#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Basquete no Nordeste

03-07-2012 | 06:12
Por Liga Nacional de Basquete

Conselho de Administração da LNB aprova o pedido da equipe do Ceará para atuar na temporada 2012/2013 do NBB

A equipe jogará em Fortaleza no Ginásio Paulo Sarasate, para 8 mil pessoas (Divulgação)

O Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB) aprovou, nesta terça-feira, o pedido da equipe do Ceará para pleitear uma vaga na próxima edição do NBB. De forma unânime, os conselheiros confirmaram a solicitação de entrada do clube cearense, que chega com um projeto coeso e focado em levar o basquete de ponta para toda a região Nordeste do país.

Apesar de ter o pedido aceito, o time, que jogará na cidade de Fortaleza (CE), ainda deverá passar pelas avaliações técnicas, estruturais e financeiras, como todos os outros 19 clubes que tem a intenção de atuar na temporada 2012/2013 da competição. As equipes deverão apresentar a documentação exigida pela LNB até o dia 31 de julho e a entidade revelará quais serão os clubes participantes e tabela completa da próxima edição do NBB no dia 07 de agosto.

Para a LNB, a entrada desse novo clube agrega um grande valor ao campeonato, que passará a contar, pela primeira vez em sua história, com um time da região Nordeste.

“Foi apresentado à Liga todas as informações necessárias para sua aprovação. É uma equipe forte, que vem com um projeto bastante estruturado e ficamos muito felizes pela região Nordeste voltar a fazer parte do campeonato nacional. Isso é a prova de que o NBB está atingindo outras regiões do território nacional”, afirmou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

“Para a Liga, um projeto que vem forte, trabalhando nas comunidades e trabalhando na formação de atletas na região é muito importante. Sem contar na importância que uma equipe do Nordeste traz no desenvolvimento do basquete na região”, comentou o conselheiro e diretor técnico da LNB, João Fernando Rossi.

Segundo as informações passadas pelos representantes do clube cearense, Alberto Bial será o técnico da equipe e terá à disposição os armadores Davi Rossetto (ex-Pinheiros) e Matheus (ex-São José); os alas Rogério (ex-Limeira), Jimmy (ex-São José), André Goes e Schneider (ex-Joinville); e os pivôs Drudi (ex-Franca), Felipe e Adriano (ex-Paulistano).

O projeto do novo clube compreende a manutenção do elenco principal, a equipe sub-22, que visa a disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete, a divisão de base e núcleos sociais em escolas e quadras poliesportivas públicas, que serão acompanhados por monitores nas comunidades.

“Estamos muito felizes com essa notícia, pois estamos batalhando há um tempo para integrar essa região no cenário do basquete brasileiro”, afirmou Bial. “Nos últimos meses, fiz muitas palestras pelo Nordeste e senti que o Ceará, especificamente, está cheio de praticantes e apaixonados pelo basquete. Tenho certeza que esse time vai motivar toda a região do Nordeste”, completou.

O NBB 2012/2013 poderá contar com a participação de 20 clubes. A Liga possui, hoje, 17 clubes associados mais o Mogi e o Palmeiras, que conquistaram o direito de pleitear por uma vaga no campeonato via Super Copa Brasil, e o time do Ceará, que teve o pedido de inscrição aprovado pelo Conselho de Administração.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Alberto Bial será o técnico da equipe cearense (Inovafoto)