#JOGAJUNTO

Mais basquete

Tudo certo

15-10-2015 | 08:58
Por Liga Nacional de Basquete

Com classificação e liderança do Grupo C garantidas, Brasília peca nos minutos finais e é superado pelo Atenas (URU) na Liga Sul-Americana 2015

Brasília entrou em quadra já classificado em 1º e fechou sua participação no Grupo C com derrota para o Atenas, do Uruguai (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Brasília entrou em quadra já classificado em 1º e fechou sua participação no Grupo C com derrota para o Atenas, do Uruguai (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Depois de vencer os dois primeiros compromissos do Grupo C da Liga Sul-Americana, contra Quilmes (ARG) e Colo-Colo (CHI), o UniCEUB/BRB/Brasília entrou em quadra, nesta quinta-feiura, com a classificação e a liderança da chave garantidas e encerrou sua participação na primeira fase da competição continental com derrota para o já eliminado Atenas (URU), em Santiago (CHI), pelo placar de 101 a 91.

O cara: Apesar da grande atuação do ala Arthur, do Brasília, que acertou sete bolas de 3 pontos e anotou 25 pontos, o grande destaque do duelo foi, sem sombra de dúvidas, o ala Iván Loriente, do Atenas. Com expressivos 33 pontos, o camisa 7 foi decisivo para o triunfo da equipe uruguaia, principalmente nos minutos finais, quando o duelo estava igual e, através de suas bolas de 3 pontos, ajudou seu time a abrir boa vantagem e decretar sua única vitória na Liga Sul-Americana 2015.

Números comprovam: Em meio a um jogo tão igual na maioria do tempo, as diferentes opções de estilo de jogo podem ter feito a diferença. Optando mais pelas bolas de fora, o Brasília arremessou 46 tiros de 3 pontos e acertou 18 (39% de aproveitamento). Por outro lado, o Atenas explorou o trabalho interno, aproveitando 19 das 40 bolas de 2 pontos que tentou (47,5% de aproveitamento) e 33 dos 35 lances livres que chutou (94% de aproveitamento). De quebra, a equipe brasileira desperdiçou 17 bolas, enquanto que os uruguaios perderam apenas 11.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas do duelo entre Brasília e Atenas (URU)

Momento chave: Depois de três quartos e meio bastante acirrados e cheios de alternâncias, os cinco minutos finais fizeram a diferença. Quando o Brasília vencia por 78 a 74 e indicava uma deslanchada no placar, o Atenas acelerou o ritmo, contou com decisivas bolas de 3 pontos de Iván Loriente e emplacou uma corrida de 10 a 3, que não só os deu a vantagem no marcador como ainda deixou a diferença em sete pontos (88 a 81). A partir daí, os uruguaios só administraram a margem construída e confirmaram o triunfo sobre os líderes do Grupo C.

Põe na conta: Mesmo com a derrota, o Brasília avançou à próxima fase da Liga Sul-Americana na liderança do Grupo C, com duas vitórias e um revés (66,6% de aproveitamento). Enquanto isso, o Atenas, que entrou em quadra sem chance alguma de classificação à etapa seguinte, se despediu da competição com seu único resultado positivo nas três partidas que fez (33,3% de aproveitamento).

E agora: Antes do início da segunda fase, a Liga Sul-Americana terá sua etapa classificatória finalizada com as partidas do Grupo D, que terá suas partidas realizadas em Quito (EQU), de 20 a 22 deste mês. O representante brasileiro nesta chave será o Franca Basquete, que terá como adversários o Regatas Lima (PER), o Guaros de Lara (VEN) e o anfitrião UTE (EQU).