#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Absoluto

12-01-2012 | 06:09
Por Liga Nacional de Basquete

Em casa, Uberlândia comanda partida contra Vila Velha, vence por 100 a 63 e segue como líder isolado do NBB

O Unitri/Universo recebeu em Uberlândia a equipe a do Vila Velha/Garoto/BMG e não teve problemas para conseguir a vitória, 100 a 63. Controlando a partida desde o início, os mineiros chegaram ao quinto triunfo consecutivo e segue como líder isolados do NBB 2011/2012.

O destaque da partida foi o ala/pivô de Uberlândia Lucas Cipolini, que anotou um duplo-duplo, 23 pontos e 15 rebotes. Seu companheiro de equipe, Robby Collum apareceu logo atrás, com 19 pontos e cinco bolas de 3 pontos convertidas em sete tentativas. Do outro lado, Manuil foi o principal anotador, com 12 pontos, seguido por Matheus Dalla, com 11.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

No início da partida, a dupla CIpolini e Gruber foi quem deu as cartas. Inspirados, os dois anotaram, juntos, 19 dos 23 pontos da equipe no primeiro quarto e fizeram a equipe não sentir a falta do armador Valtinho, que torceu o pé com pouco mais de um minuto de jogo e não retornou mais para a quadra. Do outro lado, Vila Velha se esforçou para não deixar o adversário se desgarrar no marcador e contou com oito pontos de Matheus Dalla para anotar 16 no primeiro período.

Depois foi a vez do Robby Collum aparecer. O norte-americano, que até então não havia pontuado na partida, converteu três arremessos de longa distância no segundo período, ajudando o time mineiro a abrir 12 pontos de vantagem no intervalo, 45 a 33.

No segundo tempo, o domínio do time da casa se tornou ainda mais evidente. Collum e Cipolini seguiram praticamente impecáveis e receberam a colaboração de Brasília e Soró que vieram do banco e colaboraram para que os mineiros vencessem o terceiro período com uma boa diferença, 35 a 12.

Com o placar em 80 a 45, a equipe do técnico Miguel Volcan apenas administrou no último quarto. O treinador Uruguai aproveitou para dar tempo de quadra ao jovem Dida e ao pivô Estevam, que busca recuperar o ritmo de quadra após retornar de lesão. Sem mais forças para reagir, Vila Velha não conseguiu cortar a diferença.

“Não tem vitória certa no NBB. Vila Velha começou bem o jogo, mas nós conseguimos marcar bem e baixar o aproveitamento deles de arremessos para conseguir a vitória”, afirmou Gruber.

A vitória também garantiu o Uberlândia no Torneio Interligas, que classifica os quatro primeiros colocados do primeiro turno do NBB para encarar os quatro melhores da Liga Argentina, no mês de março.

“Um dos nossos objetivos foi cumprido, que era chegar ao Interligas. Agora, temos que ter tranquilidade para nos mantermos na liderança”, completou Gruber.

Confira os resultados da décima terceira rodada do NBB:

12/01 (quinta-feira)
Winner/Limeira 80 x 91 Flamengo
Araraquara 81 x 77 Tijuca/Rio de Janeiro
Brasília 68 x 63 Liga Sorocabana
Minas 70 x 78 Itabom/Bauru
Paulistano/Unimed 90 x 79 Cia. Do Terno/Romaço/Joinville
Unitri/Universo 100 x 63 Vila Velha/Garoto/BMG
Pinheiros/SKY 82 x 75 São José/Unimed/Vinac