#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Aprendizado

02-04-2012 | 06:20
Por Liga Nacional de Basquete

Após se despedir da temporada 2011/2012, técnico Márcio Azevedo faz um balanço da participação da equipe de Vila Velha no NBB

Márcio Azevedo, do Vila Velha

(Gilson Borba/LNB)

O Vila Velha/Garoto/BMG encerrou a sua participação no NBB 2011/2012, no último sábado, com derrota em casa para a equipe do Vivo/Franca. Com apenas uma vitória em 28 partidas (3,6% de aproveitamento), a equipe não fez uma grande campanha, mas não são apenas resultados ruins que resumem a temporada dos capixabas. Em entrevista com o técnico Márcio Azevedo, ele fala sobre a atual situação da equipe, planejamentos para a próxima temporada e sobre seus jogadores.

Perguntado sobre o desempenho de sua equipe, o técnico dividiu a temporada em dois momentos distintos. No primeiro turno, o time teve dificuldades para encontrar o entrosamento ideal, e no segundo turno passou a apresentar uma boa evolução.

“No primeiro turno, nós treinavamos, jogavamos, viajavamos, e era um pouco corrido, então eu não tinha como dar um padrão de jogo para a equipe”, comentou Azevedo.

O trienador destacou que a equipe começou o ano com algumas incertezas, inclusive sobre a própria participação de Vila Velha no NBB, e que alguns jogadores vieram em cima da hora com diferentes níveis técnicos e físico. Tudo isso, de alguma forma, influenciou na campanha da equipe.

Com a pausa no calendário para as festas de fim ano, os capixabas puderam ter tempo para treinar e com isso melhoraram o seu jogo, fazendo grandes confrontos contra outras equipes do NBB.

“Pode-se dizer que nós perdemos seis jogos, literalmente, na última bola. O NBB é um campeonato muito difícil e precisa estar muito bem preparado para fazer uma grande campanha”, lembrou o comandante da equipe canela-verde.

Matheus Dalla, do VIla Velha

Dalla foi o principal jogador do Vila Velha na temporada (Maurício R. Martins/Divulgação)

Márcio também destacou a baixa média de idade de sua equipe, que foi uma das que mais apostou em jovens talentos.

“Nós temos no nosso grupo seis jogadores com idade para disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) [abaixo de 22 anos]. Temos o Matheus Dalla, que foi um nome muito comentado durante a competição, e é um grande jogador”, comentou.

Com apenas 20 anos, Matheus Dalla foi o principal jogador da equipe na competição. Foi o cestinha, com média de 12 pontos por jogo, maior média de acertos de bolas de 3 (42,2%), melhor aproveitamento em lances livres (88,4%) e o jogador mais eficiente do grupo com média de  11,4 pontos no índice.

Sobre o planejamento para a próxima temporada, Márcio disse que a diretoria da equipe está fazendo algumas reuniões para finalizar o projeto, acertando a situação de alguns jogadores e que outras questões, como patrocinadores, precisam ser definidas para a sequência do trabalho já visando a temporada 2012/2013.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete, em parceria com a Rede Globo e patrocinio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.