#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vai pegar fogo

04-12-2013 | 05:33
Por Liga Nacional de Basquete

No embalo de cinco vitórias seguidas, Pinheiros recebe o atual vice-campeão Uberlândia; mineiros tentam voltar a vencer após duas derrotas consecutivas

Uberlândia e Pinheiros se enfrentaram nas quartas de final do último NBB e os mineiros levaram a melhor (Ricardo Bufolin/ECP)

Uberlândia e Pinheiros se enfrentaram nas quartas de final do último NBB e os mineiros levaram a melhor (Ricardo Bufolin/ECP)

Um dos jogos da rodada desta quinta-feira do NBB 2013/2014 tem tudo para pegar fogo. Vindo de uma ótima sequência de cinco vitórias consecutivas, o Pinheiros/SKY receberá o atual vice-campeão da competição, Unitri/Magazine Luiza, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV.

Dono da segunda posição na tabela de classificação, o time da capital paulista está em um ótimo momento. Depois levar a pior em sua primeira partida na sexta edição da maior competição de basquete do país, diante do Winner/Kabum/Limeira, a equipe comandada pelo técnico Cláudio Mortari não sabe mais o que é perder.

Os pinheirenses superaram Paschoalotto/Bauru, Macáe Basquete, Flamengo, Mogi das Cruzes/Helbor e SKY/Basquete Cearense para chegarem à campanha de cinco triunfos em seis partidas disputadas no campeonato(83,3% de aproveitamento). Agora, o desafio será diante do Uberlândia, responsável pela eliminação da equipe na última temporada, após uma série de quartas de final decidida apenas no quinto jogo.

“Nós temos que jogar com muita atenção e concentração. Vai ser um jogo muito difícil e precisamos entrar ligado durante toda a partida. Enfrentaremos uma grande equipe”, afirmou o ala/armador norte-americano Joe Smith.

Grande parte da boa fase do Pinheiros se deve aos ótimos desempenhos do ala Shamell. Eleito o melhor jogador da última semana pelo Território LNB, o norte-americano é o cestinha da equipe no campeonato, com 21,8 pontos por jogo, e ainda contribui com 6,0 rebotes e 4,4 assistências por partida.

Shamell atravessa ótimo momento e é o grande destaque do Pinheiros até o momento (João Pires/Divulgação)

Shamell atravessa ótimo momento e é o grande destaque do Pinheiros até o momento (João Pires/Divulgação)

Outro trunfo para as seguidas vitórias atende pelo nome de Leandrinho. O ala/armador não demorou a se adaptar ao time paulista e nas três partidas que disputou conquistou atuações decisivas, com uma média de 19,6 tentos por duelo.

Enquanto o Pinheiros vem embalado para o confronto, o Uberlândia espera acabar com o mau momento. O esquadrão do Triângulo Mineiro foi derrotado em seus dois últimos compromissos na competição, primeiro para o Vivo/Franca, fora de casa, no Ginásio Pedrocão, e depois para o Universo/Goiânia, mesmo atuando ao lado de seu torcedor, no Ginásio do Sabiazinho.

“Infelizmente nas duas últimas partidas, principalmente contra Goiânia, em casa, não estávamos esperando perder. Mas agora temos que pensar em ganhar do Pinheiros. Eles têm um ataque muito forte, principalmente com os jogadores que atuam nas posições de cima (armadores e alas) e temos que estar atentos a isso”, disse o armador Valtinho, dono da maior média de assistências da temporada até o momento (7,75 por jogo).

Valtinho é uma das armas do Uberlândia na busca pela vitória diante do Pinheiros (Raphael Oliveira/EAZ)

Valtinho é uma das armas do Uberlândia na busca pela vitória diante do Pinheiros (Raphael Oliveira/EAZ)

Para interromper a sequência negativa, o time uberlandense sabe que precisará executar um bom trabalho defensivo para cima de Shamell, Leandrinho e Joe Smith. Atualmente, o trio é responsável por 56,8 pontos por jogo, quantidade que representa 69,8% pontos marcados pela equipe.

“O time deles gosta muito do ataque. Então, temos que tentar surpreendê-los com uma boa defesa para podermos ter a oportunidade de contra-atacar. Vamos fazer o possível para tentar diminuir a pontuação dos principais jogadores deles e vamos tentar soltar o nosso jogo para ficar com a vitória”, completou Valtinho.

Para a partida, o técnico Hélio Rubens seguirá sem poder contar com os serviços do ala/pivô Luis Gruber. Segundo maior pontuador da equipe na campanha do vice-campeonato na última temporada, o jogador está com uma lesão muscular na perna esquerda e precisará de mais dez dias para fazer sua estreia na atual edição da competição. Em compensação, o pivô Léo Waszkiewicz está recuperado de uma contusão muscular e liberado para debutar no NBB 2013/2014.