#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Que vença o melhor

18-04-2014 | 09:13
Por Liga Nacional de Basquete

Mandantes soberanos e promessa de espetáculo: São José e Palmeiras decidem última vaga nas quartas do NBB neste sábado, no Ginásio Lineu de Moura

Ginásio Lineu de Moura será palco do quinto e decisivo jogo da série oitavas de final entre São José e Palmeiras (Cláudio Capucho/PMSJC)

No confronto entre São José e Palmeiras no NBB, time que jogou em casa jamais foi derrotado (Cláudio Capucho/PMSJC)

Foi uma série de tirar o fôlego, mas agora, o confronto oitavas de final entre São José/Unimed e Palmeiras/Meltex terá seu capítulo final. Neste sábado (19/04), as duas equipes decidirão a vaga nas quartas de final da temporada 2013/2014 do NBB, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 16 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

Um forte elemento presente no duelo entre joseenses e palmeirenses é o fator casa. Em quatro oportunidades em que as duas equipes se enfrentaram – antes dos playoffs – na história do NBB, o time visitante jamais saiu vencedor. A escrita se manteve nas quatro partidas das oitavas de final entre as duas equipes e o clube mandante seguiu soberano quando jogou diante de sua torcida.

“Os dois times fizeram seus deveres de casa, nós lá e eles aqui. Agora é o quinto jogo e só sobrevive um. É outro espírito, outra determinação, outra maneira melhor de se comportar. São vários fatores. Precisamos ter tranquilidade para explorar a defesa deles. Não tem favorito. Todas as séries dos playoffs desse NBB estão em aberto. Temos que ter cabeça para explorar as melhores opções e o clima que o jogo terá”, comentou o técnico do São José, Luiz Augusto Zanon.

“Temos noção de que São José é muito forte jogando em casa. O time deles cresce jogando diante da torcida, mas temos que nos manter focados para conseguirmos uma chance de beliscar essa classificação. Nosso trabalho é sério. O Palmeiras está na pegada, bem fisicamente e forte na defesa e no ataque. Nós queremos mais, não estamos satisfeitos. Sabemos que São José é favorito, como muitos apontam, e também pelo fato de decidirem o último jogo em casa, mas nós vamos incomodar. Jogaremos com muita garra, para bater a cabeça no chão se preciso”, disse o técnico do Palmeiras, Betão.

O Palmeiras, do armador Stanic, pode entrar para a história caso vença o São José neste sábado (Fábio Menotti/Divulgação)

O Palmeiras, do armador Stanic, pode entrar para a história caso vença o São José neste sábado (Fábio Menotti/Divulgação)

Logo na primeira vez em que disputa as Finais do NBB, a equipe de Palestra Itália poderá fazer história. Se vencer o São José e conquistar a vaga nas quartas de final, o Palmeiras se tornará o segundo time na história da competição a começar uma série perdendo por 2 a 0 e conseguir a virada para 3 a 2, façanha alcançada somente pelo Pinheiros (nas quartas do NBB4 contra Joinville, e nas oitavas do NBB5 contra Limeira).

Além disso, se quiser sair da quadra com a vaga nas quartas de final, o esquadrão alviverde terá que alcançar outro feito, que só aconteceu três vezes em toda história do NBB. Em todas as cinco edições anteriores da competição, foram realizados 19 Jogos 5 em séries de playoffs, e só três vezes o time visitante, ou seja, de pior campanha na fase de classificação, saiu vencedor:

NBB4 – semifinal –Brasília venceu Pinheiros, em São Paulo (SP), por 81 a 68
NBB5 – oitavas de final – Paulistano venceu Basquete Cearense, em Fortaleza (CE), por 69 a 68
NBB5 – quartas de final – São José venceu Brasília, em Brasília (DF), por 98 a 81

“Trabalhamos muito duro desde o meio da temporada para o time encaixar, fazendo uma opção drástica e corajosa ao mesmo tempo, mas acertada, e agora estamos colhendo os frutos, com bons resultados”, completou o técnico Betão.

Ed Nelson, do São José

Equipe de pior campanha na fase de classificação só levou a melhor em um Jogo 5 três vezes na história dos playoffs do NBB (Claudio Capucho)

Time de melhor campanha na fase de classificação – 6º colocado – o São José mandou os dois primeiros jogos das oitavas em seu ginásio, e venceu as duas. Nas partidas seguintes, o Palmeiras contou com a força de sua torcida e se recuperou na série com dois empolgantes triunfos no Ginásio Palestra Itália para empatar o confronto e levá-lo para o quinto e decisivo jogo, que será no ‘caldeirão’ Lineu de Moura, casa da equipe joseense.

“Ter a casa cheia nesses dois jogos nos encheu de orgulho. Então, convoco a torcida palmeirense a incentivar, seja pela TV ou no próprio ginásio, já que a torcida do Palmeiras é forte na região de São José dos Campos. O time está numa fase muito boa e temos, sim, chances de avançar à próxima fase”, concluiu Betão.

“Agora a gente tem a vantagem. Perdemos os dois jogos em São Paulo de 20 pontos, mas nos playoffs, tanto faz ganhar de um ou 30 pontos. Vamos para São José para ganhar a partida e avançar às quartas de final”, falou o treinador do São José.

Quem levar a melhor na partida deste sábado enfrentará o terceiro colocado na fase de classificação, UniCEUB/BRB/Brasília, nas quartas de final do NBB 2013/2014, com datas a serem definidas pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

Confira os resultados das partidas da série oitavas de final entre São José e Palmeiras:

Jogo 1 – São José/Unimed 78 x 77 Palmeiras/Meltex
Jogo 2 – São José/Unimed 80 x 70 Palmeiras/Meltex
Jogo 3 – Palmeiras/Meltex 85 x 68 São José/Unimed
Jogo 4 – Palmeiras/Meltex 83 x 69 São José/Unimed
Jogo 5 – 19/04 (sábado), às 19 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José (ao vivo no SporTV)