#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Bauru x Flamengo

03-11-2016 | 08:01
Por Liga Nacional de Basquete

Reencontros, sequência inédita, rivalidade e “titãs”: Bauru e Flamengo abrem NBB CAIXA 16/17 neste sábado; confira os 10 fatos interessantes do clássico

O confronto entre Gocil/Bauru Basket e Flamengo é um dos maiores clássicos da atualidade do basquete nacional. Potências do NBB CAIXA, os dois times protagonizarão mais uma abertura do campeonato, neste sábado (05/11). Diversos ingredientes deixam a partida ainda mais atrativa, e você confere os principais aqui.

O duelo será realizado no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 14 horas (de Brasília), e terá transmissão ao vivo para todo o país através da Band e dos canais SporTV. Esta será a primeira transmissão da Band no NBB CAIXA. A parceria foi anunciada durante o evento de Lançamento da competição, na última terça-feira.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Marquinhos, do Flamengo, e Alex, do Bauru

Com duas Finais seguidas, Bauru e Flamengo são duas das maiores potências do basquete brasileiro atual (Fotojump/LNB)

Confira os 10 fatos mais importantes do duelo entre Bauru e Flamengo:

– Rivalidade

Ultimamente, Bauru e Flamengo estiveram frente a frente nas duas últimas Finais de NBB CAIXA. Em ambas, o Flamengo levou a melhor e foi campeão. Na edição passada, os rubro-negros ficaram com o troféu após vencer eletrizante série melhor de cinco (3 a 2). Com 26 pontos, dez rebotes e 32 de eficiência, Marcelinho Machado foi “o cara” do jogo do título.

– Sequência inédita

Pensar em NBB CAIXA é pensar em Bauru x Flamengo. Contando com os cinco jogos das Finais que fecharam a temporada passada, a abertura da edição 2016/2017 estabelecerá a inédita sequência de seis jogos seguido entre as duas equipes na competição – recorde histórico de duelos consecutivos entre dois times.

– Saldo rubro-negro

Em toda a história do NBB CAIXA, Bauru e Flamengo fizeram 31 partidas, e a vantagem carioca é bastante larga: 22 vitórias e nove derrotas. Atuando com mando bauruense, o clube rubro-negro dez triunfos em 15 jogos.

Ricardo Fischer, do Bauru, e Gegê, do Flamengo

Trocaram de lado: Ricardo Fischer foi para o Flamengo e Gegê para o Bauru (João Pires/LNB)

– Reencontros

O clássico entre Bauru e Flamengo marcará alguns fortes reencontros. O principal deles é entre Ricardo Fischer, do time carioca, e a torcida do Bauru, onde ficou nas últimas quatro temporadas, e entre Gegê, novo reforço do Dragão, e o clube da Gávea, onde atuou também nos últimos quatro anos. Veja todos os atletas que já atuaram pela equipe rival:

– Bauru:
Gegê (2012-2016)
Shilton (2012-2014)
Jefferson William (2008-2011)

-Flamengo:
Ricardo Fischer (2012-2016)
Marquinhos (categoria de base em 2001-2002)
Rafael Mineiro (Mundial e NBA em 2015)

Marcelinho, do Flamengo, e Alex, do Brasília

Rivais de longa data: os “titãs” Marcelinho e Alex se enfrentaram em 4 Finais de NBB CAIXA (Cadu Gomes/LNB)

– Os titãs

Não há como falar do clássico entre Flamengo e Bauru sem falar de Marcelinho e Alex. Um é o maior campeão, e o outro o maior finalista da história do NBB CAIXA. Os dois “titãs” do basquete brasileiro farão seu 29º confronto pessoal.

Os capitães de Flamengo e Bauru já estiveram frente a frente em quatro Finais de NBB CAIXA (08/09, 09/10, 14/15 e 15/16), com uma vitória de Alex e três de Marcelinho. Somados os dois têm oito títulos do NBB CAIXA, dez Finais, oito troféus de Melhor Ala, três de MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada, três de MVP do Jogo das Estrelas, 9759 pontos, 1369 bolas de 3 pontos.

– Padrão NBA

Bauru e Flamengo são os dois únicos clubes do Brasil a participar da pré-temporada da NBA. Em 2014, os rubro-negros fizeram uma turnê de três amistosos nos Estados Unidos, contra Phoenix Suns, Orlando Magic e Memphis Grizzlies. Além disso, disputou o NBA Global Games Rio em 2015, no Rio de Janeiro, novamente contra o Magic.

Já o Bauru esteve na Terra do Tio Sam em 2015, quando mediu forças com o New York Knicks no lendário Madison Square Garden (Ricardo Fischer fez um triplo-duplo) e com Washington Wizards, no Verizon Center, na capital do país.

Olivinha e Shilton, do Flamengo

Shilton, hoje do Bauru, e Olivinha, do Fla, são os dois maiores reboteiros da história (João Pires/LNB)

– Reis do garrafão

A partida marcará o encontro entre os dois maiores reboteiros da história do NBB CAIXA: Olivinha (2323) e Shilton (1964). Os dois atuaram juntos no Flamengo por duas temporadas, em que conquistaram dois títulos do NBB CAIXA, uma Liga das Américas.

Shilton, inclusive, é dono do recorde de rebotes em um só jogo de todos os tempos da competição: 21, em 2008/2009. Olivinha vem logo atrás, com 20 em duas oportunidades. Quem levará a melhor nessa disputa de altíssimo nível?

– Gerações (distintas) de garçons

Os armadores de Bauru e Flamengo vieram de gerações completamente diferentes, mas se encontram no mesmo lugar: Top 10 de assistências da história do NBB. Com 39 anos, o “maestro” Valtinho, do Bauru, é o vice-líder do ranking, com 1427 ao longo das oito edições.

Já o agora rubro-negro Ricardo Fischer, de 25 anos, chegou no NBB CAIXA em 2011/2012, no São José, onde aprendeu a passar com ninguém menos que Fúlvio, líder da história, com 1476. Desde então, foi subindo ano a ano e agora já aparece na nona colocação, com 811 servidas – apenas 13 a menos que o oitavo colocado Helinho, hoje técnico do Franca.

Brasil campeão do Pan de Toronto

Elenco campeão do Pan de Toronto contou com 6 atletas de Flamengo e Bauru (Inovafoto.com.br)

– Seleção é pouco

Somados, Bauru e Flamengo reúnem 13 atletas e dois técnicos de Seleção Brasileira e por isso protagonizarão um confronto de altíssimo nível. Dentre eles estão três que disputaram os Jogos Olímpicos do Rio 2016: Marquinhos (Flamengo) e Alex e Hettsheimeir (Bauru). No último Sul-Americano estiveram Léo Meindl, Gui Deodato e Jefferson (Bauru), e Rafael Mineiro, Olivinha e JP Batista (Flamengo).

Confira a lista completa e a última aparição do jogador com a camisa do Brasil:

Bauru: 7
Alex Garcia (Rio 2016), Rafael Hettsheimeir (Rio 2016), Jefferson William (Sul-Americano 2016), Gui Deodato (Sul-Americano 2016), Léo Meindl (Sul-Americano 2016), Gegê (Sul-Americano 2014) e Valtinho. Técnico Demétrius Ferracciú (Rio 2016 – assistente).

Flamengo: 6
Marquinhos (Rio 2016), Marcelinho Machado (Copa do Mundo 2014), JP Batista (Sul-Americano 2016), Ricardo Fischer (Pan-Americano 2015), Olivinha (Sul-Americano 2016), Rafael Mineiro (Sul-Americano 2016). Técnico Jose Neto (Rio 2016 – assistente).

Alex Garcia, do Bauru

Band transmitirá o NBB CAIXA aos sábados (Luiz Pires/LNB)

– #NBBnaBand

O clássico entre Bauru e Flamengo marcará a primeira transmissão do NBB CAIXA pela TV Bandeirantes na história. O acordo foi anunciado no evento de lançamento da temporada, na última terça-feira, e prevê exibições ao vivo do maior campeonato do basquete brasileiro em todos os sábados.

Na temporada passada, o NBB CAIXA entrou na TV aberta através da Rede TV!. Agora, a Band será a casa da competição aos sábados e voltará a transmitir a modalidade da bola laranja, já que foi pioneira das transmissões da NBA no Brasil na década de 90.