#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sequência

24-04-2015 | 08:21
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de suada vitória na abertura da série quartas de final, Mogi volta a receber Macaé neste sábado, no “caldeirão” Hugo Ramos, com transmissão ao vivo do SporTV

Ginásio Hugo Ramos

Ginásio Hugo Ramos recebeu ótimo público para a estreia do Mogi nos playoffs do NBB 7 contra o Macaé (Cleomar Macedo/Helbor)

Quarto colocado na fase de classificação, Mogi das Cruzes/Helbor iniciou sua caminhada nas quartas de final do NBB 7 com vitória sobre o Macaé Basquete (12º), na última quinta-feira, no Ginásio Hugo Ramos, por 84 a 72. Agora, as duas equipes voltarão ao “caldeirão” neste sábado (25/04), às 21h20 (de Brasília), pelo Jogo 2 da série, que terá transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

Depois de ficar entre os quatro primeiros na fase classificatória da competição, o esquadrão mogiano avançou direto às quartas de final e ganhou o direito de descansar na fase de oitavas de final. Com isso, a falta de ritmo de jogo foi sentida no primeiro duelo das quartas diante do embalado Macaé, que vem de uma grande classificação sobre o quinto colocado Minas Tênis Clube, por 3 a 1.

+Clique aqui e confira o caminho que os times percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB 

A equipe do técnico espanhol Paco García ficou em desvantagem no placar do primeiro até o início do último quarto, quando Filipin resolveu brilhar e liderar a virada mogiana, que foi fechada com chave de ouro com expressivos 15 pontos do norte-americano Shamell. No fim, a dupla totalizou 23 e 17 pontos, respectivamente, e foram os destaques do triunfo do esquadrão do Alto Tietê.

“Sabíamos que seria um jogo difícil. Quatro semanas só treinando nos deixa em situação diferente de um time como Macaé, que vem de um playoff muito bom contra o Minas, em um ritmo muito forte. Então tínhamos consciência de que iríamos sofrer no começo com isso, mas também não podemos tirar os méritos do Macaé e provocou muitos erros da nossa equipe no primeiro tempo”, declarou Filipin.

Filipin, do Mogi

Sempre fundamental, Filipin foi ‘o cara’ da vitória do Mogi sobre o Macaé no Jogo 1 das quartas de final do NBB (Cleomar Macedo/Helbor)

Já o Macaé, que fez sua primeira partida de quartas de final em sua ainda curta trajetória no NBB – estreou na temporada passada e agora faz seu primeiro playoff –, o destaque ficou por conta do armador norte-americano Jamaal Smith, que precisou superar uma fortíssima marcação dos mogianos, que revezaram diversos atletas para marcá-lo individualmente, anotou 14 pontos, mesma marca do ala/pivô Fernando Mineiro.

“Essa partida foi extremamente disputada até o final, e só no último quarto eles conseguiram abrir uma diferença. Acabamos tento um volume de erros acima da nossa média e precisamos corrigir. Ficou claro para nós que temos condições e precisamos acreditar nisso”, destacou o comandante do Macaé, Léo Costa.

+Clique aqui e confira a matéria completa do Jogo 1 da série quartas de final entre Mogi e Macaé 

Por muito pouco a equipe do litoral norte fluminense não saiu de quadra com uma expressiva vitória na abertura da série quartas de final contra o Mogi em pleno Ginásio Hugo Ramos, já que ficou em vantagem durante os três primeiros períodos e levou a virada somente nos dez minutos finais. No primeiro tempo, o Macaé sofreu 34 pontos, já no segundo, sofreu 50, sendo 29 deles só no último quarto.

“A defesa estava boa até o terceiro quarto. Mas um time que toma 34 pontos no primeiro tempo e depois sofre 29 só no último quarto não tem como ganhar. Eles souberam aproveitar quando nossa defesa caiu. Sabíamos que a toada do jogo era na defesa. Erramos muitas bolas de 3 e mesmo assim conseguimos manter o equilíbrio. Enquanto defendemos bem estávamos com o jogo na mão. Precisamos manter a defesa que tivemos até o terceiro quarto durante o jogo inteiro”, disse Márcio Dornelles, do Macaé.

Jamaal, do Macaé, e Gustavinho, do Mogi

Jamaal, do ‘pupilo’ Macaé, sofreu com a marcação do Mogi e mesmo assim conseguiu fazer 14 pontos no Jogo 1 (Cleomar Macedo/Helbor)

A série entre as duas equipes marca um caso um tanto quanto familiar. O Macaé Basquete está vivendo a mesma situação que Mogi viveu na temporada passada, quando surpreendeu o quinto colocado nas oitavas de final, por 3 a 1, e avançou às quartas mesmo estando em sua primeira experiência nos playoffs e tendo garantido a 12ª e última vaga na pós-temporada da primeira fase, algo que nunca havia acontecido antes no NBB.

“O Macaé fez um trabalho muito sério. Eu falei para os atletas que se o Jogo1 foi duro, que imaginassem o que vai ser sábado. Temos que estar preparados. Foi um bom jogo de playoff e sabíamos que depois de três semanas parados precisávamos de dez, 15 minutos para entrar no jogo e não estávamos errados. Felizmente mostramos nosso melhor time defensivo na parte final do jogo e saímos com a vitória”, disse o técnico Paco García, do Mogi.

+Clique aqui e confira mais informações, curiosidades e recordes históricos sobre as quartas de final do NBB

Depois do duelo deste sábado no Hugo Ramos, a série entre Mogi das Cruzes e Macaé se transfere para o litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, onde as equipes farão o Jogo 3 na próxima quarta-feira (29/04), no Ginásio Juquinha, às 19h30 (de Brasília). Se necessário, o quarto confronto será na sexta (31/04), também às 19h30, novamente na casa macaense.

“Agora, vamos preparar bem nosso jogo novamente, rever os erros, onde podemos melhorar alguns detalhes e, sobretudo, mostrar que o time pode evoluir durante os playoffs, como mostramos no ano passado”, concluiu o espanhol Paco García, que curiosamente fez aniversário na última quinta-feira e no Jogo 1 e foi homenageado durante e depois do jogo, com direito a ‘parabéns pra você’ de toda a torcida presente no Hugão.

Tyrone, do Mogi, e Eddy, do Macaé

Aqui não! Tyrone rejeitou Eddy e o Mogi venceu o Jogo 1 contra o Macaé (Cleomar Macedo/Helbor)

Confira o calendário completo do confronto:

Mogi das Cruzes (4º) 1 x 0 Macaé Basquete (12º)

Jogo 1 – Mogi das Cruzes 84 x 72 Macaé
Jogo 2 – 25/04 (sábado), às 21h20, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 29/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 4* – 01/05 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* – Data e horário a definir – Ginásio Hugo Ramos, em Mogi