#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Tem história

16-10-2018 | 07:17
Por Liga Nacional de Basquete

Playoffs, caras conhecidas e embalos em jogo: veja os ingredientes do duelo desta quinta-feira entre Mogi e Pinheiros, que marcará 1ª transmissão do NBB CAIXA no Bandsports

A primeira transmissão do NBB CAIXA no Bandsports terá um duelo para lá de interessante: Mogi das Cruzes/Helbor e EC Pinheiros, que carregam uma interessante história de confrontos marcantes. Os dois estarão frente a frente nesta quinta-feira (18/10), no Ginásio Hugo Ramos, às 20h45.

E fiquem ligados: o pré-jogo de Mogi x Pinheiros será no programa “Linha de 3”, do canal Bandsports, a partir das 20 horas. Depois do término da partida, o programa retornará com análises sobre o jogo e durará até 23h30.

Quer saber quais são os principais ingredientes do duelo? Confira as informações e não perca esse jogão na tela do Bandsports.

História de playoffs

Mogi x Pinheiros não chega a ser um clássico, mas história não falta. As equipes já se enfrentaram 16 vezes na história do NBB CAIXA, com leve vantagem para os mogianos, que venceram nove delas, contra sete dos pinheirenses.

+O histórico completo de Mogi x Pinheiros no NBB CAIXA

Começando pelas oitavas de final do NBB CAIXA 2013/2014, em que o Mogi, em sua segunda temporada na elite do basquete, se classificou aos playoffs na 12ª colocação e encontrou o Pinheiros, de Shamell, que terminou a primeira fase em quinto.

O desfecho? Mogi 3 x 1 Pinheiros. Classificação épica do time do Alto do Tietê, que se tornou o primeiro 12º colocado na primeira fase a vencer uma série de playoffs na história do NBB CAIXA. Foi a partir daquele momento que o Ginásio Hugo Ramos passou a ter o status de “caldeirão” por toda a mobilização da torcida na série.

Nas oitavas do NBB CAIXA 13/14, o Mogi, 12º na primeira fase, eliminou o Pinheiros, 5º, mesmo sem o mando de quadra (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Posteriormente, esse mesmo Mogi alcançaria outra façanha incrível. Nas quartas de final contra Limeira, o time comandado pelo técnico espanhol Paco García reverteu uma desvantagem de 2 a 0 – algo que só havia acontecido duas vezes na história –, fechou a série em 3 a 2 na casa do adversário e avançou às semifinais de maneira épica – foi eliminado pelo Flamengo, por 3 a 1.

Velhos conhecidos

A partida também colocará frente a frente velhos conhecidos de ambos os lados. Pelo Mogi, o norte-americano Shamell carrega linda história com a camisa do Pinheiros, onde ficou por cinco temporadas e conquistou os dois únicos títulos do basquete adulto do clube: o Campeonato Paulista 2011 e a Liga das Américas 2013 (MVP).

Shamell foi campeão e MVP da Liga das Américas, a “Libertadores do Basquete”, com a camisa do Pinheiros (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Pelo NBB CAIXA, o jogador acumula 3.468 pontos em 182 jogos pelo Pinheiros (19,05 por jogo) e é o maior cestinha da história do clube na competição. Curiosamente, ele também é o principal anotador da história do Mogi no campeonato, com 2.701 pontos em 148 partidas (18,25 por jogo).

+Estatísticas completas de Shamell no NBB CAIXA

Do outro lado, o ala/pivô Marcus Toledo, do Pinheiros, também possui uma grande história pelo Mogi, seu primeiro clube no NBB CAIXA. Depois de longo tempo no basquete espanhol, o jogador foi contratado pelo time mogiano para a temporada 2013/2014 e participou da épica campanha daquele ano (como citamos no tópico acima).

Marcus Toledo, hoje do Pinheiros, teve o Mogi como seu primeiro clube no NBB CAIXA (Allan Conti/Divulgação)

Naquela edição, Toledo disputou 44 partidas e registrou médias de 12,0 pontos, 6,3 rebotes, 1,7 assistências, 1,9 roubos de bola e 13,2 de eficiência. Já no ano seguinte, ele se transferiu para o Pinheiros e em seguida para o Basquete Cearense, onde ficou por duas temporadas. E por fim, retornou ao Pinheiros para a edição 2017/2018 do NBB CAXA e permaneceu por lá até hoje.

+Estatísticas completas da carreira de Toledo no NBB CAIXA

Rivais recentes

O mais recente duelo entre os dois times foi há pouco mais de um mês, pelas quartas de final do Campeonato Paulista 2018. Em jogo único valendo a vaga na semi contra o Paulistano, o Pinheiros eliminou o Mogi ao vencer o duelo em casa, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, por 89 a 84.

Com 19 pontos, o armador Corderro Bennett foi o destaque do time mogiano na partida, seguido por seu companheiro de posição Kenny Dawkins, com 15. Do outro lado, o ala Shamell e o pivô JP Batista foram os cestinhas do duelo, com 22 e 21 pontos, respectivamente.

Ainda no Estadual 2018, as equipes se enfrentaram outras duas vezes na fase de classificação, com uma vitória para cada lado – ambas do time que jogou fora de casa. No primeiro turno, o time pinheirense venceu no Hugo Ramos, por 73 a 58, com 23 pontos de Betinho. Já no returno, os mogianos foram à capital e deram o troco com triunfo emocionante, por 101 a 99, em atuação monstruosa do pivô JP Batista, autor de 23 pontos e 17 rebotes (29 de eficiência).

Embalos em jogo

Tanto Mogi quanto Pinheiros estrearam no NBB CAIXA com grandes vitórias. Na partida que abriu a temporada, os mogianos foram à capital paulista e levaram a melhor na reedição da última final contra o Paulistano/Corpore, em pleno Ginásio Antonio Prado Jr, por 85 a 75.

Os comandados do técnico Guerrinha entraram em quadra com três desfalques (Filipin, Fabrício e José Carlos), mas, mesmo com as ausências, o quinteto titular deu conta do recado e totalizou 81 dos 85 pontos do time na partida.

Shamell, com 21 pontos e a bola que selou a vitória mogiana, foi um dos destaques do time, assim como o armador Arthur Pecos, que ficou a uma assistência do triplo-duplo: 13 pontos, 11 rebotes e nove servidas.

Já o Pinheiros, que venceu o Bauru na primeira rodada do NBB CAIXA, recebeu o São José Basketball em sua estreia na 11ª edição do NBB CAIXA e também saiu vencedor. No Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, o time do técnico César Guidetti resistiu a diversas alternâncias de placar e venceu no finalzinho, por 88 a 86.

Com 21 pontos, o ala Isaac foi o grande nome do time pinheirense no duelo, seguido por seu companheiro de posição Betinho, autor de 17 pontos. O pivô Renato Carbonari e o armador Felipe Ruivo, com dez pontos cada, também apareceram bem contra os joseenses.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.