#JOGAJUNTO

ESG / Jogo das Estrelas / LNB

JDE Social

14-03-2024 | 02:35
Por Juvenal Dias

O primeiro dia dos atletas na semana do Jogo das Estrelas tem visita a dois projetos, um com parceira com a Paraty Energia e outro com a Prefeitura de SP

A quarta-feira (13/03) foi o primeiro dia que os atletas que participarão do Jogo das Estrelas tiveram atuação. Apesar de irem para quadras, dessa vez não foi para jogar, mas sim para incentivar novos talentos. A Liga Nacional de Basquete, em parceria com a Paraty Energia e com a Prefeitura de São Paulo, promoveu o encontro dos ídolos do esporte com crianças atendidas por projeto social ou que são atletas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Uma troca de experiências que emociona os dois lados.

Projeto Sociedade Nova Jardim Lapenna

Na primeira visita do dia, Corvalán, Gaskins, Rafael Rachel, Nesbitt, Adyel, Djalo e Jimmy foram na quadra aberta do Jardim Lapenna, Zona Leste de São Paulo, para conhecer um pouco sobre o projeto Sociedade Nova Jardim Lapenna e brincar com a garotada atendida pelo projeto. O programa atende a cerca de 200 crianças e adolescentes entre 6 a 17 anos, que estão mais acostumados com aulas de futebol, mas tiveram a experiência de viver o esporte da bola laranja. Como o propósito é o contato com os astros não tem concorrência entre modalidades, os esportes se unem por uma causa maior.

+ Garanta seu ingresso para os eventos do Jogo das Estrelas

Esta ação já é uma tradição que a Liga Nacional de Basquete tem a preocupação de executar em todos os locais nos quais o Jogo das Estrelas ocorre. Neste caso, especificamente, contou com o apoio da Paraty Energia. Os jogadores explicaram alguns fundamentos do esporte, conversaram com as crianças e até fizeram demonstração de enterradas na quadra local.

“Estamos com um dia super especial aqui na Comunidade Lapenna, oportunidade de trazer os jogadores do NBB CAIXA para servir de inspiração para essa molecada. Estamos muito felizes de apoiar esse projeto, a Paraty Energia tem uma visão de colocar um pouco de nossa capacidade de apoio para a Liga, de forma a ajudar com uma iniciativa tão importante. É uma forma de fomentar oportunidades para as crianças”, comentou André Ogliara, sócio fundador da Paraty Energia.

“O dia a dia aqui é corrido, damos aulas de segunda à sexta para as crianças de futebol, de manhã e de tarde. Ser professor em comunidade é ser um pouco pai também, muitas vezes eles têm problemas em casa e nós que ajudamos. Tentamos direcionar as crianças para diversas atividades aqui dentro. Nós sabemos que o futebol é o carro chefe, todos na comunidade querer ser um atleta profissional desse esporte, mas nosso intuito é tirar a criança da rua e formar um cidadão, independente se for jogador de futebol, agora de basquete também com essa visita, ou um advogado, por exemplo. As crianças seguindo para o caminho correto, nosso trabalho está sendo bem feito”, explicou o professor do projeto, Willian Braga.

Confira neste link as fotos da primeira visita.

Sobre o projeto

A Sociedade Nova Jardim Lapenna trabalha pela promoção e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, beneficiando diretamente esse público-alvo por meio de atividades educativas, culturais, esportivas e de assistência social.

Atividades:

  • Aulas de futebol para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos (de segunda a sexta, manhã e tarde. mais de 200 beneficiários)
  • Aulas de capoeira para adolescentes e adultos (terças e quintas, à noite.)
  • Aulas de escolar para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos (segundas, quartas e sextas, manhã e tarde)
  • Distribuição de leite (4 litros por família, segundas)
  • Entrega de cesta básica (última semana do mês)

Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP)

Depois do almoço, Verzola, Eugeniusz, Paulichi, Baralle, Chuzito, Fuzaro, Paranhos, Vezaro, além dos técnicos Léo Costa e Léo Figueiró foram para as quadras anexas do complexo do Ibirapuera, bem perto da quadra onde ocorrerão os eventos principais do Jogo das Estrelas. Nesta segunda ação, a experiência foi diferente porque a visita foi para o time feminino sub-13 do COTP, que é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo (SEME). O Centro Olímpico está utilizando essas quadras porque sua sede, próximo à estação AACD-Servidor do metrô, em Moema, está passando por reformas.

Lá, os jogadores e treinadores puderam treinar com as meninas, executaram fintas, passes, bandejas e simulações de situação de jogo. Ao final teve autógrafo nas camisas, tênis e capas de celulares, conversa para saber como é ser um atleta profissional e cantaram parabéns para a Thaís, a capitã do time do COTP, que fazia aniversário e ganhou a visita dos ídolos de presente.

“Estou fazendo aniversário hoje, mas não esperava receber de presente a visita dos jogadores profissionais. Fiquei muito feliz, porque são os melhores do Brasil, é tipo a NBA do país, fico sem palavras de tamanha felicidade. Vou levar comigo experiência de jogadores profissionais. Eles já passaram por tudo que eu estou passando, sabem o que estão falando, é muito valioso o conselho deles. Vou poder passar muito incentivo para o restante do time”, falou a tímida, mas emocionada Thaís, com seus 13 anos recém completados.

“O COTP é um projeto importantíssimo, querendo ou não o esporte muda a vida das pessoas, agrega muitos valores, é fundamental investimentos públicos assim para o crescimento do país. É muito bacana estar conhecendo de perto as jovens atletas, as professoras. A caminha para se tornar um atleta profissional é muito difícil, o tanto de experiência que adquirimos com o passar do tempo, se conseguirmos passar para elas que desejam chegar nesse patamar, já vai ajudar e estimular um pouco mais”, comentou o ala do Minas, Danilo Fuzaro, que comentou que morou bem perto, mas que não conhecia o Centro Olímpico.

Confira neste link as fotos da segunda visita.

Sobre o Centro Olímpico

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) é um órgão público da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de São Paulo voltado ao esporte de alto rendimento. Sua missão é promover o desenvolvimento de atletas e equipes competitivas nas categorias de base em busca do aperfeiçoamento técnico dos atletas, com apoio e suporte técnicos efetivos.

Na prática, isso se traduz no funcionamento nos moldes de um clube com foco em esportes olímpicos, tendo crianças e jovens de 5 a 18 anos participando das principais competições municipais, estaduais, nacionais e até internacionais de suas faixas etárias, sem nenhum custo para atletas ou seus pais. Vale lembrar que qualquer criança ou adolescente que estejam estudando pode ingressar nos quadros do Centro Olímpico, por meio das peneiras, dadas as características de cada modalidade.

Modalidades:

  • Atletismo
  • Basquete
  • Basquete 3×3
  • Boxe
  • Futebol
  • Ginástica Artística
  • Handebol
  • Judô
  • Levantamento de Peso (LPO)
  • Luta Olímpica
  • Natação
  • Vôlei
  • Vôlei de Praia

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.