#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Agora éFranca

23-11-2018 | 01:53
Por Liga Nacional de Basquete

Brasileiros do Grupo F não avançam, e Instituto de Córdoba (ARG) vai à final da Liga Sul-Americana 2018 contra o Sesi Franca; decisão começará no dia 07 de dezembro

A final da Liga Sul-Americana 2018 está definida. De um lado o Sesi Franca Basquete, que representará o NBB CAIXA na luta pelo título continental. Do outro, o Instituto de Córdoba (ARG), que avançou invicto no Grupo F, realizado nesta semana, no Rio de Janeiro.

A decisão será disputada em uma melhor de três e terá início no dia 07 de dezembro (sexta-feira), em Franca (SP). O Jogo 2 será no dia 13, em Córdoba (ARG), e, se necessário, a terceira partida acontecerá no dia seguinte, 14, também em solo argentino.

O mando de quadra ficou com o Instituto de Córdoba pois, segundo o regulamento, a vantagem na decisão ficaria com a equipe que tivesse melhor campanha na segunda fase da Liga Sul-Americana.

Como os argentinos passaram invictos pelo Grupo F e o Franca avançou com duas vitórias e uma derrota no Grupo E, a vantagem da quadra ficou com os ‘hermanos’. Os horários ainda serão definidos pela FIBA.

Essa, no entanto, não será a primeira vez que Franca e Instituto se enfrentam nessa Sul-Americana. As equipes mediram forças na primeira fase da competição, pelo Grupo A, sediado no Pedrocão. Em duelo de arrepiar, o time brasileiro venceu, por 82 a 80, com 26 pontos de Lucas Dias e 18 de David Jackson.

Finalistas, Franca e Instituto se enfrentaram na fase de grupos da Sul-Americana 2018, no Pedrocão (Divulgação/FIBA)

O Franca entrará em quadra não só em busca de mais um título na temporada – foi campeão do Paulista 2018 –, mas também para defender uma tradição de décadas e décadas, já que possui seis títulos Sul-Americanos em sua história (74, 75, 77, 80, 90 e 91).

Enquanto isso, o Instituto, clube da tradicional cidade de Córdoba, conquistou um feito épico e disputará uma final de Liga Sul-Americana pela primeira vez em sua história.

Calendário da final:

07/12 (Sexta-feira) – em Franca (SP)

13/12 (Quinta-feira) – em Córdoba (ARG)

14/12 (Sexta-feira) – em Córdoba (ARG)*

*Se necessário

Não deu

O Grupo F da fase semifinal da Liga Sul-Americana 2018, realizado na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro (RJ), foi finalizado nesta quinta-feira. E infelizmente o final não foi feliz para os brasileiros.

Flamengo e Life Fitness/Minas entraram em quadra ainda com chances de avançar à próxima fase, mas era necessário, antes de mais nada, de uma vitória dos mineiros sobre o Instituto de Córdoba (ARG), o que não aconteceu.

No primeiro jogo do dia, o time argentino dominou o clube de Belo Horizonte e carimbou seu passaporte para a decisão da Sul-Americana ao vencer por 83 a 64. Com isso, a equipe fechou a chave com três vitórias em três jogos.

O Instituto acertou nada menos que 15 bolas de 3 pontos em 27 arremessadas (55,6% de aproveitamento) e tiveram como destaque individual o ala Facundo Piñero, autor de 25 pontos (7/11 nas bolas de 3), quatro rebotes e quatro assistências (29 de eficiência).

+Estatísticas completas de Instituto x Minas

Pelo lado do Minas, os destaques ficaram por conta do pivô Leozão, responsável por 13 pontos e sete rebotes, e do ala/pivô Wesley Castro, que deixou a quadra com dez pontos. Com nove pontos, o armador Lucas Lima saiu do banco e foi efetivo para o time mineiro.

Melhores momentos:

O resultado de Instituto x Minas acabou com as chances de classificação do Flamengo, que entrou em quadra contra o já eliminado Sendi/Bauru Basket apenas para as definições finais de posição do Grupo F.

Dominante do início ao fim, os anfitriões da chave venceram o Dragão por expressivos 102 a 75 e fechou a Liga Sul-Americana com campanha geral de cinco vitórias em seis partidas (83,3% de aproveitamento).

Com 27 pontos (5/6 nas bolas de 3), o ala Marquinhos foi o grande nome do Flamengo na partida, seguido pelo ala/armador Kevin Crescenzi, autor de 21 pontos (5/6 nas bolas de 3) e seis rebotes, e pelo pivô Anderson Varejão, que anotou 15 pontos.

+Estatísticas completas de Bauru x Flamengo

Já no Bauru, que entrou na segunda fase da competição minado pelos desfalques que também os assombram no NBB CAIXA, os grandes nomes foram o pivô Lucas Mariano, que registrou expressivos 26 pontos (10/15 nos arremessos de quadra), e o ala/pivô Jefferson William, com 16 pontos (4/6 nas bolas de 3).

Resultados do Grupo F:

20/11 (Terça-feira)

Flamengo 84 x 91 Instituto de Córdoba (ARG)

Life Fitness/Minas 67 x 66 Sendi/Bauru Basket

21/11 (Quarta-feira)

Life Fitness/Minas 76 x 91 Flamengo

Instituto de Córdoba (ARG) 83 x 59 Sendi/Bauru Basket

22/11 (Quinta-feira)

Instituto de Córdoba (ARG) 83 x 64 Life Fitness/Minas

Sendi/Bauru Basket 75 x 102 Flamengo