#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A dois passos do paraíso

15-05-2013 | 10:45
Por Liga Nacional de Basquete

Em vantagem na série semifinal, Uberlândia enfrenta o Bauru, no Ginásio Sabiazinho, podendo abrir 2 a 0 e ficar a uma vitória da Final do NBB

O Uberlândia não perde para o Bauru no NBB há mais de dois anos (Leandro Mello/Divulgação)

Unitri/Universo e Paschoalotto/Bauru iniciaram, na última segunda-feira, a disputa por uma vaga na grande Final do NBB. Melhor para os mineiros, que fora de casa, venceram a primeira partida da semifinal e ficaram em vantagem por 1 a 0. Agora, na próxima quinta-feira (16/05), as equipes estarão frente a frente novamente, desta vez, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 19h30, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

No Jogo 1 da série, o Uberlândia mostrou que é um time experiente e tem a mão quente nos arremessos. Diante de um Ginásio Panela de Pressão lotado, o time de Hélio Rubens teve um aproveitamento superior a 60% nos pontos tentados, e levou a melhor por 89 a 75.

Outro fator que joga a favor dos mineiros é o retrospecto do duelo contra Bauru na história do NBB. As equipes já se enfrentaram sete vezes na competição, com cinco vitórias dos uberlandenses e duas dos paulistas. Estes cinco triunfos da equipe do Estado de Minas Gerais foram conquistados de forma consecutiva. A última vitória do Bauru sobre o Uberlândia foi no dia 25 de fevereiro de 2011, ou seja, há mais de dois anos atrás.

“Temos que jogar igual jogamos no primeiro jogo lá em Bauru, com muita superação, correndo a quadra inteira, e com muita intensidade. Nosso jogo vai começar a partir da defesa, e assim vamos em busca de mais uma vitória. Nosso time tem muitas armas, pudemos desenvolver todo o nosso pode durante a temporada e estamos colocando tudo em prática agora”, comentou o ala norte-americano, Robert Day, responsável por 15 pontos na primeira partida da série.

Visando o empate na série, os bauruenses acreditam no enorme equilíbrio das Finais do NBB. Um exemplo que pode provar a disputa desta fase final do campeonato é a série quartas de final do próprio  Uberlândia, contra o Pinheiros/SKY. Neste confronto, as equipes estiveram empatadas em 2 a 2, sendo que todas as vitórias foram conquistadas fora de casa.

Desta forma, o Bauru espera manter o foco no jogo para deixar tudo igual neste duelo das semifinais. “Assim como eles venceram em Bauru, nós podemos ganhar aqui em Uberlândia. O time deles é muito forte, mas nós estamos muito focados em busca da vitória”, destacou o armador Larry Taylor.

Para o confronto, o técnico Guerrinha não poderá contar com os lesionados Lucas Avelino e Fernando Fischer, além do pivô DeAndre Coleman que segue em Atlanta (EUA) por problemas familiares. Sabendo do grupo altamente qualificado e homogêneo que tem o time de Uberlândia, o treinador da equipe paulista estudará cuidadosamente a primeira partida da série para conseguir empatar o duelo.

“Uberlândia é uma equipe com jogadores de qualidade, experientes e que vão estar com o time completo. Estamos estudando muito os erros e acertos da primeira partida para realizar um bom jogo amanhã”, disse Guerrinha.

Confira o calendário completo da série:

(3º) Unitri/Universo  1 x 0 Paschoalotto/Bauru (4º)

13/05 (segunda-feira) – Bauru 75 x 89 Uberlândia
16/05 (quinta-feira) – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 19h30
18/05 (sábado) – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 21h45
21/05 (terça-feira)* – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 21 horas
24/05 (sexta-feira)* – Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), às 20 horas