#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Deixa comela!

10-03-2020 | 04:01
Por Liga Nacional de Basquete

Rosana Lopes, coordenadora das categorias de base do Corinthians, fará parte da comissão técnica de Bruno Savignani no NBB CAIXA

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Sport Club Corinthians Paulista traz mais uma novidade de inclusão e representatividade feminina no basquete: a presença de uma mulher na comissão técnica da equipe, fato inédito no NBB CAIXA. Rosana Lopes, coordenadora das categorias de base do clube, assumirá o cargo de auxiliar técnica nas próximas partidas do campeonato. A sua estreia será nesta terça-feira (10/03) às 20 horas, na disputa entre Corinthians x Mogi que acontecerá no Ginásio Wlamir Marques e será transmitida pela ESPN.

Rosana vai substituir Vitor Galvani nos próximos dois jogos do Corinthians no NBB CAIXA (Divulgação/Agência Corinthians)

Trabalhando há mais de 30 anos como técnica de basquete, Rosana iniciou sua trajetória na modalidade inspirada por jogadoras como Hortência e “Magic” Paula. Mas foi como treinadora que se encontrou no esporte, após diversas lesões e atuação como auxiliar de seu então técnico. Nesta nova fase, deverá substituir Vitor Galvani nos próximos dois jogos do clube, enquanto o auxiliar técnico estará comandando o Timãozinho no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-21.

Para Rosana, ser a pioneira em seu gênero a ocupar um cargo na comissão técnica na história do NBB CAIXA é muito especial. “Está sendo uma honra poder representar todas as mulheres que batalham pelo nosso basquete brasileiro e principalmente em uma liga tão importante como o NBB CAIXA, que vem crescendo a cada ano e que hoje já é referência no âmbito nacional do basquetebol. Não tenho dúvidas que é de vital importância que mais  mulheres atuem em ligas compostas por homens. Não é o gênero que vai definir quem atua ou não, mas sim, a competência profissional. Então nós temos que ter espaço realmente para mostrar o nosso trabalho e esse momento chegou”, disse.

Partida dominada por mulheres

A participação de Rosana em uma comissão técnica do NBB CAIXA vem em um momento histórico da liga. O jogo entre EC Pinheiros e Pato Basquete, que aconteceu no Dia Internacional da Mulher (08/03), foi comandado inteiramente por mulheres nas mais diversas áreas. O trio de arbitragem, por exemplo, contou com três árbitras pela primeira vez na história da liga. Além disso, a mesa, as estatísticas e a transmissão também tiveram lideranças 100% femininas.

O trio de arbitragem foi composto por Andreia Regina Silva, Maria Cláudia Comodaro e Juliana Roveri, mais Crislaine Fernandes Alves, responsável pelo Instant Replay, fora de quadra. A representante oficial da partida também foi uma mulher: Danielle Cicerelli Salemme.

Já a narração ficou nas mãos de Luciana Mariano (ESPN), os comentários ficaram por conta da ex-jogadora Helen Luz e a reportagem foi comandada por Giovanna Terezzino (LNB) e Luiza Oliveira (Band). Quer conferir os bastidores e detalhes deste marco na liga? Não deixe de assistir o Extra-Quadra produzido no Dia Internacional da Mulher:

NBB Extra-Quadra | Dia Internacional da Mulher

O #NBBExtraQuadra de hoje é sobre um data histórica! 👊🌹 Confira os bastidores do jogo entre Esporte Clube Pinheiros e @Pato Basquete, realizado em 8 de março de 2020, que teve trio de arbitragem, transmissão e mesa formados apenas por mulheres 🏀#CaixaEsportes

Posted by NBB CAIXA on Sunday, March 8, 2020

O episódio #25 do Podcast Território NBB CAIXA também exaltou a participação das mulheres na partida do domingo. Rodrigo Lazarini e Giovanna Terezzino fizeram o quadro X1 da semana com a Coordenadora de Arbitragem da liga, Flávia Almeida, que falou mais sobre a sua trajetória e a sensação de estar em uma partida histórica. Confira: