#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Acirrado

21-10-2014 | 08:49
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida decidida apenas na prorrogação, Brasília é derrotado pelo Defensor (URU) na abertura do Grupo D da Liga Sul-Americana

Acirrado. Assim pode ser definido o jogo que marcou a abertura do Grupo D da Liga Sul-Americana 2014. No início da noite desta terça-feira, no Ginásio Panela de Pressão, na cidade de Bauru (SP), o UniCEUB/BRB/Brasília acabou derrotado pelo Defensor (URU), pelo placar de 107 a 99, em partida decidida apenas na prorrogação.

Depois do revés na rodada inicial, o time brasileiro voltará à quadra nesta quarta-feira para medir forças com o Guerreros de Bogotá (COL), às 17h45, com transmissão ao vivo do SporTV 2. Por sua vez, a equipe uruguaia terá o anfitrião Paschoalotto/Bauru pela frente, às 20 horas (de Brasília), também ao vivo no SporTV 2.

Mesmo com a derrota de sua equipe, o ala/pivô Guilherme Giovannoni marcou expressivos 34 pontos e foi o cestinha da partida. Com 21 e 17 pontos, respectivamente, o ala Arthur e o pivô Cipolini também apareceram bem a favor do Brasília. Pelo lado do Defensor, o destaque ficou por conta do ala norte-americano Anthony Danridge, autor de 24 pontos e decisivo para o resultado positivo.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

“Não soubemos controlar o ritmo no segundo tempo. Não conseguimos disparar na liderança e eles se mantiveram sempre na cola. No começo do último quarto eles tiveram um bom momento e conseguiram virar o jogo. Ainda conseguimos nos recuperar, mas bobeamos no final. Deixamos escapar a vantagem e aí não tinha mais tempo para nada”, declarou o cestinha Giovannoni.

Com destaque para Danridge, Defensor levou a melhor sobre Brasília na abertura do Grupo D (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Com destaque para Danridge, Defensor levou a melhor sobre Brasília na abertura do Grupo D (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

O primeiro quarto foi completamente dominado pelo Brasília. Com destaque para os dez pontos anotados por Giovannoni, o time brasileiro mostrou boa produtividade em seu ataque e abriu vantagem logo nos minutos iniciais. Sem deixar o Defensor se sentir à vontade em quadra, os comandados do técnico José Vidal se apresentaram muito bem e conseguiram deixar a diferença a seu favor em dez pontos ao final da parcial inicial (28 a 18).

A partir do início do segundo quarto, o Defensor passou a se mostrar mais tranquilo e conseguiu a equilibrar as ações. Mas, do outro lado, o trio formado por Giovannoni, Cipolini e Arthur manteve o bom aproveitamento ofensivo do Brasília e a equipe conseguiu manter a liderança. Então, o confronto chegou à sua metade com Brasília na frente, por 44 a 41.

Logo na volta dos vestiários, Brasília contou com bolas certeiras de Cipolini e Isaac e ampliou a vantagem no placar (49 a 43). Durante praticamente todo o terceiro quarto, os brasileiros mantiveram o controle do jogo e chegaram até a abrir nove pontos de frente (60 a 51). Porém, no final do período, os uruguaios reagiram. Com uma sequência de 11 a 0 para cima do time candango, o Defensor conseguiu virar o jogo no último lance da parcial e chegou para os dez minutos finais de jogo com a liderança do placar pela primeira vez nas mãos (61 a 60).

Perder a ponta do marcador não fez bem ao Brasília e os representantes do Uruguai aproveitaram para deslanchar. Boas jogadas individuais da dupla de armadores Cabot e Garcia fizeram a vantagem do Defensor chegar aos nove pontos (75 a 66). Depois de passar por um momento ruim, os brasileiros contaram com a mão certeira de Arthur para reagir. Com duas bolas de três pontos seguidas do camisa 4, o time do técnico José Vidal reduziu o prejuízo para três pontos (75 a 72) e obrigou o técnico uruguaio a parar o jogo.

O time do Distrito Federal conseguiu até retomar a ponta do placar depois de dois lances livres de Fúlvio (77 a 76). Sem se abater com a rápida virada dos rivais, o Defensor contou com bons lances do pivô Wachsmann e voltou a ficar na frente (86 a 82). Principal jogador do Brasília na partida até então, Giovannoni chamou a responsabilidade e os brasileiros conseguiram reagir novamente. Com uma bola de três pontos, o ala/pivô deixou o placar em igualdade (88 a 88) a 19 segundos do fim. Os uruguaios até tiveram a chance de ganhar o jogo na última posse de bola, mas falharam e a decisão foi para a prorrogação.

No início tempo extra os uruguaios abriram quatro pontos de frente (92 a 88), mas Giovannoni brilhou novamente. O experiente jogador apareceu muito bem, os brasileiros marcaram sete pontos seguidos e roubaram a ponta do placar (95 a 92). Porém o Defensor dominou completamente os minutos finais e ficou com a vitória. Sem deixar Brasília pontuar, a equipe uruguaia mostrou mais tranquilidade e ainda aproveitou para garantir um triunfo por uma boa margem de pontos no final das contas (107 a 99).

Confira a tabela completa do Grupo D da Liga Sul-Americana 2014:

– Grupo D 
Sede: Bauru – Brasil

21/10 (terça-feira)
UniCEUB/BRB/Brasília 99 x 107 Defensor Sporting (URU)
Paschoalotto/Bauru 88 x 63 Guerreros de Bogotá (COL) (Ao vivo no SporTV3)

22/10 (quarta-feira)
17h45 – Guerreros de Bogotá (COL) x UniCEUB/BRB/Brasília (Ao vivo no SporTV2)
20h – Paschoalotto/Bauru x Defensor Sporting (URU) (Ao vivo no SporTV2)

23/10 (quinta-feira)
17h45 – Defensor Sporting (URU) x Guerreros de Bogotá (COL)
20h – Paschoalotto/Bauru x UniCEUB/BRB/Brasília (Ao vivo no SporTV3)