#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai começar!

22-11-2012 | 04:41
Por Liga Nacional de Basquete

A bola irá subir para o NBB 2012/2013, e o primeiro jogo será entre o Minas, do técnico Raul Togni, e o Tijuca, de Miguel Ângelo da Luz, em Belo Horizonte

Raul Togni e Miguel Ângelo da Luz, os técnicos de Minas e Tijuca, que abrem o NBB 2012/2013 (Montagem/LNB)

Depois de muita preparação, chegou a hora: mais uma edição do NBB vai iniciar. A quinta temporada da principal competição do basquete brasileiro começará neste fim de semana. O primeiro jogo do campeonato botará frente à frente Icatu/Minas e Tijuca/Rio de Janeiro, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), nesta sexta-feira (23/11), a partir das 21h00.

Será uma partida entre dois tradicionais clubes do Brasil, com tradição em formar talentos para o basquete nacional. O Minas vem muito reformulado para a temporada 2012/2013. Foram oito contratações, entre eles, Renato (ex-Pinheiros), Betinho (ex-Paulistano) e o norte-americano Anthony Walton, todos alas. Eles se juntam a remanescentes da edição passada, como o armador norte-americano Mark Borders e o ala revelação Bruno Irigoyen.

Time reformulado do Minas (Orlando Bento/Divulgação)

“É um time que mudou muito, estamos ainda em processo de adaptação, mas é uma equipe aguerrida, com jogadores experientes. Temos o objetivo de chegar entre os 12 classificados e vamos lutar muito para isso, com uma defesa agressiva, um ataque pensado e muita luta”, disse o técnico do Minas, Raul Togni.

Já o Tijuca vai para a segunda participação no NBB com o retrospecto de ter passado para os playoffs na temporada passada – eliminando coincidentemente o Minas. O time carioca também passou por muitas mudanças, contratou jogadores de times campeões da competição, como os armadores Fred (ex-Flamengo) e Bruninho (ex-Brasília), além de renovar com o ala/armador Arnaldinho, o ala Marcellus e o pivô Rodrigo Bahia. A mais recente novidade foi a chegada do ala norte-americano Lamar Roberson.

“A postura da equipe será de acordo com a nossa filosofia, jogo forte e concentração total. Procuraremos ganhar o máximo de jogos em casa, isso é muito importante em um campeonato tão forte como o NBB”, comentou o treinador do Tijuca, Miguel Ângelo da Luz.

Vencer partidas fora de casa, como será na estreia do Tijuca, também ajuda, mas os cariocas sabem das dificuldades de enfrentar o Minas dentro de Belo Horizonte. “É equipe nova, com bons valores individuais, muito boa. Será um jogo muito difícil”, falou Miguel Ângelo.

No outro lado, o Minas trabalha com a pressão de começar a campanha jogando ao lado da torcida. “Existe uma pressão em todo jogo, independente de jogar dentro ou fora de casa, o esporte é assim. São duas equipes que vão jogar pela vitória, portanto a pressão é normal”, explicou Togni.

Curiosidades

– Tanto Minas como Tijuca ficaram com o vice-campeonato em seus respectivos campeonatos estaduais;

Arnaldinho, Rodrigo Bahia e Marcellus, que vão jogar mais uma temporada pelo Tijuca (Montagem/LNB)

– Minas e Tijuca só se enfrentaram duas vezes na história, durante a temporada 2011/2012, e a equipe carioca venceu ambas as partidas (Tijuca 73 a 62 em MG no primeiro turno e Tijuca 85 a 70 no RJ no segundo turno);

– A última vaga dos playoffs da temporada passada do NBB foi disputada até as rodadas finais pelas duas equipes. Os cariocas levaram a melhor no fim – o Tijuca ficou em 12º, o Minas, em 13º;

– O armador Betinho, do Minas, pode chegar à marca de 250 assistências no NBB se fizer mais seis assistências;

– O armador Arnaldinho, do Tijuca, está a um ponto de alcançar 850 no NBB. O pivô Rodrigo Bahia, também do time carioca, também está perto da marca, faltando nove pontos.