#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vale a vaga

04-05-2015 | 10:57
Por Liga Nacional de Basquete

Empatados em 2 a 2, Mogi e Macaé decidem classificação à semifinal da temporada 2014/2015 do NBB, nesta segunda-feira, no “caldeirão” Hugo Ramos

Mogi e Macaé prometem fazer um acirrado duelo pela vaga na semifinal do NBB (Cleomar Macedo/Helbor)

Mogi e Macaé prometem fazer um acirrado duelo pela vaga na semifinal do NBB (Cleomar Macedo/Helbor)

O equilíbrio foi a principal marca da série quartas de final do NBB entre Mogi das Cruzes/Helbor e Macaé Basquete, quarto e 12º colocados na fase de classificação, respectivamente. Nos quatro primeiros jogos, duas vitórias para cada lado, e agora, nesta segunda-feira (04/05), as equipes decidirão a vaga na semifinal do nacional no Ginásio Hugo Ramos, no Alto Tietê, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo via web (www.lnb.com.br/tempo-real).

O primeiro duelo da série já indicou que a disputa seria intensa. Atuando em casa, os mogianos tiveram extremas dificuldades e levaram a melhor, por 84 a 72. No segundo jogo, também na cidade de Mogi das Cruzes (SP), a dificuldade foi maior ainda, só que desta vez, o esquadrão macaense se impôs e saiu de quadra vencedor, pelo placar de 89 a 84, e com o empate no confronto quartas de final, 1 a 1.

Logo em seguida, a série migrou para o litoral norte fluminense, onde o Macaé fez valer o mando de quadra e, com Ginásio Juquinha fervendo, ganhou o Jogo 3, por 78 a 69, e virou o placar do confronto e ficou a um passo da semifinal (2 a 1). Mas os atuais vice-campeões sul-americanos não se renderam, apresentaram um grande basquetebol na quarta partida e deixaram tudo igual na briga pela vaga na próxima fase ao vencer fora de casa, por 91 a 73.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final do NBB 7

“Neste momento está tudo igual. Sabemos que temos que marcar e controlar as emoções para que não aconteça o que aconteceu no segundo jogo, quando nossos armadores ficaram de fora desde o início. Sabemos da dificuldade, precisamos de concentração e intensidade. Recuperamos uma parte importante da nossa luta, que só faltou no Jogo 3. Sabemos das nossas deficiências, mas sabemos das coisas boas que fizemos para ganhar. Estou seguro de que vamos fazer de tudo para buscar a vitória”, declarou o técnico do Mogi, Paco García.

Grande surpresa da atual temporada do NBB, o Macaé está em busca de repetir o feito alcançado pelo próprio Mogi na última edição e chegar à semifinal mesmo sendo o 12º colocado e ainda por cima estreante em playoffs. Na ocasião, os mogianos passaram pelo Pinheiros nas oitavas (3 a 1), assim como fizeram os macaenses em cima do Minas neste ano, e em seguida, bateram o quarto colocado Winner/Limeira, por 3 a 2, com direito a histórica virada após estar perdendo a série por 2 a 0.

Ginásio Hugo Ramos

“Caldeirão” Hugo Ramos estará lotado para o Jogo 5 da série quartas de final entre Mogi e Macaé (Cleomar Macedo/Helbor)

Em todas as seis edições anteriores do NBB, dez dos 24 confrontos quartas de final foram decididos no Jogo 5, sendo apenas dois deles vencidos pelo time de pior campanha que jogou fora de casa – um deles do Mogi em cima do Limeira no NBB 6. Por falar em fator casa, os torcedores mogianos prometem lotar o Ginásio Hugo Ramos e transformá-lo em um verdadeiro “caldeirão”.

“É o último jogo da série. Agora é vida ou morte. A gente tem acreditar na gente e jogar o nosso basquete. Se lá eles fizeram o Juquinha ferver, aqui a gente tem que fazer o caldeirão pegar fogo. Temos que começar focados e ditar o ritmo de jogo”, alertou o pivô Paulão Prestes, do Mogi, um dos maiores destaques da vitória na última partida da série, com 19 pontos e nove rebotes.

Confira o calendário completo da série entre Mogi (4º) 2 x 2 Macaé (12º):
Jogo 1 – Mogi 84 x 72 Macaé
Jogo 2 – Mogi 84 x 89 Macaé
Jogo 3 – Macaé 78 x 69 Mogi
Jogo 4 – Macaé 73 x 91 Mogi
Jogo 5 – 04/05 (segunda-feira), às 20h, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi – ao vivo na WEB