#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Atrás do hexa!

03-11-2016 | 05:06
Por Liga Nacional de Basquete

Pentacampeão do NBB CAIXA, Flamengo entra para temporada 2016/2017 com mudanças no elenco e expectativa de brigar pelo título novamente

Base mantida e algumas caras novas: este é o elenco do Flamengo para temporada 2016/2017 (João Pires/LNB)

Base mantida e algumas caras novas: este é o elenco do Flamengo para temporada 2016/2017 (João Pires/LNB)

Atual tetracampeão e maior vencedor da história da competição, com cinco títulos, o Flamengo não pode ser ter outra expectativa a não ser brigar por mais uma taça. Com novos nomes em seu elenco, o rubro-negro carioca abre a competição diante do Gocil/Bauru Basket, neste sábado (05/11), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão, com transmissão ao vivo da Band e do SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

O adversário, Bauru, é velho conhecido do rubro-negro carioca. Rivais nas duas últimas Finais do NBB CAIXA, as duas equipes abrirão a edição 2016/2017 assim como na temporada passada. Nas duas decisões, melhor para o Flamengo, que venceu a série da edição 2014/2015, por 2 a 0, e a passada, por 3 a 2. Já no confronto de abertura da temporada passada, que também ocorreu no Ginásio Panela de Pressão, os bauruenses levaram a melhor, por 77 a 73.

+Clique e confira a matéria sobre a expectativa do Bauru para o início no NBB CAIXA 2016/2017

No último NBB CAIXA, o Flamengo fez mais uma campanha notável. Líder da fase de classificação, com 23 vitórias e cinco derrotas, a equipe rubro-negra foi diretamente para as quartas de final. Nos playoffs, vitórias nas séries sobre Rio Claro (3 a 0), Mogi das Cruzes/Helbor (3 a 2) e, a já citada, contra o Bauru (3 a 2), nas Finais.

Após o fim da temporada, o clube da Gávea manteve peças importantes como o ala/armador Ronald Ramon, os alas Marcelinho e Marquinhos, os alas/pivôs Olivinha e Rafael Mineiro e o pivô JP Batista. Saíram da equipe os armadores Rafa Luz e Gegê, e o pivô Jerome Meyinsse. Em contraponto a equipe carioca contratou os armadores Ricardo Fischer, ex-Bauru, e Pedrinho Rava, ex-Macaé Basquete, e dois atletas ex-Pinheiros, o ala/armador Humberto e o ala/pivô Léo Bispo.

“A expectativa é de uma temporada dura, bastante competitiva, em que os adversários se reforçam tentando parar essa sequência de títulos do Flamengo e nós temos que seguir com nosso pensamento de sempre construir uma equipe melhor e mais vitoriosa e chegar na fase decisiva do campeonato como um dos postulantes ao título. Apesar de mais idade, continuo com apetite de um garoto”, disse o ala Marcelinho Machado.

Nesta temporada, o Flamengo se preparou para o NBB CAIXA através do torneio Super Four Rio-Nordeste, em que teve duas vitórias e uma derrota, e do Campeonato Carioca, em que a equipe rubro-negra decidirá o título diante do rival Vasco da Gama, apenas no dia 06 de dezembro, após realizar duas partidas da série decisiva, com uma vitória para cada lado.

Ricardo Fischer, do Flamengo, e Nezinho, do Vasco

Com Ricardo Fischer em seu elenco, Flamengo decide final do Carioca contra o Vasco; terceiro e último jogo da série ocorrerá apenas no dia 06 de dezembro (Gilvan de Souza/Flamengo)

Após o duelo contra o Bauru, o Flamengo terá outra partida complicada em seu início no NBB CAIXA 2016/2017. Dia 08 de novembro (terça-feira), o rubro-negro carioca encara o Magazine Luiza/Franca Basquete, no Ginásio Pedrocão, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

“As primeiras duas rodadas serão jogos bem difíceis. Bauru tem uma equipe muito forte, joga em casa, é difícil enfrentar eles lá. E Franca também. Sabemos que é um campeonato que se decide nos playoffs e poder decidir em casa é sempre melhor. Principalmente se tratando de Flamengo. Vamos tentar fazer nosso melhor e buscar essas vitórias fora de casa”, completou Marcelinho, presente em todos os títulos do rubro-negro.