#JOGAJUNTO

Champions Américas

O MaiorProjeto de 2019

21-12-2019 | 12:04
Por Liga Nacional de Basquete

Gestão inovadora, calendário completo e melhores equipes do continente: os detalhes do projeto de basquete do ano, a Basketball Champions League Americas

O ano de 2019 está chegando ao fim. Muita coisa boa aconteceu ao longo desses 12 meses no mundo da bola laranja, mas um projeto em especial se destacou como inovador: a criação da Basketball Champions League Americas.

A nova principal competição de basquete no continente americano chegou com tudo e com diversas novidades. A começar pelo período de jogos, que acontecem durante toda a temporada, além de contar com as principais equipes da América Latina e envolver as praças dos clubes participantes, tornando-se um produto atrativo.

O mais interessante é a forma de administração da competição, que não possui uma única entidade no comando: a FIBA Americas trabalha em sociedade com as Ligas Argentina, Brasileira e Mexicana.

“Esse projeto, nada mais é do mais importante campeonato das Américas, no qual está a parceria entre as Ligas e FIBA. É um projeto descentralizado, uma parceria entre as Ligas Nacionais da Argentina e Brasil e a FIBA e que envolve o staff das equipes operacionais das próprias Ligas. Pela primeira vez na história, a gestão está com todos. A FIBA confiou na competência e na história dessas duas ligas, que vem fazendo um trabalho constante para a melhoria do basquete no mundo”, avaliou Kouros Monadjemi, presidente da LNB.

O modelo de gestão da Champions League Américas se constitui em duas frentes estratégicas. A primeira é através do Board (Conselho), que contém os presidentes das duas ligas (Brasil e Argentina); os presidentes das confederações uruguaia e de Porto Rico; o secretário executivo da FIBA Américas, Carlos Alves; o consultor especial José Saez; e o presidente de honra, Horacio Muratore.

Além do Board, a operação da Champions conta com a participação efetiva de membros das ligas nacionais de Brasil e Argentina, que trabalham em conjunto com o staff da FIBA Américas. Paulo Bassul, diretor técnico do NBB, é responsável pelo desenvolvimento técnico da BCLA; Alvaro Cotta, diretor de marketing do NBB, comanda a operação comercial da competição; e Rodrigo Squetino, gerente de comunicação da Liga Argentina, tem a incumbência da área de comunicação da Champions.

“Participar diretamente da gestão de marketing da BCLA é uma grande oportunidade de alinhar estratégias comerciais das ligas nacionais em uma plataforma internacional, oferecendo ao mercado um produto mais abrangente e uma solução para as marcas interagirem com a comunidade do Basquete em toda a América Latina”, disse Alvaro Cotta.

“A mudança do formato de disputa foi um grande ganho para a competição. Não só pelo fato de que as equipes jogam sempre nos seus ginásios, mas também pela facilidade de adequar os calendários das competições nacionais de acordo com a Champions. Para as próximas edições, será possível melhorarmos o nível de exigência das equipes que vão disputar a competição e, com isso, ganhar muito em qualidade dentro e fora das quadras”, afirmou Paulo Bassul.

Outro grande avanço da Champions League está no modelo de premiação e distribuição de recursos da competição aos clubes participantes. Cada clube recebeu 15 mil dólares pela participação na primeira etapa. A mesma quantia será distribuída aos oito clubes que avançarem às quartas de final. Na sequência, os semifinalistas receberão 20 mil dólares cada um, até que campeão e vice terão uma premiação 100 mil e 40 mil dólares, respectivamente.

E por fim, o prêmio principal. O vencedor da Champions League de 2020 terá o direito de disputar a Copa Intercontinental, prevista para fevereiro de 2021, com a participação dos campeões das competições na Europa, Ásia, África e Oceania.

Os times brasileiros seguem vivos na disputa. Pelo Grupo A, o Mogi das Cruzes Basquete avançou para as quartas de final na segunda colocação, atrás apenas do San Lorenzo (ARG). No Grupo B, o Sesi Franca Basquete também se classificou em segundo lugar, enquanto no Grupo C, o Flamengo passou em primeiro, sem perder nenhum confronto.

Foram produzidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB) dois vídeos do quadro “NBB Extra-Quadra“, exclusivo do Facebook do NBB, sobre a Basketball Champions League Américas.

O primeiro mostrou bastidores a primeira partida da história da Champions, entre Mogi das Cruzes x San Lorenzo (ARG), sob os olhares do armador Alexey, da equipe mogiana. Confira:

O outro mostrou os bastidores da rotina do pivô Rafael Hettsheimeir, do Sesi Franca Basquete, em um dia de jogo da Champions no Pedrocão, contra o Quimsa (ARG). Confira o vídeo: