#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Seleção da Semana

06-12-2016 | 07:34
Por Liga Nacional de Basquete

Novidades, figuras repetidas e velhos conhecidos: Confira quem são os destaques e o Dono da Bola da última semana do NBB CAIXA 16/17

Com mais uma semana recheada de jogos, chega ao ar a terceira Seleção da Semana do NBB CAIXA 2016/2017. Nela estão os principais destaques dos últimos sete dias dentro do NBB CAIXA, com algumas novidades norte-americanas, um jogador que esteve na seleção passada e velhos conhecidos do fã da bola laranja. Confira os selecionáveis e o Dono da Bola da última semana da competição:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Anthony, do Macaé

Novidade no NBB CAIXA, Kendall Anthony vem roubando a cena no Macaé e é o cestinha do time na temporada, com média de 18,8 ppj (Igor do Valle/Divulgação)

– Kendall Anthony

Uma das principais contratações do Macaé para temporada, Kendall Anthony vem roubando a cena na equipe fluminense. Com médias de 18,8 pontos, 2,8 rebotes e 3,3 assistências por partida, o armador é o principal cestinha e passador de seu time na temporada.

Na última semana, Kendall foi um dos principais destaques na derrota para o Paulistano/Corpore, com 19 pontos, quatro rebotes, quatro assistências e duas bolas recuperadas, e comandou o Macaé na primeira vitória do time na temporada, sobre a LSB/Uniso, com 15 pontos e seis assistências.

O norte-americano de apenas 1,75m de altura vem sendo um gigante em sua primeira temporada dentro do NBB CAIXA, e já começa a despertar atenção dos fãs da bola laranja para o Jogo das Estrelas 2016/2017 da competição.

– Gui Deodato

De volta ao Bauru após uma temporada no Rio Claro, Gui Deodato vem sendo peça crucial no elenco do Dragão. Com as lesões de Alex Garcia, Léo Meindl e, mais recentemente, Gui Santos, o ala/armador passou a ter ainda mais importância na rotação de Demétrius Ferracciú.

Gui Deodato, do Bauru

De volta ao Bauru, Gui Deodato foi muito bem na última semana e ajudou o Bauru a conquistar dois resultados positivos (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Na semana passada, Gui Deodato foi extremamente preciso ofensivamente e manteve o alto nível de sempre na defesa, nas duas vitórias dominantes do Bauru sobre Vasco e Caxias. Contra o time carioca foram 15 pontos em 21 tentados (71,4% de aproveitamento), enquanto diante da equipe gaúcha, 16 pontos e cinco rebotes.

Na temporada, Gui tem médias de 13,6 pontos, 4,4 rebotes e 2,1 assistências por partida, além dos ótimos aproveitamentos ofensivos, 50,0% nos arremessos de 3 pontos e 56,0% nas bolas de 2 pontos.

Marquinhos

MVP do último NBB CAIXA, Marquinhos faz grande início de temporada, assim como o Flamengo, único invicto até aqui (João Pires/LNB)

– Marquinhos

Pela segunda vez seguida na Seleção da Semana, Marquinhos segue em ritmo acelerado assim como o Flamengo, único invicto do NBB CAIXA 2016/2017. MVP na edição passada, o ala faz início espetacular de temporada e é forte candidato a dobradinha no prêmio.

Na quinta-feira (01/12), Marquinhos anotou 21 pontos, pegou sete rebotes e distribuiu quatro assistências na vitória rubro-negra sobra a LSB. Dois dias depois mais uma grande atuação para o ala, que liderou o Flamengo em pontos, com 19, além de pegar novamente sete sobras.

Na temporada, Marquinhos é o cestinha rubro-negro, com média de 22,5 pontos, e ainda soma 4,3 rebotes e 2,3 assistências por partida para o líder do campeonato, que tem seis vitórias e nenhuma derrota no NBB CAIXA 2016/2017.

– Marcus Toledo

Em sua segunda temporada com o uniforme do Basquete Cearense, Marcus Toledo mais uma vez vem sendo parte fundamental do elenco da equipe nordestina. Ser o cestinha e reboteiro do time (média de 15,2 ppj e 8,3 rpj) fazem do ala/pivô o atleta mais eficiente do alvirrubro até então, com 18,0 de média no quesito.

Na última semana, Marcus foi o principal destaque da única partida disputada pelo Basquete Cearense. Com 21 pontos e 11 rebotes, o ala/pivô alcançou seu primeiro duplo-duplo nesta temporada e comandou a vitória de seu time, por 89 a 73, sobre o Campo Mourão Basquete.

A boa sequência de Toledo é uma das causas do bom retrospecto recente da equipe nordestina. Com vitória nas duas últimas partidas, o Basquete Cearense atingiu o 50% de aproveitamento na temporada (três triunfos e três derrotas) e chegou à oitava colocação, ao lado do Vasco da Gama.

Marcus Toledo, do Basquete Cearense, e Drudi, do Vasco

Em sua segunda temporada com o Basquete Cearense, Marcus Toledo lidera o time em pontos e rebotes, e é um dos grandes responsáveis pela boa fase da equipe (Paulo Fernandes/Vasco)

– Rafael Hettsheimeir – Dono da Bola

Faltam palavras para descrever a grande semana vivida por Rafael Hettsheimeir. Extremamente inspirado, o pivô foi o grande nome das duas vitórias imponentes do Bauru sobre Vasco (82 a 58) e Caxias (82 a 64), e é o mais novo Dono da Bola do NBB CAIXA.

Diante da equipe carioca, Hettsheimeir teve uma de suas melhores atuações individuais dentro do NBB CAIXA, com 34 pontos e 13 rebotes alcançados, superando seu recorde pessoal de pontos na competição e alcançando seu primeiro duplo-duplo na temporada.

Contra o time gaúcho, mais uma atuação dominante. Com os 20 pontos anotados e os dez rebotes obtidos, o pivô alcançou seu segundo duplo-duplo consecutivo na temporada, e ajudou o Bauru a conquistar pela primeira vez nesta edição duas vitórias em sequência.

Sem Alex Garcia, Léo Meindl e, agora, Gui Santos, Hettsheimeir ganhou ainda mais responsabilidade dentro do elenco bauruense e ele vem dando conta do recado, sendo o principal cestinha e reboteiro da equipe, com média de 17,9 ppj e 8,7 rpj.

Hettsheimeir, do Bauru

Com atuações dominantes sobre Vasco e Caxias, Hettsheimeir alcançou seus dois primeiros duplos-duplos desta temporada e é o Dono da Bola da última semana do NBB CAIXA (Caio Casagrande/Bauru Basket)

– Greg Brown – Sexto Homem

Vindo do banco de reservas, ninguém impactou mais o NBB CAIXA 2016/2017 na última semana quanto Gregory Brown. Uma das contratações do Campo Mourão para a competição nacional, o norte-americano vinha discreto em seus primeiros jogos, mas despertou nas últimas duas atuações mourãoenses.

Diante do Vitória, o ala/armador anotou dez pontos, pegou três rebotes e distribuiu quatro assistências, números fundamentais para o triunfo mourãoense em cima do time baiano, que vinha invicto até então.

Greg Brown, do Campo Mourão

Contratado pelo Campo Mourão as vésperas do NBB CAIXA 16/17, Greg Brown foi o grande destaques vindo do banco de reservas na última semana da competição (Valmir de Lara/Divulgação)

Na última sexta-feira (02/12), Brown foi ainda melhor, mas não evitou a derrota do Campo Mourão para o Basquete Cearense. Com 18 pontos anotados, o ala/armador foi o cestinha da equipe paranaense, além de somar quatro rebotes no confronto.

– Menções honrosas

Podendo agrupar apenas um jogador para cada posição, além do sexto homem, a Seleção da Semana não contempla todos os destaques dos últimos sete dias dentro do NBB CAIXA. Com isso, Danilo Siqueira, Gruber e JP Batista são as menções honrosas desta seleção.

Vivendo uma temporada de altos e baixos, o Minas tem precisado de grandes atuações individuais. Na última semana, Danilo Siqueira fez ótimo jogo diante do EC Pinheiros, com 25 pontos anotados, mas não evitou a derrota mineira, por 94 a 88.

Em sua primeira temporada com o Basquete Cearense, Gruber vem se adaptando aos poucos. Na última partida da equipe, contra o Campo Mourão, o ala teve sua melhor atuação na edição 2016/2017 e foi fundamental para vitória alvirrubra, com 15 pontos anotados, 11 rebotes obtidos e quatro assistências distribuídas.

Outro atleta dominante do líder invicto do NBB CAIXA 2016/2017 é JP Batista. Na última semana, o pivô somou 22 pontos e cinco rebotes contra a LSB, e 13 pontos e sete rebotes diante do Paulistano, sendo um dos protagonistas das vitórias rubro-negras em ambos os jogos.