#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Retorno e novidades

14-10-2014 | 01:39
Por Liga Nacional de Basquete

São José anuncia retorno de Laws e acerta mais duas contratações para o NBB7: o ala Jimmy Baxter e o pivô Mineiro, ex-Paulistano; Quezada deixa a equipe

Laws não renovou seu contrato no final da última temporada, não disputou o Paulista e agora está de volta ao São José (Claudio Capucho/PMSJC)

Laws não renovou seu contrato no final da última temporada, mas agora está de volta ao São José para o NBB7(Claudio Capucho/PMSJC)

O São José/Unimed está triplamente reforçado para a disputa da sétima edição do NBB. Nesta terça-feira, a diretoria joseense confirmou a vinda de três atletas, um deles bastante familiar e conhecido pela torcida: o ala norte-americano Andre Laws, que defendeu a equipe do Vale do Paraíba nas últimas três temporadas e estava sem contrato com o time.

As outras novidades no elenco da ‘Águia do Vale’ ficaram por conta do pivô Mineiro, de 2,13m, vice-campeão do NBB6 pelo Paulistano/Unimed, e do experiente ala norte-americano naturalizado jordaniano Jimmy Baxter, de 33 anos, dono de um vasto currículo na Europa, e que possui uma curta passagem pelo UniCEUB/BRB/Brasília, na última Liga das Américas.

+Clique aqui e confira todas as novidades do mercado do basquete brasileiro no Vai e Vem do NBB7

Conhecido por sua raça e extrema velocidade, Andre Laws é um dos maiores ídolos da torcida do São José. O jogador, nascido no Alasca (EUA), atuou em São José nas últimas três temporadas e conquistou dois títulos do Campeonato Paulista (2009 e 2012), além do vice-campeonato do NBB4 e da medalha de bronze na edição passada do maior campeonato do país.

“O Laws a gente já conhece, pois jogou três temporadas aqui em São José. Sempre digo que é o melhor profissional que já trabalhei na vida. É uma excelente pessoa e com certeza agregará muito no aspecto tático, já que é um cara que erra muito pouco e cresce nos momentos decisivos. Já conhece a cidade, está adaptado ao Brasil e certamente agregará muito ao time”, comentou o diretor do São José, Luis Inácio Messias.

Baxter jogou a Liga das Américas 2014 pelo Brasília (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Baxter jogou a Liga das Américas 2014 pelo Brasília (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Experiente e bastante rodado, Baxter é nascido na Flórida (EUA), mas tem nacionalidade da Jordânia, chegando, inclusive, a atuar pela seleção do país. O jogador, de 1,98m de altura, possui passagens por clubes de diversos países da Europa, como França, Grécia, Itália, Portugal, Letônia, Bélgica, Eslovênia e Alemanha.

O novo gringo do São José ainda acumula aparições em equipes da República Dominicana, Irã, Venezuela e da Argentina, onde já defendeu o Quimsa e o Obras Sanitárias, seu último clube. Contudo, esta não será a primeira experiência de Baxter em uma equipe brasileira. Na última temporada, o ala jordaniano foi contratado pontualmente pelo Brasília, para a disputa da Liga das Américas. Na ocasião, o atleta disputou três partidas e somou média de 11,3 pontos por jogo.

“O (Jimmy) Baxter é um atleta com um vasto currículo na Europa, com passagens pela primeira divisão da Turquia, Grécia, Israel, França, Alemanha, Itália. Ele é um cara experiente, mas terá que se adaptar. Ele vem para o lugar do Brian (Asbury) que jogou o Paulista com a gente. Tem 33 anos, bom porte físico e muita força. Estudamos muito a contratação dele e esperamos que ele possa nos ajudar”, disse Inácio.

Mineiro, por sua vez, chega para reforçar o garrafão do atual terceiro colocado do NBB, que ainda conta com os pivôs Caio Torres, Drudi e Renan Lenz. Com 2,13m de altura e 26 anos, o atleta tem seu currículo nada menos que três finais de NBB, duas com o Brasília, no qual foi campeão em uma (NBB2), e uma com o Paulistano, clube que atuou na última edição do maior campeonato de basquete do país.

Outro atleta bastante rodado em território nacional, Rafael Rodrigues, nascido em Passa Tempo (MG), iniciou sua carreira profissional no São Bernardo (SP) e, ao longo de sua trajetória, acumulou passagens por COC/Ribeirão Preto, Olympico (MG), Minas Tênis Clube (MG), Liga Sorocabana (SP), Winner/Limeira (SP), Brasília (DF) e Paulistano (SP).

“O Mineiro é um pivô campeão e nos ajudará muito lá em baixo. Agora ficamos com uma tábua grande, com Caio Torres e Mineiro, que são grandes. A vinda dele (Mineiro) nos ajudará bastante. Os reforços vão se adaptar à filosofia do grupo e tem tudo para render muito bem. Se entrarem em sintonia com o restante do time será um grande ganho para o São José Basquete”, disse o diretor do São José Basquete.

Mineiro, de 2,13m de altura, já disputou três decisões de NBB na carreira (João Pires/LNB)

Mineiro, de 2,13m de altura, já disputou três decisões de NBB na carreira (João Pires/LNB)

Quezada deixa o São José

Em meio a retornos e contratações, a diretoria do São José/Unimed deu uma triste notícia para o torcedor. Por motivo de problemas particulares, o armador dominicano Manny Quezada, destaque da equipe joseense do NBB6, não faz mais parte do time do Vale do Paraíba.

Contratado com o NBB6 em andamento, o norte-americano naturalizado dominicano foi o cestinha do São José na competição, com média de 17,9 pontos e 5,7 assistências por jogo. Além disso, Quezada foi responsável por quebrar três recordes dos playoffs do NBB – pontos (50 no Jogo 2 das quartas de final contra o Brasília), assistências (19 no Jogo 1 das oitavas de final contra o Palmeiras/Meltex) e eficiência (49 no Jogo 2 das quartas de final contra o Brasília).

“O Quezada está com um problema particular seríssimo, muito complicado, que ninguém imaginava e só ele tem a dimensão do que representa. No momento ele está focado nisso. É um grande jogador, foi um dos nossos destaques na última temporada, fez um grande NBB e sempre terá as portas abertas no São José. Mas hoje, infelizmente, ele não faz parte do elenco do São José Basquete”, comunicou o diretor do São José, Luis Inácio Messias.