#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#10Fatos – Flamengo x Bauru

23-01-2017 | 04:17
Por Liga Nacional de Basquete

Rivalidade aflorada, “alto risco” na tabela e reencontro especial: confira os 10 principais fatos do clássico desta terça-feira entre Flamengo e Bauru

Marquinhos, do Flamengo, e Alex, do Bauru

Rivais recentes, Flamengo e Bauru fizeram as duas últimas Finais do NBB CAIXA (João Pires/LNB)

Nesta terça-feira (24/01), Flamengo e Gocil/Bauru Basket farão o 33º duelo entre eles na história do NBB CAIXA, e fatos interessantes não faltam. No Rio de Janeiro, as equipes farão mais uma reedição das duas últimas Finais e escreverão mais uma página desta linda história. O duelo será às 19h30 (de Brasília) e será transmitido ao vivo pelos canais SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Confira os #10Fatos do clássico entre Flamengo e Bauru:

Duas Finais

Flamengo e Bauru fizeram as duas últimas Finais do NBB CAIXA. Em ambas o rubro-negro carioca saiu com o título. Em 2014/2015, em uma melhor de três, a equipe do técnico José Neto dominou os dois duelos e foi campeão. No ano seguinte, já em uma melhor de cinco, a história mudou, e a série foi até o Jogo 5. Na Arena Carioca 2, o clube da Gávea fez valer o fator torcida e caiu com mais um título.

Mais emoção

A atual edição do NBB CAIXA começou da mesma maneira que se encerrou a última: jogão entre Flamengo e Bauru. No Ginásio Panela de Pressão, as equipes fizeram o jogo mais longo da temporada, com duas prorrogações, em duelo que marcou a primeira transmissão da Band no NBB CAIXA. No final, triunfo carioca, por 100 a 97.

JP Batista, do Flamengo, e Jefferson, do Bauru

Com duas prorrogações, Flamengo venceu o Bauru na abertura do NBB CAIXA 16/17 no Panela de Pressão (João Pires/LNB)

Maré baixa

Líder isolado do NBB CAIXA, o Flamengo atravessa seu pior momento na competição. Foram duas derrotas (para Brasília e Franca) nas três últimas rodadas. Com isso, a equipe do técnico José Neto permaneceu no topo da classificação, mas viu o vice-líder Brasília encostar de vez.

Alto risco

O Flamengo pode deixar a liderança do NBB CAIXA caso perca para o Bauru na noite desta terça-feira. Isso porque a campanha rubro-negra cairá para 75% de aproveitamento em caso de derrota no clássico. Diante deste cenário, o vice-líder Brasília (73,3% de aproveitamento), que entrará em quadra na quinta-feira diante do lanterna Caxias, poderá assumirá a ponta se vencer.

Pode decolar

O clássico também será crucial para as pretensões do Bauru no NBB CAIXA. Em caso de vitória, o Dragão assumirá a quarta colocação isoladamente e entrará no G-4 provisoriamente. No entanto, se perder, sairá do bolo dos quatro times empatados (Vasco, Mogi, Pinheiros e Paulistano) e cairá para oitava colocação isolada, podendo, inclusive, despencar para o décimo lugar no dia seguinte.

Hettsheimeir, do Bauru

Hettsheimeir teve sua saída anuncada pelo Bauru e jogará pelo Fuenlabrada (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Sem Hett

Destaque do Bauru na temporada, Rafael Hettsheimeir teve sua inesperada saída do Dragão oficializada na noite do último domingo (22/01) e já não entrará em quadra no clássico. O jogador aceitou a proposta do Fuenlabrada (ESP) e viajará nesta terça-feira (24/01), justamente no dia do clássico contra o Flamengo.

Vai, Shilton!

Com a saída de Hettsheimeir, a responsabilidade de ser o “xerife” do garrafão bauruense ficará nas mãos de Shilton. Curiosamente, o experiente pivô de 34 anos foi bicampeão do NBB CAIXA com a camisa do rival Flamengo, entre 2012 e 2014. Shilton é o segundo maior reboteiro da história do NBB CAIXA, com 2009 rebotes, atrás apenas de Olivinha, do próprio Fla, com 2494.

Deitando e rolando

E por falar nele, Olivinha pode ser o primeiro da história a chegar aos 2.500 rebotes. Mas mais do que isso, o momento que o jogador vive é incrível. Ele é o único atleta com média de duplo-duplo (14,6 pontos e 11,4 rebotes) e é o mais eficiente do campeonato, com 22,27 de média por confronto. Que fase!

Gegê, do Bauru

Gegê reencontrará a torcida rubro-negra pela primeira vez desde sua saída do Flamengo, onde ficou por 4 temporadas (João Pires/LNB)

Reencontro especial

Reforço do Bauru para esta temporada, o armador Gegê reencontrará a torcida rubro-negra pela primeira vez desde sua saída. O jogador atuou pelo Flamengo nas quatro últimas temporadas e lá foi tetracampeão do NBB CAIXA, campeão da Liga das Américas e do Mundial de Clubes em 2014 e participou das partidas do Fla contra times da NBA.

Arsenais à prova

O duelo colocará frente a frente o melhor ataque e o time que mais acerta bolas de 3 pontos no campeonato. O Flamengo lidera o ranking dos ataques, com 89,13 pontos por partida, enquanto o Dragão está no topo da lista dos tiros longos, com 10,86 convertidas por duelo, a mesma média do Mogi.