#JOGAJUNTO

Mais basquete

Saúdem amajestade

19-09-2018 | 03:14
Por Liga Nacional de Basquete

Em eleição organizada pela FIBA, Hortência é eleita a maior jogadora de todos os tempos do Mundial Feminino de Basquete

Campeã com a camisa da seleção e cestinha de vários mundias, Hortência é eleita a maior jogadora de todos os tempos da Copa do Mundo Feminina de Basquete

Quem é rainha nunca perde a majestade. Com essa frase a carreira de Hortência dentro das quadras pode ser definida. A rainha do Basquete Brasileiro, nesta terça-feira (19/09), foi eleita a maior jogadora de todos os tempos da Copa do Mundo Feminina de Basquete, em eleição organizada pela FIBA (Federação Internacional de Basquete). Com 85% dos votos, a ex-jogadora desbancou outras oito concorrentes na disputa.

A seleta lista contou com diversas estrelas do basquete mundial, como as norte-americanas Lisa Leslie, Sue Bird, Diana Taurasi e Maya Moore. Além delas, estiveram na disputa a tcheca Hana Horakova, a russa Elena Baranova e as australianas Penny Taylor e Lauren Jackson.

Maior pontuadora da seleção brasileira, com 3.190 pontos em 127 jogos, Hortência disputou cinco campeonatos mundiais – com destaque para o título conquistado contra as norte-americanas na edição de 1994  – além de duas Olimpíadas.

A ex-atleta tem no currículo os títulos de: Campeã Mundial (1994), Medalha de prata nos jogos Olímpicos de Atlanta (1996), além de ser a cestinha de quatro campeonatos mundiais em cinco edições que disputou.