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Retrospectiva 2022: Parcerias NBB

29-12-2022 | 07:54
Por Liga Nacional de Basquete

Na terceira matéria da série de retrospectivas de 2022, relembramos as parcerias e branded content produzidos para as plataformas e eventos da Liga Nacional de Basquete

Em mais uma matéria da série Retrospectiva 2022, agora é a vez de relembrarmos nossas parcerias de sucesso dentro das plataformas de comunicação e eventos da Liga Nacional. Vale lembrar que, anteriormente, também já passamos pelos eventos mais marcantes da temporada e competições realizadas ao longo do ano.

BRANDED CONTENT – NOVIDADES DA TEMPORADA 2022/2023

SPORTSBET.IO

No evento de lançamento da atual temporada 2022/23, a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou um acordo de patrocínio com o site de apostas Sportsbet.io para o Novo Basquete Brasil (NBB). O contrato foi assinado por três anos e já está valendo e, durante esse período, a parceria está levando novas experiências e entretenimento aos fãs de basquete, em especial na forma de jogos exclusivos em diversas plataformas digitais e conteúdo, principalmente educativo, sobre apostas em programas ao vivo e podcasts.

NBBET

O programa de palpites esportivos retornou para sua terceira temporada oferecendo o melhor conteúdo para quem quer se divertir com o mundo das apostas do Novo Basquete Brasil. Com novidades exclusivas para a temporada, o NBBet faz parte da programação dos jogos com atualização de odds em tempo real, pós-jogo com levantamento dos resultados, giro nos jogos da semana e, é claro, dicas e resenhas para os seus palpites no Sportsbet.io. Antes mesmo do início das partidas, o programa se inicia com um pré-jogo completo apresentando análises dos confrontos para os palpiteiros de plantão.

Sob o comando de Alexandre de Paiva (também conhecido com o Alê do canal de basquete “OG Ballers”), narração de Otávio Rodrigues e comentários de Gustavinho Lima tem o programa tem transmissão disponível no canal do Youtube do NBB!

 

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TERRITÓRIO NBB

O Sportsbet.io, em parceria com o NBB, também trouxe mais uma atração que mistura entretenimento e informação no mundo dos palpites esportivos! É o podcast “Território NBB”, que vai ao ar de segunda a sábado, sempre às 11h, nos principais agregadores de podcast e no site oficial da Liga Nacional de Basquete. A novidade trás dicas diárias sobre apostas antes e durante as rodadas do maior e mais importante torneio de basquete do país. O programa é comandado por Bruno Laurence, jornalista e comentarista dos jogos do NBB, que já está inserido há algum tempo no contexto dos palpites esportivos. O programa apresenta uma análise detalhada das partidas, trazendo odds específicas e possíveis destaques individuais nas rodadas, conteúdo que ajuda os fãs de basquete a realizarem seus palpites de forma mais assertiva na Sportsbet.io.

 

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ULTRA MASTER PLUG – UMP

A Liga Nacional de Basquete e a UMP (Ultra Master Plug), empresa que atua no segmento de equipamentos de proteção individual (EPI), celebraram a oficialização do contrato de apoiadora oficial do NBB na temporada 2022/2023.

A marca está presente em todas as plataformas digitais de comunicação do NBB, ampliando a frequência de seu impacto na comunidade do basquete. A associação da marca com o esporte é feita especificamente com os fundamentos de defesa. Ou seja, todas as ações defensivas que “protegem” os times de levarem cestas. Dentro desse contexto, a parceria mantém uma série de iniciativas referentes aos fundamentos de defesa como, por exemplo, toco e roubo de bola. Ao longo da temporada, a UMP apresentará jogadas incríveis de defesa.

Conteúdos assinados pela UMP

Pensando na influência e engajamento proveniente das redes sociais, a UMP assina o quadro mensal de “Top 10 Tocos” exibido nos canais do NBB, além de outros conteúdos cruciais para o desenvolvimento da temporada como o ranking oficial de estatísticas e o quadro semanal com a “Defesa da semana”. A marca também irá apresentar as premiações de melhores do ano nos fundamentos: rebotes, roubos de bolas, tocos, melhor defensor, equipe com melhor defesa e o quinteto de melhores defensores da temporada.

 

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BRANDED CONTENT – TEMPORADA 2021/2022

Em uma parceria as equipes de comunicação e Marketing da LNB, realizamos uma série de entregas comerciais
para patrocinadores do NBB nas plataformas proprietárias (site e mídias sociais):

PENALTY

A BOLA DO JOGO

• A LNB e a Penalty realizaram a 2° edição da campanha A BOLA DO JOGO. As 17 equipes do NBB foram convocadas para personalizarem a tradicional bola laranja, junto com um artista que representa cada um dos clubes do NBB.
• Durante um prazo estipulado, os fãs de basquete votaram em suas bolas favoritas para eleger a grande vencedora que seria responsável por dar o pontapé inicial no primeiro jogo da temporada 2021/22 do NBB.
• Os clubes aderiram fortemente a campanha, promovendo em suas páginas oficiais, dos artistas e atletas, fazendo com que os seus torcedores engajassem com a votação.
• Mais de 80 páginas compartilharam a ação.
• A primeira etapa de votação contou com 24.906 votos
• As semifinais obtiveram 20.244 votos
• A Final teve 24.706 votos e a bola da equipe do São Paulo foi a grande vencedora

Vale lembrar que esta ação continua sendo realizada, em uma nova edição, para a atual temporada 2022/2023. Clique aqui para saber mais.

 

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TORNEIO DE ENTERRADAS – PENALTY

A marca esportiva Penalty compôs o nome do Torneio de Enterradas na temporada 2022 do Jogo das Estrelas. A empresa parceira do NBB teve o naming rights do desafio pela primeira vez, tornando-se o Enterradas Penalty, realizado no dia 18 de março (sexta-feira).

CBC – COMITÊ BRASILEIRO DE CLUBES – QUINTETO CBC

Mensalmente, nossa equipe de comunicação postou o “Quinteto CBC”, seleção sub-22 com os destaques da temporada do NBB. A divulgação foi realizada por meio de postagens nas mídias sociais do NBB e foram divididas em três tipos de edição: Quinteto Mensal durante toda a temporada regular; uma edição com o quinteto que apresentou as maiores médias da temporada e uma última versão com o quinteto de maior destaque e evolução no NBB 2021/2022.

 

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Vale lembrar que esta ação continua sendo realizada na atual temporada 2022/2023. Clique aqui para saber mais.

SKY

No retorno da marca para o NBB, diversas ações foram criadas para dar destaque e visibilidade para a SKY. Dentre as principais ações, que possuem ligação com a equipe de comunicação, podemos ressaltar os seguintes resultados ao longo da temporada:

20 JOGOS PATROCINADOS PELA SKY + AÇÃO SOCIAL

• A definição de realizar os 20 jogos no ano de 2021 se deu para potencializar uma ação
social da SKY para doações de cestas básicas.
• Todas as partidas (transmitidas no Youtube do NBB) apresentaram um pacote gráfico
personalizado com a marca da SKY
• Para divulgar os jogos, foram realizadas 48 postagens que tiveram um alcance de 279 mil
fãs e conquistaram 18.909 mil interações
• As 20 transmissões alcançaram mais de 480 mil fãs de NBB

 

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SHOWTIME APRESENTADO POR SKY – PROGRAMA SEMANAL DO NBB

• A SKY viabilizou a criação do primeiro programa semanal (às segundas-feiras) do NBB,
trazendo análises, temas culturais, anúncios em primeira mão, sorteios exclusivos, causas
sociais e muita diversão.
• Com apresentadores renomados no meio do basquete – Marcel Pedroza e Gustavinho Lima
– contando com a participação de convidados especiais ao longo de toda a temporada
• Entre os convidados ilustres, tivemos a presença dos melhores jogadores do NBB, ex-jogadores
da NBA, treinadores e atletas brasileiros que estão obtendo muito sucesso no exterior.
• Outro diferencial do Showtime ficou por conta da realização de edições em locais
especiais que, consequentemente, aumentam o contato com o público, já que estávamos
fora do ambiente de estúdio. Estas ocasiões foram realizadas em ginásios de clubes do
NBB, NBA House e no espaço Streetopia.
• Ao longo da temporada o programa conquistou um crescimento de 34% na média de
visualizações únicas e alcançou mais de 1.8 milhão de fãs
• Entre as transmissões e conteúdos de vídeo do programa, tivemos mais de 600 mil visualizações.

 

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BUDWEISER

KING OF THE SEASON

Assim como na temporada passada, NBB e Bud trouxeram o conceito de “King” para premiar
os melhores desempenhos dos atletas na semana, mês e em ocasiões especiais. O anúncio
dos vencedores dos prêmios King foi realizado por meio das mídias sociais do NBB com
posts e vídeos. Aqui estão alguns números da ação ao longo da temporada:

• King of the week: 58 postagens com mais de 469 mil de alcance e 28 mil engajamentos
• King of the month: 12 postagens com mais de 52 mil de alcance e 3.1 mil interações.
• King of the game (Playoffs NBB): Mais de 631 mil impressões e 47 mil visualizações
• King of the Finals (Finais NBB): Foram mais de 168 mil impressões, alcançamos mais de
159 mil fãs, Tivemos mais de 7.4 mil visualizações

 

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JOGOS EXPERIÊNCIAS BUDWEISER

• Foram realizadas 10 partidas com transmissão patrocinada pela Budweiser no canal oficial
do NBB no Youtube. A iniciativa transmitiu jogos do segundo turno e das quartas.
• Fizemos mais de 21 postagens divulgando os jogos e alcançamos mais de 169 mil fãs com
as publicações
• As 10 transmissões atingiram o total de 152 mil espectadores únicos
• Foram mais de 892 mil impressões
• Além de um pacote gráfico 100% Budweiser, a LNB também transmitiu um show do
intervalo oferecido pela Budweiser na partida do Bauru x São Paulo pelas quartas de final.

 

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PRÉ E PÓS-JOGO DAS FINAIS – APRESENTADO POR BUDWEISER

• Pela quinta temporada seguida, as finais do NBB tiveram as “Lives” que antecederam os
jogos e também o pós-jogo entre Flamengo e Franca.
• As transmissões foram realizadas no Youtube oficial do NBB.
• O pré-jogo foi transmitido do estúdio preparado pela LNB e teve links ao vivo com
entrevistas das quadras.
• O pós-jogo foi feito na própria quadra. Ambientamos a transmissão com decoração
temática da Budweiser e trouxemos os atletas e comissão técnica da equipe vencedora
para falar com os fãs do NBB. Em todo pós-jogo divulgamos com exclusividade qual atleta
foi o King of the Game. Na partida final, entrevistamos o King of the Finals.
• Foram realizadas 54 postagens para divulgar os programas. Alcançando mais de 622 fãs e
conquistando um engajamento de mais de 37 mil interações
• Nos 4 programas apresentados pela Budweiser, tivemos mais de 62 mil espectadores únicos.

 

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PREMIAÇÃO DOS MELHORES DA TEMPORADA – APRESENTADO POR BUDWEISER

• A festa é um oferecimento da Budweiser e foi realizada no dia 14/06/22.
• O evento aconteceu no espaço do Cine Joia e teve a participação de mais de 250
convidados.
• O conteúdo da festa é sempre muito consumido pelos fãs de basquete que torcem e
comentam massivamente sobre os indicados e vencedores. Essa edição teve os seguintes
resultados digitais:
– Foram realizadas 128 postagens
– O conteúdo alcançou 1.322 milhão de fãs
– A Live da festa teve 7.500 espectadores únicos e 5.041 comentários. Um ponto de
destaque vai para a sessão do “tapete vermelho” realizada antes do início do evento
e que contou com momentos de descontração com os atletas e, até mesmo, anúncios
em primeira mão do mercado de “Vai e Vem do NBB”

 

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O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.