#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Apitos em ordem

06-02-2018 | 06:40
Por Liga Nacional de Basquete

Pela segunda vez no meio da fase de classificação, Clínica de Arbitragem reune árbitros e ajusta conceitos para sequência da temporada

Pela segunda vez, Clínica de Arbitragem no meio da fase de classificação ajustou conceitos trabalhados pelos árbitros (Divulgação/LNB)

Já tradicional no início de cada edição e de cada playoffs do NBB CAIXA, a Clínica de Arbitragem ministrada pela Liga Nacional de Basquete ocorreu pela segunda vez em sua história no meio da competição. Visando ajustes e a evolução individual, e consequentemente geral, os árbitros do principal campeonato do basquete brasileiro se reuniram entre os dias 04 e 05 de fevereiro, em São Paulo (SP), para uma troca de experiências enriquecedora.

“Essa troca de ideias no meio da temporada é importante, pois depois que o campeonato se inicia cada árbitro passa a viver muito no seu mundo. Sabemos dos nossos problemas, temos um contato direto com a LNB e cada um está vivendo as suas dificuldades, porém a gente não consegue à todo momento ter a visão geral. Como toda a arbitragem esta sendo vista pelas equipes, pelo público e pela LNB”, afirmou Guilherme Locatelli, árbitro do NBB CAIXA.

Entre os temas abordados estiveram: situações administrativas e disciplinares; jogadas de poste baixo (post play); Faltas antidesportivas – gerais, jogadas em transição (faltas pessoais, faltas antidesportivas e vantagens); faltas de ataque (semicírculo/carga); contatos na disputa pelo rebote; corta luz (legal e ilegal); contatos gerais (diferenciando contatos legais e faltosos) e mecânica do trio de arbitragem (posicionamento em quadra e responsabilidades de áreas primárias), foram apresentados, debatidos e estudados com os árbitros cerca de 280 vídeos, sendo todos estes lances específicos do primeiro turno do NBB CAIXA 17/18.

“A importância da clínica não é só no trabalho dos conceitos de faltas, violações e outras situações de jogo, mas também o trabalho em equipe entre os árbitros. Como ajudar o próximo da melhor maneira para resolver os problemas dentro da quadra, e isso forma essa união que a gente vem tendo durante todo campeonato”, analisou Diego Chiconato, árbitro do NBB CAIXA.

Até temporada 2015/2016 as Clínicas de Arbitragem se limitavam ao início da competição e às vésperas dos playoffs. Foi a partir do NBB CAIXA 16/17, que a Clínica no meio da fase de classificação virou realidade.

“Nós verificamos que nos anos anteriores havia um espaço muito grande entre o início da temporada e os playoffs para reunirmos e realinharmos os parâmetros trabalhados na pré-temporada. Nesta Clínica, por exemplo, trabalhamos só os vídeos do primeiro turno, fazendo um levantamento dos lances em que foi verificada uma inconsistência entre os conceitos aplicados nos jogos, com o intuito de instruir e deixar mais coeso os trabalhos dos árbitros dentro de quadra nessa continuidade do segundo turno”, disse Flávia Almeida, coordenadora de arbitragem da Liga Nacional de Basquete.

Árbitros destacaram a importância do entrosamento entre eles dentro de quadra (Divulgação/LNB)

Nesta Clínica, foram horas e horas de muitas opiniões diferentes e discussões a respeito dos mais diferentes temas relacionados ao trabalho do árbitro dentro de quadra. Um dos pontos de principal acordo foi a responsabilidade de cada um dos árbitros sobre o jogo.

“O trabalho dos árbitros tem que ser dividido juntamente com a responsabilidade que existe dentro de quadra. Mesmo existindo uma ordem na escala, a responsabilidade é sempre dos três. Por isso, é necessário aceitar os erros, pois trabalhamos e aprendemos com eles, assim como com os acertos. Desde a clínica do ano passado passamos a trazer temas gerais para dentro da clínica, trabalhando-os através de dinâmicas para os árbitros. Basicamente, conteúdos envolvendo problemas individuais com soluções coletivas, além de questões como comunicação visual, e aspectos relacionados ao entrosamento dos árbitros”, completou a coordenadora de arbitragem da LNB.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.