#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

A vez do Bauru

05-02-2015 | 05:22
Por Liga Nacional de Basquete

Nos 2.800 metros de altitude de Tunja (COL), Bauru abre disputas do Grupo D da Liga das Américas 2015 nesta sexta-feira, contra o Capitanes de Arecibo (PUR)

Bauru está em Tunja desde domingo para se adaptar à altitude (Henrique Costa/Bauru Basket)

Bauru está em Tunja (COL) desde domingo para se adaptar à altitude (Henrique Costa/Bauru Basket)

Nesta sexta-feira (06/02), o atual campeão sul-americano Paschoalotto/Bauru fará sua estreia na Liga das Américas 2015, nos 2.800 metros de altitude da cidade de Tunja, na Colômbia, sede do Grupo D. O adversário da equipe bauruense será o Capitanes de Arecibo (PUR) no duelo de abertura da chave, às 21 horas (de Brasília). O SporTV transmite o VT da partida às 23h30 (de Brasília).

“Viemos com antecedência (domingo) para nos adaptar, na altitude é mais difícil de respirar, o ar não vem. Treinamos bem esses dias e agora é pensar no adversário. Eles (Capitanes) têm jogadores de qualidade e o jogo internacional pode sempre surpreender, então temos que estar concentrados”, destacou Robert Day, citando a aclimatação (adaptação à altitude) do Bauru.

+Veja mais: Paulistano se despede da Liga das Américas 2015 com emocionante vitória sobre o Marinos (VEN)

Esta será a segunda vez que o Bauru participa da Liga das Américas em sua história. A primeira foi em 2012, quando os bauruenses sediaram o Grupo D e avançaram à próxima fase com a vice-liderança. No quadrangular semifinal, porém, perderam para Pioneros de Quintana Roo (MEX) e Obras Sanitárias (ARG) na chave E, em Cancún (MEX) e não se classificaram ao Final Four.

Bauru estará de "roupa nova" na Liga das Américas 2015 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Bauru estará de “roupa nova” na Liga das Américas 2015 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Para sua participação na Liga das Américas, o Bauru estará de roupa nova. O time do interior paulista estreará um uniforme exclusivo para o torneio, com branco predominante e traços pretos e laranja no jogo de número um, e preto como predominante e detalhes em branco e laranja no uniforme de número dois.

Depois da estreia, os comandados do técnico Guerrinha desafiarão o Trotamundos (VEN), no sábado (07/02), às 21 horas (de Brasília). E por fim, no domingo (08/02), os líderes do NBB 7 fecharão sua participação no Grupo D diante do anfitrião Patriotas de Boyaca (COL), às 23h15 (de Brasília), ao vivo no SporTV.

“Evoluímos bem, mas só na hora do jogo que vamos ter a certeza do trabalho realizado. A equipe do Capitanes de Arecibo é muito tradicional, com jogadores muito valiosos e que vem de uma escola de basquete muito boa, creio que é uma equipe que vai brigar pela classificação”, apontou o comandante bauruense, Guerrinha.

Caso consiga a classificação, o Bauru se juntará a São José/Unimed e Flamengo na lista de clubes brasileiros que avançaram à próxima fase da competição. Os joseenses sediaram o Grupo A e ficaram com a segunda posição. Já os cariocas foram a Cancún (MEX) e conquistaram o primeiro lugar do Grupo B. O Paulistano/Unimed foi a Corrientes (ARG) e acabou eliminado no Grupo C.

Em sua oitava edição, a Liga das Américas já teve como campeões três times argentinos – Peñarol (2007 e 2009) e Regatas Corrientes (2010), três times brasileros: UniCEUB/BRB/Brasília (2008), Pinheiros/SKY (2013) e Flamengo (2014), além de um mexicano: Pioneiros de Quintana Roo (2012). Portanto, em caso de um título, o basquete brasileiro pode assumir o posto de maior campeão da história do principal torneio do continente.

Assim como nas duas edições anteriores, a Liga das Américas 2015 dará ao campeão a vaga na Copa Intercontinental, equivalente ao Mundial de Clubes organizado pela FIBA. Na última temporada, o Flamengo, campeão da principal competição da América Latina, conquistou o inédito e histórico título do Mundial de Clubes ao levar a melhor sobre o campeão europeu Maccabi Tel-Aviv (ISR).

Atual campeão da Liga Sul-Americana, Bauru é outro forte candidato ao título da Liga das Américas (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

Atual campeão da Liga Sul-Americana, Bauru é forte candidato ao título da Liga das Américas (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)

De acordo com o regulamento, os 16 times se enfrentarão dentro de seus grupos em turno único. Ao final da fase de classificação, as duas melhores equipes de cada chave avançarão à segunda fase, que será dividida em dois grupos (Grupo E e F). Os dois mais bem colocados dos grupos semifinais se classificarão ao Final Four, que funcionará em cruzamento olímpico (1º E x 2º F, e 1ºF x 2º E). Os vencedores das partidas avançarão à grande final da Liga das Américas, enquanto os perdedores disputarão o 3º lugar.

Confira as datas e os horários* das partidas do Grupo D da Liga das Américas 2015:

Sede: Tunja (COL)

– 06/02 (Sexta-feira)
21h – Paschoalotto/Bauru x Capitanes de Arecibo (PUR) (ao vivo no SporTV)
23h15 – Patriotas de Boyaca (COL) x Trotamundos (VEN)

-07/02 (Sábado)
21h – Trotamundos (VEN) x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)
23h15 – Capitanes de Arecibo (PUR) x Patriotas de Boyaca (COL)

-08/02 (Domingo)
21h – Trotamundos (VEN) x Capitanes de Arecibo (PUR)
23h15 – Patriotas de Boyaca (COL) x Paschoalotto/Bauru (ao vivo no SporTV)

*Horários de Brasília