#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Agora é pra valer

28-02-2014 | 10:18
Por Liga Nacional de Basquete

Com os atuais finalistas do NBB, Flamengo e Uberlândia, segunda fase da Liga das Américas 2014 começa nesta sexta com disputas do Grupo E, em Xalapa (MEX)

O Flamengo, do armador argentino Laprovittola, se classificou à segunda fase com 100% de aproveitamento no Grupo D (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O Flamengo, do armador Laprovittola, se classificou à segunda fase com 100% de aproveitamento no Grupo D (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A fase inicial da Liga das Américas acabou, e três dos quatro brasileiros participantes avançaram à segunda etapa. E nesta sexta-feira, dois deles entrarão em quadra, brigando por vaga no Final Four. Flamengo e Unitri/Magazine Luiza, finalistas da última edição do NBB, estão no Grupo E, que tem como sede a cidade de Xalapa (MEX) e terá suas disputas até o próximo domingo (02/03).

Na primeira rodada da chave que levará duas equipes à fase decisiva do torneio continental, os cariocas enfrentam o Cocodrilos de Caracas (VEN), às 21h (de Brasília), enquanto os mineiros pegam o anfitrião Halcones Xalapa, às 23h15 (de Brasília).Ambas as partidas serão transmitidas ao vivo para todo o Brasil através do canal Fox Sports 2.

“O grupo classificatório já passou, não devemos mais pensar nele. A motivação e o estímulo estão implantados na nossa equipe, porque sabemos que este torneio é o que fixamos como prioridade. Creio que somos uma ameaça para todos os rivais desde o início do campeonato, não só pelo quadrangular anterior, mas sim pelo poderio que temos. Gosto da atitude da nossa equipe, da formação e confio muito em todos nós”, comentou o armador argentino rubro-negro Laprovittola.

“Acredito que chegamos mais fortes para esta fase final. Confio muito na minha equipe para a classificação ao Final Four. Mas somos conscientes de que deveremos melhorar em alguns aspectos. As semifinais nos exigem um nível muito mais alto e cada erro pode custar caro. Serão jogos muito difíceis e devemos estar a altura das partidas”,  afirmou o experiente armador Helinho, do Uberlândia.

O Uberlândia se classificou para a etapa semifinal no 2º lugar do Grupo B (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O Uberlândia se classificou para a etapa semifinal no 2º lugar do Grupo C (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A trajetória do Flamengo para chegar ao quadrangular semifinal da Liga das Américas foi impecável. Com três vitórias nas três partidas que disputou – todas elas anotando mais de 100 pontos – o clube da Gávea encerrou a primeira etapa na liderança absoluta do Grupo D, e classificado junto ao Capitanes de Arecibo (PUR), segundo colocado, com campanha de dois triunfos em três encontros.

“Estamos muito bem e muito confiantes para esta fase semifinal. Fizemos um bom primeiro quadrangular mas isso já ficou para trás. Agora sabemos que os rivais serão muito mais duros e temos que melhorar o que fizemos em Quito. Felizmente estamos fazendo um bom trabalho no NBB e podemos pensaar tranquilos na Liga das Américas, que é nosso objetivo principal”, afirmou Laprovittola.

O Uberlândia, por sua vez, não teve vida fácil na fase de classificação. Após triunfar sobre o Leones de Ponce (PUR) na primeira rodada, o time do Triângulo Mineiro tropeçou diante do anfitrião Aguada (URU) e conseguiu o acesso ao quadrangular semifinal através de uma combinação de resultados: sobre o Lanús (ARG) na última rodada e derrota dos portorriquenhos para os donos da casa.

“Tivemos que esperar até o último momento para conhecermos a nossa classificação e sofremos um pouco com isso. Mas o que importante foi que conseguimos. Foi um quadrangular muito duro, em que nós estivemos mostramos uma certa irregularidade, também atribuída a ausência do Gruber, que se lesionou antes do início da Liga das Américas e é um jogador muito importante para nós. Mas nossa equipe se superou e conseguiu a classificação”, concluiu Helinho.

Na semana seguinte, entre os dias 07 e 09/03, será a vez do outro brasileiro, Pinheiros/SKY, entrar em quadra na busca pela classificação à fase final da competição continental. Em Montevidéu (URU), sede do Grupo F, o atual campeão da Liga das Américas terá pela frente o anfitrião Atlético Aguada, o Regatas Corrientes (ARG) e o Capitanes de Arecibo (PUR).

Confira as os horários (de Brasília) das partidas do Grupo E da Liga das Américas 2014:

28/02 (sexta-feira)
21 horas – Cocodrilos de Caracas (VEN) x Flamengo
23h15 – Halcones Xalapa (MEX) x Unitri/Magazine Luiza

01/03 (sábado)
21 horas – Flamengo x Unitir/Magazine Luiza
23h15 – Cocodrilos de Caracas (VEN) x Halcones Xalapa (MEX)

02/03 (domingo)
21 horas – Unitri/Magazine Luiza x Cocodrilos de Caracas (VEN)
23h15 – Halcones Xalapa (MEX) x Flamengo