael, venceu sua primeira partida na LDB 2014 (Marcelo Elias/LNB)

A equipe uberlandense, do armador Raphael, venceu sua primeira partida na LDB 2014 (Marcelo Elias/LNB)

Quem também conheceu seu primeiro resultado positivo na LDB 2014 é o Unitri/Praia Clube (MG), que depois de ter sido derrotado pelo rival regional Minas Tênis Clube na primeira rodada, por 61 a 49, levou a melhor sobre o Blumenau (SC), de maneira dramática pelo placar de 54 a 52, e venceu sua primeira na competição Sub-22.

Para sair de quadra com o resultado positivo, os mineiros que se superarar no último quarto, em que chegaram a estar perdendo por 11 pontos de diferença (43 a 32). Mas no fim,  prevaleceu a experiência e qualidade do ala/pivô da equipe vencedora Dida, que anotou dez pontos na etapa final e teve papel determinante no triunfo do clube de Uberlândia.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Uberlândia e Blumenau

Dida, por sua vez, foi o destaque da partida e deixou a quadra com 19 pontos e oito rebotes na conta. Seu companheiro de garrafão, o pivô Gustavão, também se sobressaiu e anotou oito pontos e apanhou expressivos 14 rebotes. Pelo lado do clube de Santa Catarina, o ala Rafa, com 19 pontos, foi o principal jogador em quadra.

Agora, o Unitri/Praia Clube tentará estender sua sequência vitoriosa já no primeiro jogo desta quarta-feira, às 08h30, diante do AABJ/Joinville (SC), no Ginásio Palácio de Cristal. Já o Blumenau vai em busca de seu primeiro triunfo na LDB contra o Anápolis (GO), também nesta quarta-feira, às 17h30.

+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Uberlândia e Blumenau

Batata faz a diferença mais uma vez, e Círculo Militar do Paraná mantém os 100% de aproveitamento na LDB 2014 (Marcelo Elias/LNB)

Batata faz a diferença mais uma vez, e Círculo Militar do Paraná mantém os 100% de aproveitamento na LDB 2014 (Marcelo Elias/LNB)

Depois do emocionante duelo entre uberlandenses e A rodada de terça-feira em Curitiba foi fechada com mais um confronto de tirar o fôlego. Dono da casa, o Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná manteve sua invencibilidade na LDB 2014 ao bater o Clube Náutico Capibaribe, nos segundos finais, por 83 a 80.

A equipe paranaense contou mais uma vez com grande atuação do ala Batata, que anotou 28 pontos em 39 tentados (71,8% de aproveitamento), com direito a quatro bolas de 3 pontos em cinco arremessadas (80% de aproveitamento), além de cinco rebotes, números que culminaram em 32 de eficiência. Junto do camisa 16, o armador argentino Ivan Falco, autor de 13 pontos, também apareceu bem em favor do clube do Sul.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Círculo Militar e Náutico

Apesar dos 28 pontos de Batata, o cestinha da partida foi o ala/pivô Wilmar, apelidado de “Pezão”, da equipe do Náutico, além de  registrar 29 pontos, deixou a quadra com mais 13 rebotes e totalizou um expressivo duplo-duplo, além dos 33 tentos de valorização. Ainda pelo esquadrão pernambucano, o ala/armador Gabriel também apareceu bem, com 13 pontos.

Os donos da casa agora tentarão ampliar sua sequência vitoriosa na LDB nesta quarta-feira, diante do também invicto Sport Club do Recife (PE), no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), às 19h30. Já o Náutico buscará sua reabilitação no campeonato nacional Sub-22 frente ao Grêmio Náutico União, às 13 horas (de Brasília).

O Círculo, do argentino Ivan Falco, tentará manter os 1005 diante do também invicto Sport (Marcelo Elias/LNB)

O Círculo, do argentino Ivan Falco, tentará manter os 1005 diante do também invicto Sport (Marcelo Elias/LNB)

+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Círculo Militar e Náutico

De acordo com o regulamento da competição, as 24 equipes participantes jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação, que será dividida em quatro etapas. Os oito melhores avançarão para a segunda fase, a ser disputada nos mesmos moldes das duas edições anteriores. Os oito times serão divididos em dois grupos e os dois melhores de cada lado passarão às semifinais, que assim como a decisão será jogada em partida única.

Confira os resultados e os próximos jogos da LDB 2014:

Terça-feira (28/10)

– São Paulo
Macaé Basquete (RJ) 62 x 86 Pinheiros/SKY (SP)
Winner/Limeira (SP) 56 x 59 Franca Basquete (SP)
Regatas de Campinas (SP) 67 x 106 Paschoalotto/Bauru (SP)
Taubaté Basketball (SP) 60 x 47 Botafogo (RJ)
Mogi das Cruzes/Helbor (SP) 69 x 49 Tijuca Tênis Clube (RJ)
Paulistano/Unimed (SP) 53 x 74 Flamengo (RJ)

– Curitiba (Palácio de Cristal – Círculo Militar do Paraná)
AABJ/Joinville (SC) 56 x 98 Sport Club do Recife (PE)
Basquete Cearense (CE) 64 x 55 Minas Tênis Clube (MG)
Tittas/SEST/SENAT (PR) 34 x 84 UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
Associação de Basquete de Anápolis (GO) 62 x 66 Grêmio Náutico União (RS)
17h30 – Unitri/Praia Clube (MG) 54 x 52 Blumenau (SC)
19H30 – Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR) 83 x 80 Clube Náutico Capibaribe (PE)

Quarta-feira (29/10)

– São Paulo
10h – Pinheiros/SKY (SP) x Tijuca Tênis Clube (RJ) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
11h – Flamengo (RJ) x Winner/Limeira (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube
12h – Botafogo (RJ) x Mogi das Cruzes/Helbor (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h – Paschoalotto/Bauru (SP) x Taubaté Basketball (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube
14h – Macaé Basquete (RJ) x Regatas (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
15h – Franca Basquete (SP) x Paulistano/Unimed (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube

– Curitiba (Palácio de Cristal – Círculo Militar do Paraná)

08h30 – AABJ/Joinville (SC) x Unitri/Praia Clube (MG)
10h30 – Tittas/SEST/SENAT (PR) x Basquete Cearense (CE)
13h – Grêmio Náutico União (RS) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
15h – UniCEUB/BRB/Brasília (DF) x Minas Tênis Clube (MG)
17h30 – Blumenau (SC) x Associação de Basquete de Anápolis (GO)
19h30 – Sport Club do Recife (PR) x Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR)