#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Vitória histórica

04-09-2014 | 12:28
Por Liga Nacional de Basquete

Dominante durante os 40 minutos de jogo, Seleção Brasileira não dá chances ao Egito e conquista sua maior vitória na história dos Mundiais

O Brasil, do jovem armador Raulzinho, dominou o Egito e venceu por incríveis 63 pontos de diferença (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

O Brasil, do jovem armador Raulzinho, dominou o Egito e venceu por incríveis 63 pontos de diferença (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Mesmo com a vice-liderança do Grupo A da Copa do Mundo 2014 garantida, a Seleção Brasileira não tirou o pé do acelerador e fechou sua participação na fase de classificação com uma larga vitória sobre o Egito, pelo incrível placar de 128 a 65, no Palacio de los Deportes, em Granada, na Espanha.

O expressivo triunfo brasileiro sobre os egípcios foi responsável por quebrar os recordes de pontuação e maior diferença de pontos desta edição do Mundial, que pertenciam aos Estados Unidos, que venceu a Finlândia na primeira rodada por 114 a 55.

A diferença de 63 pontos registrada pelos comandados de Rubén Magnano ainda representou a maior margem de pontos da história da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, ultrapassando a vitória do Brasil sobre a China no Mundial de 1978, nas Filipinas, pelo placar de 154 a 97, diferença de 57 pontos.

Os destaques da histórica vitória do Brasil ficaram por conta do ala Leandrinho, cestinha do duelo, com 22 pontos, seguido por Marcelinho Machado, autor de 16 pontos. Já o ala/pivô Anderson Varejão também apareceu bem e deixou a quadra com um duplo-duplo de 15 pontos e dez rebotes.

Quem também registrou dois dígitos em dois fundamentos foi o jovem armador Raulzinho, que saiu do banco e anotou 14 pontos e dez assistências. Outros destaques pelo lado brasileiro foram o Alex Garcia e o armador Marcelinho Huertas, que totalizaram 15 e 12 pontos, respectivamente.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

“Acho que foi muito positivo nosso desempenho na primeira fase. A partida contra a Espanha foi o único jogo que não conseguimos acertar. Mérito para eles também que foram muito bem no ataque. Já contra França e Sérvia atuamos muito bem. E contra os adversários teoricamente mais fracos vencemos com tranquilidade. Vamos para as oitavas de final com o moral alta para enfrentarmos os próximos adversários”, analisou o armador Marcelinho Huertas.

Agora, após fechar a primeira fase da Copa do Mundo 2014 na segunda posição, com quatro vitórias e uma derrota (80% de aproveitamento), o time do técnico Rubén Magnano terá pela frente nas oitavas de final a Argentina, terceiro colocado do Grupo B. O clássico sul-americano será no próximo domingo, às 17 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

Com 22 pontos, Leandrinho foi o cestinha da histórica vitória do Brasil (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Com 22 pontos, Leandrinho foi o cestinha da histórica vitória do Brasil (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Desde o primeiro minuto, o Brasil não deu chances ao Egito e já tratou de matar o jogo logo na etapa inicial. Com muita velocidade e aproveitando quase todas as finalizações, o time verde-amarelo venceu a etapa inicial por largos 37 a 10. Mesmo com 27 tentos de frente, os comandados de Rubén Magnano não tiraram o pé do acelerador e seguiram estendendo a diferença do placar, que ao final da segunda parcial, foi de 44 pontos (67 a 23).

A partida ficou um pouco mais equilibrada na volta dos vestiários, no entanto, a diferença não saiu da casa dos 40 pontos. Já nos dez minutos finais, a Seleção voltou a deslanchar e a margem de pontos no placar não parou de subir. Com Marcelinho Machado, Raulzinho e Hettsheimeir inspirados, o esquadrão verde-amarelo fechou o duelo com o largo e histórico placar de 128 a 65, e 63 pontos de diferença.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:

Brasil 65 x 63 França
Brasil 79 x 50 Irã
Brasil 63 x 82 Espanha
Brasil 81 x 73 Sérvia
Brasil 128 x 65 Egito

*Horários de Brasília