#JOGAJUNTO

LDB

Tudo pronto!

14-07-2014 | 04:48
Por Liga Nacional de Basquete

Com número recorde de participantes, LDB 2014 tem equipes e fórmula de disputa definidas; quarta edição da competição terá 24 times na luta pelo título

Campeão em 2011 e 2013, Flamengo tentará seu terceiro título da LDB (Lucas Figueiredo/LNB)

Campeão em 2011 e 2013, Flamengo tentará seu terceiro título da LDB (Lucas Figueiredo/LNB)

Estão definidos os participantes da quarta edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Com um número recorde de equipes, a principal competição de base do basquete brasileiro, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte, viverá a maior temporada de sua história e será disputada por 24 equipes entre os meses de agosto e dezembro de 2014.

Ao todo, nove Estados brasileiros – Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – mais o Distrito Federal estarão representados no campeonato Sub-22. Esta será a maior edição da LDB, que em sua última temporada teve a participação de 20 times e o Flamengo como grande campeão.

Neste ano, os 24 times participantes se enfrentarão entre si em turno único na fase de classificação, a ser realizada em quatro etapas ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro. Sendo assim, cada equipe terá garantido um mínimo de 23 jogos na LDB 2014. Os oito melhores colocados avançarão à fase final, agendada para o início do mês de dezembro.

Inicialmente previsto para o próximo dia 19 de julho, o início da quarta edição da competição para atletas de até 22 anos de idade sofreu um pequeno adiamento devido a tramites burocráticos de liberação de verba junto ao Ministério do Esporte e, agora, acontecerá no dia 05 de agosto, com a realização da primeira etapa em duas sedes simultâneas. Assim que liberado, o projeto também garantirá a continuidade da LDB para a temporada 2015.

Destaque Jovem do último NBB, Coelho disputará mais uma LDB pelo Minas (Lucas Figueiredo/LNB)

Destaque Jovem do último NBB, Coelho disputará mais uma LDB pelo Minas (Lucas Figueiredo/LNB)

Criada em 2011, a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) já tem participação ativa e efetiva na formação de jogadores dentro do basquete brasileiro. Depois de três edições disputadas, a competição Sub-22 revelou e colocou em evidência alguns nomes que fazem parte da nova geração da modalidade no país.

Recentemente, o maior campeonato de basquete do país revelou o ala Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB, com a camisa do Pinheiros/SKY, o garoto, de apenas 18 anos, foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA e agora desfilará seu talento na liga norte-americana de basquete.

Além de mandar pela primeira vez um jogador para a NBA – Caboclo foi o primeiro atleta a atuar na LDB e chegar ao principal campeonato de basquete do planeta -, a LDB viu seis jogadores com grandes passagens na competição serem convocados para Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano 2014: Gegê e Cristiano Felício, do Flamengo, e Léo Meindl, do Franca Basquete, estes garantidos no grupo que representará o país no torneio, Ricardo Fischer, do Paschoalotto/Bauru, cortado por lesão, e Lucas Mariano, do Vivo/Franca, e Humberto, do Pinheiros/SKY, liberados pelo técnico José Neto após o período de treinamentos.

Bruno Caboclo é o primeiro fruto da LDB, parceria entre a LNB e o Ministério do Esporte (João Pires/LNB)

Bruno Caboclo se destacou na última LDB e se tornou o mais novo brasileiro na NBA (João Pires/LNB)

Grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro, a LDB também é responsável por abastecer as equipes que disputam o NBB. Na última temporada, o maior campeonato de basquete do país contou com 114 atletas oriundos da competição Sub-22 inscritos entre as 17 equipes participantes, sendo que 76 deles entraram em quadra.

Confira as 24 equipes participantes da LDB 2014:
Associação de Basquete de Anápolis (GO)
Basquete Cearense (CE)
Paschoalotto/Bauru (SP)
Blumenau (SC)
Botafogo (RJ)
UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
Basquete Curitiba/Círculo Militar (PR)
Flamengo (RJ)
Franca Basquete (SP)
Grêmio Náutico União (RS)
Winner/Kabum/Limeira (SP)
Macaé Basquete (RJ)
Minas Tênis Clube (MG)
Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
Clube Náutico Capibaribe (PE)
Paulistano/Unimed (SP)
Pinheiros/SKY (SP)
Clube Regatas Campinas (SP)
Rio Claro Basquete (SP)
AABJ Joinville (SC)
Sport Club do Recife (PE)
Tijuca Tênis Clube (RJ)
Tittas/SEST/SENAT (PR)
Unitri/Praia Clube (MG)

Confira o calendário completo da LDB 2014:  

– Fase de Classificação
Primeira etapa (duas sedes): 05/08 a 10/08
Segunda etapa (duas sedes): 26/08 a 31/08
Terceira etapa (duas sedes): 16/09 a 21/09
Quarta etapa (quatro sedes): 19/10 a 23/10

– Finais (sede única): 02/12 a 07/12