#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Arma letal

06-02-2018 | 08:27
Por Liga Nacional de Basquete

Mortal nas bolas de 3 pontos, Deryk Ramos revela treinos extras, comemora boa fase no Paulistano e evita empolgação com liderança: "podemos mais"

O Paulistano/Corpore entrou em cena no NBB CAIXA 2017/2018 com novos atletas. Dentre eles, Deryk Ramos. O jovem ala/armador de 23 anos chegou ao clube alvirrubro com moral, vindo de duas boas temporadas pelo Brasília, onde foi campeão e MVP das Finais da Liga Sul-Americana 2015 – no mesmo ano ainda faturou o prêmio de Jogador Que Mais Evoluiu do campeonato nacional.

Em seus primeiros atos com a camisa alvirrubra, o ala/armador de 23 anos custou a adquirir o ritmo ideal muito por conta de uma lesão no tornozelo e foi um pouco mais “discreto”, até porque retornou somente nos playoffs do Campeonato Paulista. Na jornada até o inédito título Estadual, obteve médias de 9,5 pontos. Já nos primeiros oito jogos do NBB CAIXA, foram apenas 8,25 pontos de média. Mas o cenário mudou dali para frente, e você vai entender o porquê.

Depois de um início de temporada mais discreto, Deryk “se soltou” no Paulistano e elevou absurdamente seus números (Antonio Penedo/Mogi Helbor)

Sempre vindo do banco, Deryk passou a ter um volume de jogo maior e foi ganhando cada vez mais confiança. Nas dez partidas seguintes do maior campeonato do basquete brasileiro, o camisa 19 do CAP registrou em média 14,6 pontos e com isso se tornou o segundo cestinha da equipe na temporada, com média de 11,8 pontos por partida.

Na participação do Paulistano na Liga das Américas, o jovem atleta esbanjou personalidade e foi o cestinha da equipe na etapa realizada no Chile, com expressiva média de média de 18,0 pontos por partida, com direito a atuação incrível de 27 pontos na “decisão” contra o poderoso San Lorenzo (ARG), atual bicampeão de sua liga local.

“Toda essa evolução faz parte de uma adaptação ao novo time, à nova equipe, conceito de jogo, entrosamento. Também não dá para ignorar que eu vinha de uma lesão é só voltei à quadra nos playoffs do estadual. Meu corpo também precisava se recuperar. Estou muito feliz por essa fase minha e do time”, declarou Deryk, que registrou dez pontos ou mais em nove dos últimos dez jogos no NBB CAIXA.

Deryk foi o cestinha do Paulistano na Liga das Américas, com 18,0 pontos por partida (Divulgação/FIBA)

Nascido em Limeira (SP), Deryk iniciou sua trajetória como atleta profissional da equipe de sua cidade natal. Devido à sua baixa estatura, ele atuou por muito tempo como armador, mas seu lado finalizador sempre se sobressaiu. Com isso, foi “promovido” para ala/armador há algumas temporadas e ficou livre para pontuar e fazer o que sabe.

E pode se dizer que seu perfil franco-atirador caiu como uma luva para o Paulistano, o “Houston Rockets do NBB”. A equipe de Gustavo De Conti é a que mais converte (213 total e média de 11,8 por jogo), que mais arremessa (606 tentados) e que tem o melhor aproveitamento (35%) em bolas de 3 pontos no NBB CAIXA, feito semelhante ao faz o Houston Rockets, que lidera com folga a NBA no quesito.

+Deryk e Lucas Dias testam a pontaria nos arremessos no desafio “Reloginho SKY”

Com isso, Deryk se aproveitou muito bem do sistema adotado pelo atual vice-campeão do NBB CAIXA e está pegando fogo nos tiros longos. O camisa 9 do CAP é o líder da competição em arremessos de 3 pontos convertidos, com média de 2,5 por partida, e um excelente aproveitamento de 41%. Na Liga das Américas, o desempenho foi ainda maior: 3,7 convertidas por partida – maior média do torneio até agora – em um aproveitamento de 45,8%.

“Nos últimos anos acabei desenvolvendo uma confiança muito grande nas bolas de 3 pontos. Isso vem, certamente, de muito treino extra. Isso não é só uma característica é um cuidado meu. O basquete como um todo tem apontado que o arremesso mais valioso é um caminho. Mas é importante ressaltar que o jogo não é só bola de 3. O Paulistano tem crescido não só nesse quesito. Temos bons chutadores, mas o basquete é mais complexo. Temos trabalhado para evoluir em vários aspectos para ser um time difícil de ser batido”, analisou Deryk.

Na última rodada, o Paulistano enfim chegou ao topo do NBB CAIXA. Com a vitória sobre o Flamengo em plena Arena Carioca 1, pelo placar de 72 a 71, a equipe do técnico Gustavo De Conti assumiu a liderança pela primeira vez na temporada e de quebra somou seu 13º resultado positivo consecutivo – maior sequência da atual edição.

Agora, nesta quarta-feira (07/02), o time da capital paulista entrará em quadra como líder do campeonato pela primeira vez, diante da LSB/Uniso, última colocada. O duelo será no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30. Para Deryk, a liderança foi resultado de um árduo trabalho, que segundo ele, ainda está longe de acabar.

“Essa liderança foi resultado de muito treino, dedicação e estudo. A responsabilidade aumenta, mas sabemos que podemos mais. Ainda temos muito que melhorar e desenvolver, principalmente por se tratar de um campeonato longo como o NBB. Agora é continuar acreditando na nossa filosofia de jogo, e saber que a liderança é um detalhe importante, mas o que realmente importa é a maneira como jogamos”, finalizou o camisa 19 do CAP.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e o apoio do Ministério do Esporte.

“A responsabilidade aumenta, mas sabemos que podemos mais”, essa é a mentalidade de Deryk e do líder Paulistano (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)