#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Who’s the man?

31-05-2016 | 01:15
Por Liga Nacional de Basquete

Com Shamell, do Mogi, e os pinheirenses Bennett e Holloway na disputa, Troféu de Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA terá vencedor inédito nesta temporada

Nesta terça-feira (31/05), a Liga Nacional de Basquete divulgou os candidatos ao prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA 2015/2016. Após votação realizada com técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes, além de imprensa, personalidades do basquete nacional, árbitros e comissários, Shamell, do Mogi das Cruzes/Helbor, e os pinheirenses Bennett e Holloway concorrem ao posto de melhor “gringo” da competição nacional.

Criado na edição 2013/2014 do NBB CAIXA, o troféu de Melhor Estrangeiro terá um vencedor inédito neste ano. Até hoje apenas o ala norte-americano David Jackson, que atuou duas temporadas seguidas pelo Winner/Limeira e atualmente está no basquete argentino, saiu vencedor nesta categoria.

Shamell luta por seu primeiro troféu individual na história do NBB CAIXA (Bruno Lorenzo/LNB)

Maior cestinha, Shamell luta por seu primeiro troféu individual na história do NBB CAIXA (Bruno Lorenzo/LNB)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Maior cestinha da história do NBB CAIXA, com 5.422 pontos marcados, Shamell luta por seu primeiro troféu individual na competição. Nesta temporada, o norte-americano guiou o Mogi até às semifinais novamente e teve média de 17,1 pontos por jogo, a segunda maior de todo o campeonato, atrás apenas de Neto (Liga Sorocabana).

Logo atrás de Shamell na lista de cestinhas, Desmond Holloway também concorre ao prêmio de Melhor Estrangeiro. Em sua quarta temporada no Brasil, o também norte-americano fechou sua participação na competição com a terceira maior média de pontos (17,0 por jogo) e teve grande participação na boa campanha do Pinheiros, que parou nas quartas de final diante do Paschoalotto/Bauru.

Holloway se manteve entre os principais pontuadores e agora luta pelo prêmio de Melhor Estrangeiro (Ricardo Bufolin/ECP)

Holloway se manteve entre os principais pontuadores e agora luta pelo prêmio de Melhor Estrangeiro (Ricardo Bufolin/ECP)

Outro nome importante do clube da capital paulista no NBB CAIXA 2015/2016, inclusive com grande desempenho nos playoffs, Bennett disputa o troféu de melhor “gringo” logo em sua temporada de estreia no país. Nascido no Estado de Indiana (EUA), o armador de 28 anos teve médias de 13,2 pontos e 4,0 rebotes na competição, com direito a grandes atuações individuais como os 27 pontos marcados contra o Mogi na fase de classificação,

Bennett viveu grande temporada em sua estreia no NBB CAIXA (Ricardo Bufolin/ECP)

Bennett viveu grande temporada em sua estreia no NBB CAIXA (Ricardo Bufolin/ECP)

O prêmio de Melhor Estrangeiro faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB CAIXA. Também são premiados Destaque Jovem, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (Jogador Mais Valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô). Todos os vencedores serão conhecidos no dia 14/06 (segunda-feira), na Festa de Premiação, que será realizada em São Paulo (SP).

Também receberam votos para Melhor Estrangeiro do NBB 7:

Alvaro Calvo (Universo/Vitória), Kenny Dawkins (Paulistano/Corpore), Meyinsse (Flamengo), Rashaun (Solar Cearense), Robert Day (Paschoalotto/Bauru) e Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor)

Confira todos vencedores do prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB na história*:

2014/2015 – David Jackson (Winner/Limeira)
2013/2014 – David Jackson (Winner/Limeira)

*o prêmio passou a ser entregue na temporada 2013/2014