#JOGAJUNTO

Copa Super 8 / NBB Caixa

Super 8 fechada

30-12-2023 | 04:12
Por Juvenal Dias

Muita emoção tornou a 2ª Mega Rodada da Virada um grande fechamento de 2023 para o NBB CAIXA. Com os resultados, UNIFACISA, Fortaleza e Bauru finalizam os classificados à Super 8

A segunda Mega Rodada da Virada do NBB CAIXA 2023/24, disputada nessa sexta-feira (29/12) foi tão boa ou ainda melhor que a primeira na quarta-feira anterior. Os oito jogos que movimentaram o último dia de embates do ano serviu para determinar os últimos três classificados à Copa Super 8: Bauru, UNIFACISA e Fortaleza. Resta a definição das colocações de dos confrontos do torneio mata-mata que dá o primeiro título nacional da temporada.

Montagem sobre fotos dos oito times classificados à Super 8. Fotos de Beto Miller, Hedgard Moraes/MTC, Marcos Limonti/SFB, Wilian Oliveira/Foto Atleta,Gabriella Tayane/Basquete Unifacisa e Carlos Roosewelt/FBC

Classificado sem entrar em quadra

Incialmente, antes mesmo da Mega Rodada da Virada, o YouTube do NBB CAIXA realizou a Mega Live para apresentar todos os jogos que viriam. Foi um programa de esquenta para o que estava por vir oferecida pelas Loterias CAIXA e um grande presente de fim de ano para o amante do melhor basquete nacional.

Assim, a segunda Mega Rodada da Virada poderia definir Bauru Basket e UNIFACISA como dois classificados à Super 8 sem que eles entrassem em quadra. Isso porque uma eventual derrota do Coop/São José Basketball para o Paulistano, que era o mandante no Ginásio do Morumbi, acarretaria que o Sanja não poderia ultrapassar mais Bauru e UNIFACISA, pelos confrontos diretos contra os dois. Vale lembrar que o Bauru jogou na quinta-feira e foi derrotado fora de casa pelo Sesi Franca e a UNIFACISA só jogaria mais tarde.

O tapinha inicial da Mega Rodada da Virada foi por volta das 17h30. O Paulistano já sabia que fecharia o primeiro turno do NBB CAIXA como quinto lugar, independentemente se vencesse ou não. E também já sabe que seu adversário na Copa Super 8 será o R10 Score Vasco da Gama, que fechou o turno em quarto e terá o mando em São Januário. É o único confronto já definido.

O ala do São José, Leonardo Lema, escorregando na frente da marcação do ala/armador Santiago Ferreyra do Paulistano. Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta

Com bola quicando, O Paulistano venceu por 92 a 79, alcançando 72,2% de aproveitamento, com 13 vitórias em 18 partidas. Teve o mesmo aproveitamento do Vasco, mas leva a desvantagem do confronto direto. Agora entra o número de pontos da tabela do NBB CAIXA, cada um teve 31 pontos.

[É importante ressaltar que o aproveitamento é para ter um panorama enquanto as equipes não igualam o número de jogos, mas os pontos que determinam a ordem de classificação para a Copa Super 8. Como SESI Franca e Flamengo ainda têm mais dois jogos nessa primeira metade, estarão com, no mínimo, 31 e 32 pontos, respectivamente, ao final do primeiro turno].

Feita a explicação, por outro lado, ocorreu o que São José não gostaria e que favoreceu Bauru e UNIFACISA. Foi a oitava derrota do Sanja, que ocupa a nona colocação, com 52,9% de aproveitamento e 26 pontos com um jogo por fazer. Ao saber do resultado, o técnico do Bauru, Paulo César Jaú comemorou:

“O primeiro pensamento de todas as 19 equipes que disputam o NBB CAIXA é chegar e entrar na Super 8. Isso mostra que viemos fazendo uma boa competição e que estamos apresentando um bom nível. Sabemos que é uma competição de tiro curto, três jogos você chega na final pode ser campeão e pode pensar em voos mais altos na temporada seguinte. É um glamour do torneio, que é uma cereja do bolo do NBB CAIXA e todos querem participar. Nós, felizmente, entramos”.

Vitória no Clássico das Multidões e briga pela liderança

Em seguida, o Corinthians era o único que ainda poderia tirar um integrante de dentro do G8. Para isso precisava vencer o Flamengo em seu ginásio e torcer para uma derrota do Fortaleza Basquete Cearense lá no Nordeste. No entanto, ocorreu justamente o contrário. O Timão perdeu em casa para o líder do NBB CAIXA, o que já deixou o time paulista sem mais possibilidades à Copa Super 8, independente de outros resultados. O placar foi de 95 a 72 para o Rubro-Negro carioca, que é primeiro com 87,5% de aproveitamento, mas ainda não garantiu a primeira colocação na matemática. Tem dois jogos por fazer. Já o Corinthians, tem mais um jogo e está em décimo, com 47,1%.

O Flamengo não tem a primeira colocação porque Minas e SESI Franca podem terminar com mais vitórias. O Franca venceu na quinta e o Minas fez sua parte na Mega Rodada da Virada. Venceu o União Corinthians por 95 a 71, na Arena UniBH, e fechou o turno com 83,3% de aproveitamento, com 15 vitórias em 18 jogos e 33 pontos. Seu adversário da noite ainda terá uma partida, está em 16º com 29,4%.

Nordeste em peso na Super 8

O Ceará e a Paraíba terão mais um motivo para festejar nesse final de ano. O Nordeste colocou seus dois representantes na Copa Super 8, com vitórias que coroam as campanhas de Fortaleza e UNIFACISA, não só pela combinação de outros resultados.

Novo visual do Carcalaion

O Fortaleza aproveitou o jogo em casa para mostrar o novo visual do seu mascote, o Carcalaion. Será a segunda participação do time na Super 8. A confirmação da vaga veio com a vitória por 83 a 73 diante do BRB/Brasília. Com isso, alcançou a décima vitória no NBB CAIXA, com 58,8% e ocupa a sétima colocação. O Brasília completou o turno na 18º colocação, com 21 pontos e 16,7%.

A festa foi tamanha que até o presidente do clube, Thális Braga, se pronunciou:

“É um prêmio para essa equipe, que se preparou tão bem, bem reformulada, atletas fazendo a primeira temporada juntos e abraçaram a ideia de virar a chave na temporada 2023/24 do NBB CAIXA. Eles entregaram um grande resultado. Enfrentamos muitas adversidades para chegar nesse momento, tivemos a infelicidade de ocorrer várias lesões na mesma época, os atletas se superaram. Vimos duas crias se revelando, Gabriel e Samuel, mas todo mundo entregou seu máximo e acho que foi muito merecida a classificação. A comissão técnica não parou de trabalhar noite e dia, estando bem ou não, sem mostrar cansaço e estamos muito felizes com esse momento”. Thális esteve acompanhado do ex-presidente do time de futebol do Fortaleza, Marcelo Paz.

O pivô do Carcalaion, Felipe Queirós foi o cestinha da partida com 18 pontos e foi mais um a comemorar a classificação: “Muito importante essa vitória de hoje, sabíamos que seria um jogo decisivo para não dependermos de ninguém para chegar à Super 8. Viemos com todas as adversidades para buscar o resultado, representar nosso torcedor, brigar dentro de quadra e sairmos com a vitória. Teremos a Copa pela frente, representaremos o Fortaleza Basquete Cearense, que vem muito forte, estamos mostrando a todos que não viemos para participar do campeonato, mas sim brigar pelo título e a Super 8 pode ser o começo”.

A UNIFACISA também tem muito a comemorar com sua volta à Super 8, após ficar de fora na última edição. A vitória de virada por 92 a 80 manteve a invencibilidade do Jack jogando em Campina Grande. A equipe paraibana chegou a sua 11ª vitória, a sétima em seus domínios. Está em sexto, com 64,7% e ainda tem mais um jogo na Arena UNIFACISA neste turno. O Cerrado Basquete, que foi a vítima da vez, terminou a primeira metade com 27,8% e 23 pontos, está em 17º.

O técnico Cesinha Guidetti trouxe sua satisfação após a partida e lembrou de duas lesões que atrapalharam o time no começo do NBB CAIXA: “Estou satisfeito com o desempenho do time, tivemos duas baixas no início do campeonato. Naturalmente que a equipe iria cair um pouco, mas conseguimos nos reinventar e fazer um time tão competitivo quanto como se estivesse os dois jogadores. Muito satisfeito com a entrega do grupo e o primeiro objetivo da Super 8 alcançado, importante para o projeto da UNIFACISA. Participar desse torneio dá uma visibilidade importante. Ainda teremos mais alguns jogos dentro do segundo turno antes de pensar na Super 8”.

André Góes e a torcida do UNIFACISA comemorando. Foto: Gabriella Tayane/ Basquete Unifacisa

André Góes, o capitão do time, ressaltou o primeiro objetivo de estar dentro da Super 8, mas é cauteloso na comemoração: “Bom fechar o ano assim, estávamos brigando muito pela Super 8. Conseguimos nos classificar, era uma das nossas primeiras metas para a temporada e alcançamos. É continuar trabalhando, sabemos que virá cada vez mais dificuldades”.

No outro jogo das 19h30, o Pato Basquete superou o Caxias do Sul Basquete por 78 a 74 e terminou o primeiro turno com sete vitórias, 25 pontos e 38,9% de aproveitamento. O Caxias ainda terá uma partida e pode igualar o aproveitamento do time paranaense.

Vitórias dos visitantes

Os jogos que fecharam a Mega Rodada da Virada não tiveram influência para a classificação da Super 8 e tiveram os times que visitaram à capital paulista como seus vitoriosos. O Botafogo bateu o Pinheiros por 88 a 84, fechando a primeira metade com 33,3%, seis vitórias e 24 pontos. O time da casa tem a mesma campanha que o Pato Basquete e leva vantagem no confronto direto.

Por fim, o Mogi conquistou sua terceira vitória no NBB CAIXA, ao bater o São Paulo, no Ginásio do Morumbi, por 63 a 61. A equipe do interior terminou com a mesma campanha do BRB/Brasília, mas com a 19ª colocação. O Tricolor finalizou em 11º, com 44,4% e 26 pontos.

Agora é buscar inspiração nos números, bater um bolão como os atletas e correr para as Loterias CAIXA para fazer seu jogo. Depois, é continuar torcendo, desta vez, para se tornar a/o mais nova/o milionária/o antes da bola laranja voltar a subir no dia 3 de janeiro. Com esse balanço, a Liga Nacional de Basquete se despede de 2023 e deseja a todos os amantes do NBB CAIXA um próspero 2024!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.