#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai começar

26-05-2017 | 01:54
Por Liga Nacional de Basquete

Coletiva de imprensa no Ginásio Antonio Prado Jr esquenta a decisão do NBB CAIXA entre Paulistano e Bauru, que começará neste sábado

As Finais do NBB CAIXA 2016/2017 vão começar. Na manhã desta sexta-feira (26/05), no  Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), palco do Jogo 1, foi realizada a coletiva de imprensa que antecede o início da grande decisão entre Paulistano/Corpore e Gocil/Bauru Basket, que acontecerá neste sábado (27/05), às 14 horas, com transmissão ao vivo nos canais Band e SporTV.

Estiveram presentes na cerimônia o superintendente da LNB, Sérgio Domenici, e dois representantes das equipes finalistas. Pelo lado alvirrubro, o armador Arthur Pecos e o técnico Gustavo De Conti, enquanto que o ala/pivô Jefferson William e o treinador Demétrius Ferracciú tiveram a palavra pelo lado do Dragão.

“É uma alegria ver o NBB CAIXA chegando à sua nona decisão. Tenho certeza que todas as partidas terão festas muito bonitas de ambas as torcidas. Passamos por um período com Finais em jogo único, depois em melhor de três e na temporada passada retomamos o formato melhor de cinco. Com certeza será uma Final que atrairá os olhares de muitos fãs do basquete”, disse Sérgio Domenici, superintendente da LNB.

+Bagagens distintas, LDB em peso e domínio caseiro: veja as curiosidades das Finais

Em cenário completamente inédito no NBB CAIXA, Bauru e Paulistano, quinto e sexto colocados da fase de classificação, protagonizarão a primeira decisão da história entre duas equipes de fora do G-4. As Finais desta edição ainda terminarão com um campeão inédito, já que os únicos times a levantarem o troféu de campeão são Flamengo e UniCEUB/BRBCARD/Brasília.

A decisão colocará frente a frente duas equipes com bagagens distintas. De um lado, o Bauru tem nada menos que sete atletas com pelo menos uma Final de NBB CAIXA no currículo, sendo que Alex irá para sua sétima, Jefferson para a sexta e Gegê para sua quinta consecutiva. Do outro, o Paulistano é o time mais jovem da história a chegar na finalíssima (média de 21,9 anos) e conta com apenas dois jogadores com experiência em decisões: Renato Carbonari e Arthur Pecos.

Para chegar à sua terceira decisão consecutiva, o Dragão iniciou sua caminhada nos playoffs com uma “varrida” sobre o Macaé Basquete, por 3 a 0. Depois, nas quartas de final, o adversário foi o quarto colocado UniCEUB/BRB/Brasília. Mesmo sem o mando de quadra, a equipe bauruense levou a melhor na série, por 3 a 1. Já na semi, conseguiu uma virada épica sobre o EC Pinheiros depois de estar perdendo a série por 2 a 0 e avançou às Finais.

“Para nós é uma satisfação grande estar na terceira final seguida, ainda mais em um campeonato tão competitivo como o NBB CAIXA. Hoje estamos mais prontos para ir em busca do título. A maneira como chegamos aqui, saindo de duas situações adversas, com contra Brasília e Pinheiros, isso nos traz muita confiança”, declarou o técnico Demétrius Ferracciú.

Já o Paulistano enfrentou duas séries de cinco jogos logo de cara no mata-mata. Nas oitavas de final, 3 a 2 contra o Solar Cearense, 11º colocado na fase de classificação. Na sequência, emoção à flor da pele diante do Franca Basquete, terceiro colocado, com direito a triunfo imponente em pleno Ginásio Pedrocão lotado no Jogo 5. Já na semifinal, a equipe do técnico Gustavo De Conti “varreu” o oitavo colocado Universo/Vitória, por 3 a 0, e classificou-se à sua segunda decisão na história.

“Começamos a temporada com objetivo de revelar jogadores, mas o ponto crucial para chegarmos até aqui foram as seis derrotas seguidas no início do segundo turno. Os jogadores estavam sem saber a diferença entre derrota e vitória. Com isso fizemos treinos cada vez mais cedo, chegamos a ter treinos às 7h da manhã. Foi uma estratégia para mudar a mentalidade, para perceberem a diferença entre vitória e derrota e saberem que a gente podia ir mais longe”, disse o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.

Em toda a história do NBB CAIXA, Bauru e Paulistano se enfrentaram 21 vezes, com 12 vitórias dos bauruenses e nove para os alvirrubros. Neste período, as equipes mediram forças nas oitavas de final de 2010/2011, com “varrida” bauruense por 3 a 0. No entanto, atuando no Ginásio Antonio Prado Jr, palco da decisão, a equipe da capital paulista tem retrospecto de oito vitórias em dez partidas. Do outro lado, o Dragão só perdeu uma vez para o Paulistano atuando como mandante.

Depois da partida que abrirá as Finais neste sábado, a série que definirá o campeão rumará para Bauru (SP), onde as equipes farão o Jogo 2 no Ginásio Panela de Pressão, na sexta-feira (02/06), às 19h30, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. O Jogo 3 acontecerá no domingo (04/06), no Ginásio “Gigantão”, na cidade de Araraquara (SP), às 14h35, com exibição simultânea da Band e do SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.