#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Lista Fechada!

11-04-2024 | 02:05
Por Juvenal Dias

Pela terceira vez na história do NBB CAIXA, o Botafogo avança para a fase de playoffs; com a 16ª colocação garantida, já sabe que enfrentará o Flamengo (1º) nas oitavas

Ufa! A classificação aos playoffs da temporada 2023/24 veio na última rodada para o Botafogo, ao vencer o Pinheiros, em casa, por 93 a 69. Com isso, o time da Estrela Solitária fecha a lista dos 16 classificados, mas ainda há definições por vir nos próximos dias. O que o Fogão já sabe é que terá o clássico carioca contra o Flamengo, dono da melhor campanha, nas oitavas de final. É o primeiro confronto definido e que vai agitar a Cidade Maravilhosa!

Foto: Thiago Silva / Botafogo de Futebol e Regatas

Após 36 partidas, o Botafogo fez o dever de casa no Ginásio Oscar Zelaya, diante do seu torcedor e conquistou a décima vitória no NBB CAIXA 2023/24. Dessa maneira, o Alvinegro terminou com 27,8% de aproveitamento e a 16º posição garantida, independentemente de outros resultados. A terceira vez que o Fogão se classifica aos playoffs da competição se deu com o alinhamento das derrotas de Cerrado Basquete e Caxias do Sul Basquete, os dois concorrentes à última vaga. O time não avançava ao mata-mata nas últimas quatro temporadas, uma delas não houve playoffs devido à covid-19.

O armador norte-americano Jamaal, um dos líderes da equipe, esteve com o Botafogo nas temporadas 2017/18 e 2018/19, as outras duas ocasiões em que o time se classificou. Na partida desta quarta-feira (10/04), atuou por 31 minutos, e encabeçou o número de assistências no time, com nove, além dos 17 pontos e 18 de eficiência. Ele falou sobre o que representa a classificação depois de alguns anos de ausência: “É algo muito grande. O pensamento não é só eu trabalhar aqui para mim, é um sentimento muito grande pelo clube, cheguei aqui em 2017 e desde então sou apaixonado por esse clube. Dar essa classificação é muito importante para os torcedores, nosso relacionamento com eles é muito intenso, eles merecem, nós merecemos pelo trabalho. Nós conseguimos crescer a cada dia e a cada jogo. Agradeço a Deus pela oportunidade, mas nós merecemos pelo trabalho que fizemos todos os dias”, afirmou Jamaal.

+ Confira a classificação do NBB CAIXA

O treinador botafoguense, Miguel Palmer ressaltou o quanto o time sofreu para obter a classificação. “Foi uma temporada muito difícil para nós, com muitas dificuldades realmente, estávamos sem disputar o NBB CAIXA nas últimas três temporadas. Quando saímos do zero, para algo tão grande quando é o NBB CAIXA, temos algumas dificuldades. Mas, nós fomos aprendendo com o tempo, recuperando a equipe dentro do campeonato, gabaritando o time, enfim, trabalhando muito para alcançar esse playoff. Nossa meta sempre foram os playoffs.”

Se houve uma grande dificuldade que o técnico se recorda? Miguel não fica se lamentando: “Foram tantas! Sequências de derrotas, problemas internos, são coisas que nesse momento não valem levantar. As derrotas que tivemos o jogo na mão, aqui em casa, contra o União Corinthians, perdemos por um ponto, perdemos para o Mogi e São José na prorrogação, isso mina um pouco a força da equipe. Mas conseguimos nos recuperar dentro do campeonato.”

Outro problema que Jamaal detectou foi a característica de ser um time muito novo: “É muito fácil falar qualquer coisa, mas é muito difícil fazer. Nosso crescimento era muito difícil no começo, mas o fizemos a cada dia e o que não faltou foi trabalho. Não era um objetivo fácil, mesmo com o peso da temporada, nós conseguimos.”

Curiosamente tanto Jamaal como o técnico Miguel têm uma relação de amor declarado com o Botafogo. Então, levar o Alvinegro aos playoffs teve um gosto muito especial: “Para mim, que sou botafoguense, significa tudo. O Botafogo é garra, é sofrimento, é disposição, é no último segundo, até o estouro do relógio! Vamos lá!”, exaltou o treinador.

“Significou muito, como eu falei, o relacionamento que tenho com este clube, eu realmente amo os torcedores que vem aqui, para mim já viraram minha família. Eu sou Fogão e conseguir dar esse presente para os torcedores é algo enorme”, comemorou o armador que completou sua centésima partida com a camisa do Botafogo na história do NBB CAIXA.

Outras definições

Além da rodada definir todos os classificados para os playoffs do NBB CAIXA, há algumas colocações que determinados times já sabem que permanecerão independentemente dos próximos resultados: Flamengo (1º), Sesi Franca (2º), Minas (3º), Paulistano (7º), São Paulo (11º), Pato Basquete (12º), Pinheiros (13º) e Botafogo (16º) não terão suas posições alteradas até o fim da temporada regular.

No chaveamento em que o 1º enfrenta o 16º, o 2º encara o 15º e assim por diante, Flamengo e Botafogo vão medir forças nas oitavas de final, fase decidida na melhor de três partidas, com a primeira na casa do time de pior campanha, a segunda no ginásio da equipe com melhor colocação e a terceira, havendo necessidade de desempate, também na casa do melhor colocado. Ainda haverá a divulgação do chaveamento completo, com dias, horários e locais dos jogos.

Metade dos classificados ainda lutam por melhores colocações e até para serem mandantes: R10 Score Vasco da Gama, Bauru Basket, UNIFACISA, Fortaleza Basquete Cearense/CFO, Corinthians, Coop/São José Basketball, União Corinthians e Mogi Basquete.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.