#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A força da experiência

22-10-2013 | 02:11
Por Liga Nacional de Basquete

Dono de um vasto currículo internacional e três temporadas no Brasil, pivô Jeff Agba está pronto para ajudar o jovem elenco do Minas a ir longe na temporada 2013/2014

Agora jogador do Minas, Jeff Agba disputou as três últimas temporadas do NBB pelo Bauru (Divulgação/MinasTC)

Chinwuba Uzoma Jeffersom Agba, mais conhecido como Jeff Agba, foi o mais recente reforço que o Minas Tênis Clube anunciou para a temporada 2013/2014. Pivô de 33 anos, o atleta nascido nos Estados Unidos não tem apenas um nome comprido, mas também um extenso currículo que será seu grande trunfo para ajudar o time minastenista na busca por boas campanhas nos campeonatos que disputará.

O descendente de nigerianos nascido em Nova Jersey (EUA) chega ao time de Belo Horizonte depois de quatro temporadas com o Paschoalatto/Bauru, de São Paulo. Mas antes de vestir a camisa do time paulista, Agba atuou pelo Tromso Storms (Noruega), no Vienna Basket (Áustria), Boston College (Chile), Concepción (Argentina), Vaqueros (México) e o Lechugeros (México).

“Eu trago para o time a minha experiência, pois eu já joguei em muitos países, vários lugares, como Noruega, Áustria, México, Chile, Argentina e até mesmo no Brasil, por três anos e meio já. Trago essa experiência para poder ajudar o Minas nesta temporada”, explicou Jeff.

Agba também acha que a mescla entre jogadores experientes e vários jovens ascendidos das categorias de base do clube pode ser um fator positivo para os jovens do elenco. Leonardo Demétrio, Danilo Fuzaro, Rafa Moreira, Henrique Coelho, Moisés, Tobias, Wilsinho, Ewerton, Adriano, todos fazem parte do time que disputa a LDB 2013 e estarão à disposição do técnico da equipe adulta, Carlos Romano, para a temporada 2013/2014.

“Estamos nos dando muito bem na equipe. Temos uns seis veteranos e vários jogadores que jogam o sub-22. Estamos treinando forte, para ver se tudo vai se encaixar. Vamos tentar melhorar um pouco a cada jogo que passa. Estamos nos entrosando, para chegarmos ao mesmo nível. Os sub-22 ainda têm pouca experiência, então, nós vamos conseguir esse entrosamento ficando unidos”, disse o norte-americano.

Jeff Agba em ação com a camisa do Minas durante torneio preparatório, realizado na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro (Divulgação)

Mesmo com  um time recheado de jovens jogadores, Jeff crê que o Minas deve, sim, pensar grande no campeonato. Para o experiente atleta, nem sempre o time que tem os melhores jogadores ganha. Desta forma, o norte-americano acredita que, com um trabalho forte, os minastenistas podem não só sonhar, mas como chegar longe no NBB6.

“Em qualquer time que você entra, você tem que entrar pensando em ser o campeão, então, você não pode se menosprezar nunca. Não temos como prever nada, pois não conhecemos os times que disputarão conosco. Então, temos que trabalhar forte. Quando você começa uma temporada, você sempre quer ganhar. Nem sempre ganha o time que tem os melhores jogadores, mas o time que sabe jogar junto e que sabe criar um bom momento. Eu acho que nós, como todos os times, temos chances de ser campeões, por que não?”, concluiu o pivô.

Ainda se adaptando a sua nova cidade, Agba, se mudou de Bauru (SP), cidade do interior paulista e com cerca de 360 mil habitantes, para uma em que a região metropolitana supera os 5 milhões de habitantes. Para ele, a capital mineira lhe faz lembrar um pouco da maior cidade do mundo, a 20 minutos de sua cidade natal, a grande e popular Nova York.

“BH é quase igual Nova York. É uma vida corrida, tem muito trânsito, carros, semáforos. Bauru é mais quieta, uma cidade menor, onde quase todo mundo se conhece. Eu não estive em muitos lugares em Minas, mas, pelo que vi, é bem grande, tem vários shopping centers, coisa que em Bauru tinha apenas dois, um bem velho e um novo. É diferente, as pessoas são muito diferentes. Aqui, tem até engarrafamentos para ir ao treino. A cidade é legal”, finalizou Jeff Agba, com bom humor.