#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Segunda oportunidade

23-04-2015 | 05:58
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de abrir quartas de final do NBB 7 com vitória, Limeira volta a receber Brasília no Ginásio "Vô" Lucato, nesta sexta-feira, pelo Jogo 2 da série

David Jackson, do Limeira

Após abrirem as quartas de final do NBB 7, Limeira e Brasília voltam a se enfrentar no Ginásio Vô Lucato (Nelson Toledo/LNB)

Vice-líder da fase de classificação, a Winner/Limeira estreou nos playoffs do NBB 7 com a mão direita. Mantendo o controle do jogo do início ao fim, a equipe do técnico Dedé Barbosa levou a melhor sobre o UniCEUB/BRB/Brasília, atuando no Ginásio ‘Vô’ Lucato, por 93 a 76, e largou na frente por um lugar na semifinal. Agora, nesta sexta-feira (24/04), os dois times voltarão a se enfrentar no interior paulista, às 20 horas, para o Jogo 2 da série.

Para vencer o primeiro duelo frente aos candangos, o esquadrão limeirense contou com ótimo jogo coletivo e boa participação de boa parte de seus atletas, fundamentais para que o time da casa tivesse domínio total sobre a equipe décima colocada na primeira fase. A maior prova disso é que cinco jogadores registraram mais de dez pontos no confronto: Chris Hayes (16), Nezinho (15), Ronald Ramon (15), Rafael Mineiro (14) e Matheus Dalla (11).

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final do NBB 7

“A gente sabe que no nosso sistema de jogo qualquer jogador pode ser importante a qualquer hora. A bola vai rodar e cada um vai ter sua chance de fazer pontos e ajudar o time. Mas o mais importante é a nossa defesa. Sabemos que jogamos bem de acordo com a nossa marcação e não foi diferente na primeira partida”, declarou o ala/armador dominicano do Limeira, Ronald Ramon.

“Tivemos uma defesa boa no primeiro quarto, mas depois caímos muito e eles souberam tirar proveito disso. Precisamos melhorar nisso. Enquanto seguimos nosso plano de jogo nos portamos bem, até chegamos a ficar na frente, mas depois eles mudaram e não tivemos a capacidade de mudar também. Isso pesou bastante”, declarou o capitão e ala/pivô do Brasília, Guilherme Giovannoni, cestinha do Jogo 1 da série, com 22 pontos.

Giovannoni, do Brasília

Em busca da virada, Brasília busca encerrar jejum de êxitos em quartas de final, enquanto Limeira quer vencer seu 1º playoff na história do NBB (Nelson Toledo/LNB)

Embora seja uma das potências do basquete atual, Limeira ainda não sentiu o gosto de se vencer uma série de playoff em toda sua história do NBB. Até hoje, foram cinco participações e cinco derrotas, todas elas de virada. Já o Brasília, que disputou as oitavas de final pela primeira vez na história, quer encerrar o jejum de duas temporadas sem vencer um confronto de pós-temporada de NBB – a equipe foi eliminada nas duas últimas quartas de final, ambas para o São José/Unimed.

“Desde o começo sabíamos que o Brasília era um time muito forte. No começo do campeonato eles tiveram o Fúlvio machucado, depois o Arthur fora, nunca teve o time completo. Além disso, o time era novo e ainda não tinha aquele entrosamento. Agora eles vieram fortes e provaram isso nas oitavas contra o Pinheiros. Mas o fator chave da vitória no Jogo 1 foi tomar apenas 76 pontos contra um time de tanto poder ofensivo”, disse o limeirense Rafael Mineiro.

+Clique aqui e confira mais informações, curiosidades e recordes históricos das quartas de final do NBB

Cipolini, do Brasília

Brasília, de Cipolini, quer roubar o mando de quadra de Limeira e decidir série no DF (Nelson Toledo/LNB)

Depois segundo confronto, a série se transfere para o Distrito Federal, onde Limeira e Brasília se enfrentarão no Ginásio da ASCEB, na segunda-feira (27/04), às 20h30, com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV. Se necessário, o Jogo 4 acontecerá na quarta-feira (29/04), no mesmo local, às 19h30, também televisionado ao vivo pelos canais SporTV.

“Uma vitória sexta-feira seria fundamental para igualar a série e roubar o mando de quadra. Seria importantíssimo vencer, mas também sabemos que não é o fim da série. Vamos fazer nosso jogo e tentar sair com a vitória. Se não for possível, vamos jogar em casa para tentar igualar a série”, finalizou o capitão da equipe candanga Guilherme Giovannoni.

“A palavra chave da série será defesa, fechar o rebote. Brasília é um time ‘chato’ de se jogar, será uma série muito difícil. Mas ter vantagem do mando de quadra será fundamental para nós. Precisamos seguir imprimindo um ritmo forte na defesa se quisermos fechar a série e avançar às semifinais”, completou o ala/pivô Rafael Mineiro, do Limeira.

Confira a tabela completa da série quartas de final entre Limeira  (2º) e Brasília (10º):

Jogo 1 – 22/04 (quarta-feira), às 20 horas, no Ginásio Vô Lucato, em Limeira – ao vivo na WEB
Jogo 2 – 24/04 (sexta-feira), às 20 horas, no Ginásio Vô Lucato, em Limeira
Jogo 3 – 27/04 (segunda-feira), às 20h30, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – 29/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio da ASCEB, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio Vô Lucato, em Limeira