#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Voo para o tri

21-02-2014 | 09:08
Por Liga Nacional de Basquete

Bicampeão do Torneio de Enterradas, Gui Deodato entra em quadra nesta sexta para defender invencibilidade na competição e levar terceiro título seguido

Gui Deodato, do Bauru, campeão do Torneio de Enterradas

Com a capa do Batman, Gui Deodato, do Bauru, voou e foi campeão do Torneio de Enterradas 2013 (João Pires/LNB)

Foram dois títulos consecutivos, agora, chegou a hora de Gui Deodato lutar pelo tricampeonato do Torneio de Enterradas. Nesta sexta-feira, o ala do Paschoalotto/Bauru tentará estender sua invencibilidade na disputa das cravadas a partir das 19h15, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), com transmissão ao vivo através do SporTV.

“Confesso que conquistar o tri seria incrível e teria um gosto especial, mas a cada ano fica mais difícil. Esse ano o torneio terá a participação de jogadores muito explosivos e que devem estar treinando bastante. Deve ter um gosto especial para eles poder vencer o atual bicampeão e isso vai elevar muito o nível este ano. Desejo sorte a eles, mas desejo muito mais sorte para mim (risos)”, disse Gui.

Neste ano, o bicampeão terá pela frente o ala Jhonatan, do Vivo/Franca, baixinho norte-americano Ned Cox, de apenas 1,80m, da Liga Sorocabana, e seu compatriota DeVon Hardin, de 2,10m, representante da equipe da casa, o SKY/Basquete Cearense. Com uma lesão nas costas, o jovem Bruno Caboclo, do Pinheiros/SKY não poderá participar da competição.

Na última edição do torneio, realizada em Brasília (DF), Gui não só colocou sua tradicional capa do super-herói Batman, como inovou nos personagens e usou também a máscara do vilão Darth Vader, de Star Wars. Devidamente fantasiado, o bauruense de 22 anos não titubeou e bateu o também jovem Danilo Fuzaro, do Minas, na grande decisão e faturou seu segundo título da competição das cravadas.

“Acho que o grande segredo é se divertir. É uma grande festividade do basquete e encaro com muita diversão. No começo sempre fico com muita vergonha, mas após a primeira enterrada acabo me soltando e aí que aparecem os movimentos. A enterrada é algo que vem naturalmente e acho que isso é que a deixa mais bonita e explosiva. Além disso, sei que preciso criar um repertório muito diferente dos outros anos e isso será o grande diferencial”, explicou Deodato.

O torneio será dividido em duas rodadas. Na primeira, cada atleta fará duas enterradas, uma com estilo livre e outra com ajuda de outro jogador. Cada cravada será julgada por um júri de cinco pessoas escolhidas pela LNB. O júri poderá avaliar as acrobacias com notas de 6 a 10. Os dois competidores com maior pontuação total seguirão para a rodada final. Nesta, eles farão mais uma enterrada em estilo livre e vence quem conseguir a melhor nota. Em caso de empate, novas rodadas serão feitas até que se defina um ganhador.

Gui Deodato com os mascotes da FIBA Américas e do Bauru

Gui Deodato comemorou seu título de 2013 ao lado dos mascotes da FIBA Américas e do Bauru (João Pires/LNB)