#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ya Tu Sabes

19-01-2018 | 09:14
Por Liga Nacional de Basquete

Zerado no primeiro jogo contra Bauru, Kyle Fuller promete “mudar história” e rasga elogios ao elenco do Paulistano: “é difícil de nos parar”

Ele entrou em quadra no NBB CAIXA com a moral lá em cima, pois havia acabado de ser campeão e MVP das Finais do Campeonato Paulista 2017. No entanto, sua primeira experiência no maior campeonato do basquete brasileiro não foi como o esperado. Um dos grandes reforços do Paulistano/Corpore para a atual temporada, Kyle Fuller não fez um ponto sequer (0/8 nos arremessos de quadra) na partida de abertura da competição contra Sendi/Bauru e decepcionou na estreia, por 72 a 71.

E neste sábado (20/01), o ala/armador norte-americano naturalizado peruano, também chamado de “Zoom” Fuller, terá a chance de se redimir e mudar a história do duelo anterior em seu reencontro com o Bauru. O tão aguardado confronto será realizado novamente no Ginásio Antonio Prado Jr, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

“Não vou dar desculpas sobre aquele jogo. O Bauru veio aqui e teve uma boa exibição, mas ainda estávamos no ritmo do título do Paulista. Eu, pessoalmente, não estava totalmente ligado nesse jogo, porque tínhamos acabado de ganhar o Paulista e estávamos empolgados para vencer o Bauru pelo NBB, mas não fomos nada bem. Agora todos nós estamos mais focados, jogando bem. Estou muito focado e pronto para enfrentar o Bauru novamente e mudar a história do primeiro jogo”, disse Fuller.

Kyle Fuller zerou no primeiro jogo do Paulistano no NBB CAIXA e tentará se redimir em novo duelo contra o Bauru (João Pires/LNB)

Dono de um estilo bastante irreverente, Kyle Fuller parece bem adaptado ao Brasil e isso pode ser visto através de seu engajamento nas redes sociais. Em suas postagens, o bem humorado atleta usa alguns bordões bastante característicos: “No Dias Libre”, que simboliza a árdua rotina de treinos diários, sem folgas, e o “Ya Tu Sabes”, este que parece se encaixar perfeitamente para a situação que antecede o duelo contra Bauru.

“O ‘Ya Tu Sabes’ significa muito para mim. Significa que não importa onde você está, quem está olhando para você, com qual time você joga contra ou em qual ambiente você está. Você sabe o que pode fazer. Você já sabe. Eu já sei quem eu sou. Posso fazer qualquer coisa que eu acreditar. Se eu acreditar que posso, eu posso. Quando digo ‘Ya Tu Sabes’ quer dizer que você já sabe. Na verdade, significa eu acredito em mim, e eu sei que posso. É a única coisa que importa para mim, que eu sei que posso”, contou Zoom Fuller.

Melhor armador da última Liga Venezuelana, onde atuou com a camisa do Toros de Aragua, Fuller foi o quarto maior cestinha da competição, com média de 19,4 pontos por jogo. Agora, no NBB CAIXA, o jogador é o cestinha do Paulistano, com média de 13,9 pontos por partida, além de ser atleta que mais acerta bolas de 3 pontos no NBB CAIXA, com 2,6 convertidas por partida. De quebra, ele é um dos principais motores da forte defesa alvirrubra.

“Meu papel no time é fazer o trabalho bem feito. Marcar o melhor jogador do outro time, pontuar, ser um líder. Mas como disse, preciso executar bem o trabalho para conseguir as vitórias. Vou marcar o melhor jogador adversário até o relógio estourar. Se precisar pontuar, vou pontuar o máximo que conseguir. Acredito que minha temporada está sendo boa. Estamos com nove vitórias seguidas e espero seguir fazendo coisas que ajudem o time a vencer, porque a única coisa que quero no final do dia é vencer”, disse Fuller.

E por falar em bolas de 3, o Paulistano vem chamando a atenção de todos com um estilo único, o famoso “Run and Gun”, que consiste em um jogo extremamente veloz, intenso, baseado na transição e nas rápidas definições. O CAP é o time que mais acerta tiros longos no NBB CAIXA, com 11,3 convertidas por partida, e tem o terceiro melhor ataque do campeonato, com 81,5 pontos por partida. Além disso, é a equipe que mais dá assistências na temporada, com 20,6 de média.

Em grande fase, a equipe do técnico Gustavo De Conti ocupa a quarta colocação, com campanha de 11 vitórias em 14 partidas. O time é dono da maior sequência de vitórias na temporada, com nove seguidas. Já o Bauru aparece na cola do CAP, em quinto, com um triunfo a menos. Segundo Zoom Fuller, não há estratégia específica para bater adversários específicos, e sim para vencer os jogos.

“Não temos uma estratégia para vencer o Bauru, temos uma estratégia para ganhar jogos. O Gustavo (De Conti) sempre diz que podemos defender até pegar o rebote, então defendemos o mais forte possível durante os 24 segundos de cada posse, pegamos a bola e corremos. É o que estamos fazendo e precisamos continuar fazendo”, analisou Fuller.

O estilo de jogo do Paulistano se deve muito às peças que o técnico Gustavo De Conti tem à disposição. Todos têm capacidade física de marcar e correr a quadra, além de praticamente todos serem chutadores. O único que não tem o arremesso como arma é o eficiente ala/pivô Du Sommer. De resto, todos são capazes de atirar bolas na cesta caso estejam em condições, o que traz muitos problemas às defesas adversárias.

“Temos um dos melhores armadores da liga, que é o Elinho, outro armador de 18 anos muito rápido e que pode pressionar a bola, que é o Yago. Tem eu e o Deryk correndo e pontuando. Nesbitt é um monstro no garrafão. Jhonatan pula e marca qualquer jogador de qualquer posição. Temos o Lucas, que para mim é o melhor ala/pivô da liga, que infiltra, chuta, passa, tudo. Temos também o Gui, o Du, vários jogadores que os adversários têm que se preocupar. É difícil de nos parar. Isso que nos faz tão bons”, finalizou Kyle Fuller.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.