#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ataque arrasador

17-12-2011 | 05:25
Por Liga Nacional de Basquete

Paulistano bate recorde de pontos na história do NBB e vence o Brasília, em casa, 120 a 93. Resultado coloca a equipe dentro do G4

Divulgação/LNB

A noite foi de recorde para o Paulistano/Unimed, na capital paulista. Ao fazer 120 a 93 pontos sobre o Uniceub/BRB/Brasília, o time de São Paulo quebrou a marca de maior pontuação em uma partida do NBB. A marca anterior pertencia justamente o time de Brasília que, no dia 23 de abril de 2010 havia vencido o Bauru, por 118 a 78, nos playoffs da temporada 2009/2010.

O pivô paraguaio Guillermo Araujo foi o grande nome da noite. Com 40 pontos e 7 rebotes, ele dominou o garrafão, carregou os pivôs adversários em faltas e foi fundamental para o desempenho ofensivo da equipe, que encerra 2011 na quarta colocação.

Do outro lado, o ala/armador Alex foi o cestinha com 28 pontos. Guilherme Giovannoni, que se lesionou no terceiro quarto e atuou apenas 17 minutos, veio logo atrás, com 17. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Desde os primeiros minutos, os ataques mostraram que iriam prevalecer sobre as defesas. No primeiro quarto, Araujo e Giovannoni puxaram a pontuação das equipes. Com 13 pontos cada, viram a primeira parcial acabar com o placar apontando 36 a 31.

As defesas deram sinal de melhora no segundo quarto e o aproveitamento das duas equipes começou a cair no segundo quarto. Araujo seguia dominante dentro da área pintada, e o Paulistano abriu sete pontos no intervalo, 56 a 49.

“Eu estava jogando bem nos treinos, mas estava sem confiança nos outros dois jogos. O Gustavo [De Conti, treinador] me chamou de lado e disse que no último jogo eu não fiz o que ele pediu e o que treinamos, que era só eu fazer isso que as coisas iam dar certo. Comecei o jogo forte, as bolas começaram a cair e a confiança voltou”, disse o pivô Araújo.

Depois os paulistas deslancharam. Apoiados na grande noite do pivô paraguaio, Betinho e Felipe também encontraram espaços para jogar e a pontuação foi aumentando rapidamente, assim como a vantagem do time da casa.

Já com uma grande diferença estabelecida, o técnico José Vidal, de Brasília, decidiu poupar alguns de seus titulares e aproveitou para dar tempo de quadra a alguns reservas. O Paulistano não deu folga e seguiu arrasador no ataque para chegar ao sétimo triunfo em nove partidas no NBB.

“Estou surpreso com essa marca, porque não é normal nossa equipe fazer tantos pontos. Mas hoje a estratégia era essa, de tentar ganhar no volume de jogo. A nossa chance era rodar bem a nossa equipe, aproveitando todos os nossos jogadores”, comentou o técnico Gustavo De Conti.

O treinador comemorou a vitória, mas antes mesmo das festas de final de ano já está com a cabeça em 2012. “Estamos muito felizes por entrar entre os quatro, mas temos que nos cuidar nesses dias que teremos de folga. Eu vou continuar fazendo meus estudos, analisando os vídeos… Estamos bem agora, mas ainda não ganhamos nada”, concluiu.

Limeira encerra série negativa

Após três derrotas consecutivas, o Winner/Limeira voltou a vencer no NBB ao superar a Liga Sorocabana, em casa, por 107 a 77. Os alas Biro e Jhonatan foram os principais destaques do Limeira, com 14 pontos cada um, mas o grande cestinha do jogo foi o armador do time de Sorocaba, o norte-americano Kenny Dawkins, com 32 pontos.

O time comandado pelo técnico Demétrius Ferraciú terminou o ano com quatro vitórias em nove jogos (44,4% de aproveitamento).

Confira os resultados da décima rodada do NBB:

17/12 (sábado)
Vivo/Franca 76 x 87 São José/Unimed/Vinac
Flamengo 103 x 41 Vila Velha/Garoto/BMG
Pinheiros/SKY 97 x 90 Minas
Paulistano/Unimed 120 x 93 Uniceub/BRB/Brasília
Unitri/Universo 83 x 76 Cia. Do Terno/Romaço/Joinville
Araraquara 81 x 92 Itabom/Bauru
Winner/Limeira 107 x 77 Liga Sorocabana