#JOGAJUNTO

LDB

Prancheta Awards

09-09-2023 | 08:36
Por Prancheta do Gustavinho - Gustavinho Lima

Em edição especial para finalizar a LDB 2023, Gustavinho Lima traz os principais destaques individuais da última edição do maior torneio de base do país

Na transição do Sub-22 para o profissional muitos jogadores ficam pelo caminho. O funil é estreito e é preciso algo especial para continuar jogando basquete profissional. Quando digo especial, não me refiro ao step back de 3 pontos ou enterrar na cabeça dos pivozões. Fazer o simples pode ser especial. Quando se tem a leitura de jogo correta, um passe simples pode ser um passe de craque. Aliado ao desenvolvimento físico e técnico, muitos treinadores se empenham em ensinar aos seus atletas a ler o jogo.

São incontáveis horas de vídeo, analisando as movimentações do próprio time e também do adversário. Saber qual a melhor tomada de decisão exige treino. Observar de onde vêm as ajudas para saber para onde vai o passe. Na defesa, se posicionar bem para estar apto para saltar na direção da bola e voltar sem abrir buracos desnecessários. Ter noção das qualidades do adversário e saber quando pressionar e quando ser conservador. Observar a todo tempo o placar e o relógio.

Treinamentos de situação de jogo são fundamentais para que a equipe possa desenvolver um basquete consistente dentro de quadra. Considero especial ter conseguido ter o atributo de uma boa leitura de jogo. Só isso não garante a vida no basquete adulto, mas facilita a caminhada.

O atletismo está cada dia mais essencial dentro de uma quadra de basquete. E se dedicar com os preparadores físicos se torna parte imprescindível para jogar em alto nível. Assistentes técnicos, além das horas dedicadas ao scout do adversário e edições de vídeo, também estão sempre dispostos a ajudar com treinamentos extras. Reconhecem os pontos a melhorar dos atletas e oferecem exercícios específicos em treinamentos para que se possa evoluir individualmente.

Basquete é um esporte de precisão. O aproveitamento de arremessos é algo passível de melhorias por meio do exercício da repetição. Treinar os chutes no tempo livre é algo que não pode faltar no dia do atleta. Existe um tripé básico para ser bem sucedido no esporte: treino, alimentação e descanso. Eu ainda acrescentaria o cuidado com o aspecto mental e emocional como vital. Como se pode ver, não é simples virar um jogador de basquete. E, ainda assim, se conseguir reunir todos esses atributos, não há garantia de uma performance em alto nível.

Nessa LDB foram muitos jogadores que mais se aproximaram desses quesitos, demonstrando qualidade técnica, entendimento tático e capacidade de evolução. A Prancheta do Gustavinho traz dois quintetos ideais das finais desta LDB 2023, além do time de defesa, melhor 6° homem e cestinha da competição!

1° TIME IDEAL

Tico (Pinheiros) – 15,4 ppj + 5,6 as + 2,2 br
Matheus Buiú (Paulistano) – 10,2 ppj + 4,6 reb + 1,8 as
Paulo Zu (Franca) – 14 ppj + 3,4 reb + 2,6 as
Yan Djalo (Pinheiros) – 16,2 ppj (15/35 de 3 pt) + 7,6 reb
Ruan (Paulistano) – 12 ppj + 9,4 reb + 1 to

2° TIME IDEAL 

Gabi Campos (Corinthians) – 20,6 ppj (20/50 de 3 pt) + 4 as
Vitor Silverio (São José) – 17,6 ppj + 6,2 reb + 1,4 br
Léo Cravero (Caxias do Sul) – 16,8 ppj + 5 reb + 1,6 br
Márcio (Franca) – 14,2 ppj + 8,4 reb + 1,2 to
Agapy (Pinheiros) – 10,8 ppj + 9,4 reb – 16,4 ef

TIME DE DEFESA – ASSINADO POR UMP

Matheus Buiú (Paulistano)
Yan Djalo (Pinheiros)
Jonathan (Corinthians)
Brunão (Paulistano)
Márcio (Franca)

MELHOR 6° HOMEM E CESTINHA 

Henrique Seixas (Paulistano) – 6° homem
– Raffael Mencarini – Cestinha

DNA de formador

A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty e Genius Sports.